Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Mercado

Abralimp aposta na capacitação e prepara a maior Higiexpo da história

Para a entidade, treinamento e capacitação são instrumentos para transformar o mercado da limpeza profissional                 

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), que representa e defende os interesses do setor, prevê um ano agitado com a Higiexpo 2024.

Os projetos e trabalhos em curso na Abralimp serão conduzidos a partir deste ano por Nathalia Tiemi Ueno, que acaba de assumir a presidência da entidade.

Com efeito, ela começa com a tarefa de preparar junto com a equipe da Abralimp a Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina.

Desafios e expectativas com a Higiexpo

Nathalia Tiemi Ueno

A feira já tem um espaço de mais de 7 mil m2 vendido e a expectativa de superar 20 mil visitantes.

“Teremos o Higicon na feira e muitas novidades. Estamos com mais de 100 expositores e é nítido o quanto eles aumentaram o tamanho de seus estandes para receber mais visitantes e de forma confortável”, conta Nathalia.

Entre os desafios para 2024, Nathalia terá a missão de mostrar a força do associativismo como meio para promover o setor, principalmente entre os pequenos empreendedores.

Apesar disso, a primeira mulher na presidência da entidade defende metas ambiciosas.

Em resumo, aumentar os investimentos em treinamento e dobrar a realização das edições regionais do Higicon.

Conectar o mercado

Sem dúvida, a Abralimp contabiliza importantes conquistas nos últimos anos.

Por certo, uma delas foi a intensificação da capacitação do mercado, com a criação da UniAbralimp.

Denise Cruz

Ademais, teve a presença da entidade em diferentes regiões do país para levar informação de qualidade aos empresários e profissionais do setor.

Segundo Denise Cruz, diretora-executiva da Abralimp, a entidade busca fazer a conexão entre os profissionais do setor, promovendo encontros e eventos que propiciam a troca de conhecimento e a realização de negócios.

Nesse sentido, acompanha todas as inovações e tecnologias que chegam ao mercado da limpeza profissional e procura antecipar as tendências para orientar seus associados, informa Denise.

Por exemplo, temas como inteligência artificial e ESG são constantes entre as palestras e debates promovidos.

“Tudo isso é parte da nossa missão, que é integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional”, enfatiza Denise.

Poder da informação

Ao fazer um balanço de 2023, Ricardo Nogueira, que presidiu a entidade na gestão 2022/2023, destacou o volume de informação gerado pela Abralimp.

Ricardo Nogueira

Certamente, os conteúdos levaram a novos caminhos e ampliaram o conhecimento dos profissionais da área.

“Atuamos em um setor que é discriminado, porém com muitas oportunidades de carreira, com exemplos que começaram na base e hoje são grandes empreendedores”, enfatizou Nogueira ao defender o poder da capacitação para o desenvolvimento dos profissionais.

Aliás, por falar em capacitação, no final de 2023, foi anunciada a criação do Cecaf (Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação).

Trata-se do fruto da união entre a Abralimp e duas entidades sindicais (Seac-SP e Siemaco-SP).

A saber, a parceria permitiu estruturar um dos maiores centros de formação para o setor na América Latina, segundo Nogueira.

“É um projeto que nasceu com apoio do empresariado do setor para gerar oportunidades de cursos gratuitos. Só conseguimos melhorar o mercado aprimorando e qualificando a sua mão de obra”, expressa.

Unir forças para capacitar

Sacha Haim

Sacha Haim, vice-presidente administrativo financeiro da Abralimp na gestão anterior e atual vice-presidente executivo, também defende a necessidade de unir forças para melhorar o mercado da limpeza por meio da capacitação.

“É fundamental promover melhorias para o dia a dia do profissional da limpeza para que tenha maior produtividade e ao mesmo tempo atue com segurança e conforto”, diz.

Haim lembrou a relevância do Higicon regional, que em 2023 realizou duas edições (uma no Nordeste e outra na região Sudeste).

“Conseguir espalhar eventos desse nível pelo Brasil é uma forma de ampliar as possibilidades para levar o que há de novo em termos de processos, produtos e equipamentos por todo o país”, ressaltou.

Caminhar com o empresariado

A Abralimp mantém cinco câmaras setoriais que objetivam estimular debates e ações pontuais para impulsionar o setor.

Novos diretores iniciam os trabalhos em 2024.

São eles: Thiago Kuin (Distribuidores de Máquinas, Equipamentos, Descartáveis e Produtos), Luciana Silveira Lucio (Prestadores de Serviços), Fabio Prado (Fabricantes e Importadores de Máquinas), Fernanda Cristina Cerri (Fabricantes de Químicos) e Matheus Cremasco Bertipaglia (Fabricantes de Equipamentos, Dosadores e Acessórios).

Primeiramente, os dirigentes das câmaras defendem a importância de atuar em conjunto para beneficiar toda a cadeia.

Em suma, eles avisam que trabalharão em prol da capacitação e para aumentar a produtividade.

Tudo isso, sempre alinhados com a inovação e a sustentabilidade.

Os feitos de 2023

Enfim, vale registrar que, em 2023, além das realizações já mencionadas, a Abralimp promoveu diferentes ações tanto para impulsionar o desenvolvimento do mercado como no âmbito social.

Entre elas estão:

– Apoio aos desabrigados pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo, em março, quando os associados doaram produtos de higiene pessoal e de limpeza, arrecadando e enviando alimentos para as famílias.

– Apoio e participação no McDia Feliz, com voluntários membros da Abralimp que participaram de ação social coletando doações.

– Promoção de evento exclusivo com o tema PCD (pessoa com deficiência), com a participação de profissionais e advogados especialistas para falar sobre como o segmento deve lidar com a questão, os avanços e a importância de promover a inclusão.

– O primeiro Programa de Mentorias para Mulheres e o Encontro de Mulheres como instrumentos para desenvolver, motivar e preparar as mulheres para lideranças e desafios do setor.

E muita informação

– O Higicast se consolidou como importante veículo de comunicação, com diversificação de pautas.

Seu formato atende demandas de empresários e de quem atua no operacional ou mesmo está ingressando na área.

Foram produzidos 29 episódios, com destaque para:

– O que esperar da economia brasileira – EP. #29 

– Troquei minha bicicleta por uma empresa de limpeza! –EP. #31 

– Todo vendedor deveria ver isso! Venda mais e venda melhor!: – EP. #32 

– A Abralimp esteve no evento de 100 anos da ISSA, para conferir de perto as novidades e tendências. E trazer para os seus associados as informações que contribuem para desenvolver o mercado.

– A revista Higiplus diversificou os temas, alcançou mais leitores e registrou aumento nos acessos.

– E a UniAbralimp se consolidou como importante centro de treinamentos, oferecendo novos cursos nas modalidades presencial, online e EaD.

Todos os esforços visam exclusivamente maior suporte para os associados.

Além disso, objetivam desenvolver os profissionais do mercado, evidenciando o papel da associação.

Então, não espere mais um ano.

Afinal, a Higiexpo está aí para o leitor conhecer, participar e explorar todas as oportunidades que a Abralimp oferece aos associados.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação Abralimp