Abralimp aposta na capacitação e prepara a maior Higiexpo da história

Para a entidade, treinamento e capacitação são instrumentos para transformar o mercado da limpeza profissional                 

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), que representa e defende os interesses do setor, prevê um ano agitado com a Higiexpo 2024.

Os projetos e trabalhos em curso na Abralimp serão conduzidos a partir deste ano por Nathalia Tiemi Ueno, que acaba de assumir a presidência da entidade.

Com efeito, ela começa com a tarefa de preparar junto com a equipe da Abralimp a Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina.

Desafios e expectativas com a Higiexpo

Nathalia Tiemi Ueno

A feira já tem um espaço de mais de 7 mil m2 vendido e a expectativa de superar 20 mil visitantes.

“Teremos o Higicon na feira e muitas novidades. Estamos com mais de 100 expositores e é nítido o quanto eles aumentaram o tamanho de seus estandes para receber mais visitantes e de forma confortável”, conta Nathalia.

Entre os desafios para 2024, Nathalia terá a missão de mostrar a força do associativismo como meio para promover o setor, principalmente entre os pequenos empreendedores.

Apesar disso, a primeira mulher na presidência da entidade defende metas ambiciosas.

Em resumo, aumentar os investimentos em treinamento e dobrar a realização das edições regionais do Higicon.

Conectar o mercado

Sem dúvida, a Abralimp contabiliza importantes conquistas nos últimos anos.

Por certo, uma delas foi a intensificação da capacitação do mercado, com a criação da UniAbralimp.

Denise Cruz

Ademais, teve a presença da entidade em diferentes regiões do país para levar informação de qualidade aos empresários e profissionais do setor.

Segundo Denise Cruz, diretora-executiva da Abralimp, a entidade busca fazer a conexão entre os profissionais do setor, promovendo encontros e eventos que propiciam a troca de conhecimento e a realização de negócios.

Nesse sentido, acompanha todas as inovações e tecnologias que chegam ao mercado da limpeza profissional e procura antecipar as tendências para orientar seus associados, informa Denise.

Por exemplo, temas como inteligência artificial e ESG são constantes entre as palestras e debates promovidos.

“Tudo isso é parte da nossa missão, que é integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional”, enfatiza Denise.

Poder da informação

Ao fazer um balanço de 2023, Ricardo Nogueira, que presidiu a entidade na gestão 2022/2023, destacou o volume de informação gerado pela Abralimp.

Ricardo Nogueira

Certamente, os conteúdos levaram a novos caminhos e ampliaram o conhecimento dos profissionais da área.

“Atuamos em um setor que é discriminado, porém com muitas oportunidades de carreira, com exemplos que começaram na base e hoje são grandes empreendedores”, enfatizou Nogueira ao defender o poder da capacitação para o desenvolvimento dos profissionais.

Aliás, por falar em capacitação, no final de 2023, foi anunciada a criação do Cecaf (Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação).

Trata-se do fruto da união entre a Abralimp e duas entidades sindicais (Seac-SP e Siemaco-SP).

A saber, a parceria permitiu estruturar um dos maiores centros de formação para o setor na América Latina, segundo Nogueira.

“É um projeto que nasceu com apoio do empresariado do setor para gerar oportunidades de cursos gratuitos. Só conseguimos melhorar o mercado aprimorando e qualificando a sua mão de obra”, expressa.

Unir forças para capacitar

Sacha Haim

Sacha Haim, vice-presidente administrativo financeiro da Abralimp na gestão anterior e atual vice-presidente executivo, também defende a necessidade de unir forças para melhorar o mercado da limpeza por meio da capacitação.

“É fundamental promover melhorias para o dia a dia do profissional da limpeza para que tenha maior produtividade e ao mesmo tempo atue com segurança e conforto”, diz.

Haim lembrou a relevância do Higicon regional, que em 2023 realizou duas edições (uma no Nordeste e outra na região Sudeste).

“Conseguir espalhar eventos desse nível pelo Brasil é uma forma de ampliar as possibilidades para levar o que há de novo em termos de processos, produtos e equipamentos por todo o país”, ressaltou.

Caminhar com o empresariado

A Abralimp mantém cinco câmaras setoriais que objetivam estimular debates e ações pontuais para impulsionar o setor.

Novos diretores iniciam os trabalhos em 2024.

São eles: Thiago Kuin (Distribuidores de Máquinas, Equipamentos, Descartáveis e Produtos), Luciana Silveira Lucio (Prestadores de Serviços), Fabio Prado (Fabricantes e Importadores de Máquinas), Fernanda Cristina Cerri (Fabricantes de Químicos) e Matheus Cremasco Bertipaglia (Fabricantes de Equipamentos, Dosadores e Acessórios).

Primeiramente, os dirigentes das câmaras defendem a importância de atuar em conjunto para beneficiar toda a cadeia.

Em suma, eles avisam que trabalharão em prol da capacitação e para aumentar a produtividade.

Tudo isso, sempre alinhados com a inovação e a sustentabilidade.

Os feitos de 2023

Enfim, vale registrar que, em 2023, além das realizações já mencionadas, a Abralimp promoveu diferentes ações tanto para impulsionar o desenvolvimento do mercado como no âmbito social.

Entre elas estão:

– Apoio aos desabrigados pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo, em março, quando os associados doaram produtos de higiene pessoal e de limpeza, arrecadando e enviando alimentos para as famílias.

– Apoio e participação no McDia Feliz, com voluntários membros da Abralimp que participaram de ação social coletando doações.

– Promoção de evento exclusivo com o tema PCD (pessoa com deficiência), com a participação de profissionais e advogados especialistas para falar sobre como o segmento deve lidar com a questão, os avanços e a importância de promover a inclusão.

– O primeiro Programa de Mentorias para Mulheres e o Encontro de Mulheres como instrumentos para desenvolver, motivar e preparar as mulheres para lideranças e desafios do setor.

E muita informação

– O Higicast se consolidou como importante veículo de comunicação, com diversificação de pautas.

Seu formato atende demandas de empresários e de quem atua no operacional ou mesmo está ingressando na área.

Foram produzidos 29 episódios, com destaque para:

– O que esperar da economia brasileira – EP. #29 

– Troquei minha bicicleta por uma empresa de limpeza! –EP. #31 

– Todo vendedor deveria ver isso! Venda mais e venda melhor!: – EP. #32 

– A Abralimp esteve no evento de 100 anos da ISSA, para conferir de perto as novidades e tendências. E trazer para os seus associados as informações que contribuem para desenvolver o mercado.

– A revista Higiplus diversificou os temas, alcançou mais leitores e registrou aumento nos acessos.

– E a UniAbralimp se consolidou como importante centro de treinamentos, oferecendo novos cursos nas modalidades presencial, online e EaD.

Todos os esforços visam exclusivamente maior suporte para os associados.

Além disso, objetivam desenvolver os profissionais do mercado, evidenciando o papel da associação.

Então, não espere mais um ano.

Afinal, a Higiexpo está aí para o leitor conhecer, participar e explorar todas as oportunidades que a Abralimp oferece aos associados.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação Abralimp