Entidades de limpeza, asseio e conservação inauguram o Cecaf, maior centro de treinamento para o setor

Espaço terá cursos gratuitos e é resultado da união de forças para desenvolver os profissionais do setor                                               

Os profissionais que atuam na limpeza profissional acabam de ganhar um novo espaço para capacitação.

Abralimp, Seac-SP e Siemaco-SP inauguraram nesta sexta-feira, 1/12, o maior centro de formação para preparar e profissionalizar o mercado da limpeza profissional.

O Cecaf – Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação, é fruto da união de duas entidades sindicais e associação do setor.

Ademais, chega em um momento em que a sociedade assimila o valor e ganha consciência sobre a importância da limpeza para a saúde e bem-estar das pessoas.

A iniciativa do Cecaf tem o objetivo de incrementar a execução de atividades, qualificação e habilidades dos trabalhadores no âmbito do asseio e conservação, assim como garantir o reconhecimento da certificação profissional, tão requerida no mercado de trabalho.

Sem dúvida, o desenvolvimento profissional sempre foi algo almejado pelas três entidades mantenedoras do projeto, que mantêm cursos e treinamentos voltados para trabalhadores do setor.

São Paulo ganha Centro de Treinamento para profissionais da limpeza, asseio e conservação

Unindo forças

Agora, juntas, elas unem esforços para ofertar aos trabalhadores cursos gratuitos em mais de 60 treinamentos, voltados para operações, gestão e certificações, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e preparatório para o Enem.

“A ideia é unificar e potencializar a formação de profissionais para o mercado, entregando mão de obra qualificada por meio dos cursos”, destaca Ricardo Nogueira, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Nogueira enfatiza a importância de os profissionais contarem com oportunidades para ampliar seus conhecimentos e ter crescimento profissional.

André Santos Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco-SP), diz que o foco é investir em qualificação, mas também dar mais perspectiva para quem busca mudar de vida.

“Todos os alunos terão o apoio necessário para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Tudo o que desenvolvemos é para fazer jus à confiança que as nossas categorias depositam no nosso trabalho. E entregar uma estrutura como o Cecaf faz parte do compromisso do Siemaco-SP”, ponderou André.

Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Seac-SP), diz que o novo espaço também fortalece as empresas ao levar profissionais mais qualificados ao mercado.

“Mão de obra qualificada, apoiada pelo sindicato patronal e laboral, com o único objetivo de fazer nosso setor crescer com qualidade e profissionalismo. O Cecaf veio para somar e mostrar que com diálogo conseguimos melhorar o asseio para todas as partes envolvidas”, avaliou.

Ricardo, André, Rui e Nathalia Ueno: Cecaf chega para ampliar possibilidades para capacitação e formação de profissionais da limpeza

Oferecer o melhor para os alunos

Moacyr Pereira, que preside a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (Conascon), enalteceu a união das entidades em prol dos trabalhadores.

“Investimos pesado para que nossas categorias tenham todo o conforto e qualidade de ensino que merecem. Parabéns a todas as pessoas envolvidas nesta nova etapa que iniciamos”, disse.

O Cecaf fica no bairro dos Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo, e conta com uma estrutura moderna, de 1.000m², dividida em dois andares.

O novo espaço de educação terá aulas teóricas e práticas, com equipamentos, máquinas, produtos e toda tecnologia necessária para o aprendizado.

E contará com salas específicas para as aulas que demandam manuseio de materiais e equipamentos.

Para tanto, contou com a doação de máquinas, equipamentos e produtos por parte das empresas associadas à Abralimp, que continuarão a contribuir para o sucesso do Cecaf.

A lista das empresas que participaram com as doações é formada por Alfa Tennant, Amade, Becker, Bralimpia, Certec, Grupo GS, Indeba, Maxtex, Nilfisk, NTI, Renko e Tufann.

Caminho para mudanças

Para o vereador Fabio Riva, que participou do evento de inauguração, é grande o desafio de dar oportunidade para aqueles que não têm.

“A capacitação é um caminho para que oportunidades aconteçam”, enfatizou ao lembrar que a profissionalização contribui para a manutenção de empregos e para toda a economia.

O vereador ressaltou que São Paulo é uma locomotiva em todos os segmentos e a qualificação é essencial para um mercado cada vez mais exigente e que incorpora novas tecnologias a todo momento.

“Quem ganha é toda uma família, por meio do crescimento profissional que permite atender necessidades e sonhos”, afirmou o vereador.

Ricardo Nogueira e Nathalia Ueno, da Abralimp, comemoram lançamento do Cecaf

Informar e capacitar os profissionais para atuar em um mercado que se inova permanentemente é a missão da Abralimp.

A entidade comemora a chegada do Cecaf, que inicia suas atividades em janeiro de 2024.

Sem dúvida, uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento e o crescimento de cada profissional.

E as empresas que desejarem contribuir com as doações para o Cecaf podem contatar coordenacao@uniabralimp.org.br.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação