Abralimp promove o Encontro de Mulheres

Evento foi realizado na sede da entidade em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres                                         

No mês das mulheres, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) organizou um encontro especial para comemorar e refletir sobre as oportunidades e conquistas das mulheres no mercado de trabalho e na vida pessoal.

Denise Cruz, diretora executiva da Abralimp, destacou a importância do evento como um lugar para fomentar networking e celebrar a força das mulheres do setor.

Denise Cruz

O Encontro de Mulheres foi realizado na tarde de 21/03, na sede da Abralimp, e teve a participação do Grupo Mulheres em Facility Management e Workplace.

Foram promovidas palestras com Renata Arrepia, que atua como coach profissional há quinze anos, e Fátima Sousa, CEO da FS Educa.

“Proporcionar este encontro foi uma satisfação. Tivemos as participações da Renata Arrepia e da Fátima Sousa, que são profissionais incríveis e inspiraram quem esteve presente no evento”, ressaltou Denise.

Renata Arrepia, em sua apresentação, enfatizou o quanto as mulheres podem crescer em diversos setores e aspectos e que, para tanto, só precisam conhecer a força que têm e entender como se apropriar de suas características mais fortes para que elas ajam em seu favor.

“A maioria das mulheres não aprendeu a se colocar como o ser especial que é”, pontuou Renata.

Brigar pelos direitos

Segundo Renata, apesar de viver numa sociedade machista, não se deve deixar que isso influencie e barre o crescimento.

E acrescentou: “em termos de liderança, não existem muitas diferenças entre a masculina e feminina na entrega dos trabalhos”.

Porém, não é possível deixar de registrar que há maior concentração de homens nos cargos de gestão.

“Chamo a atenção para o quanto a gente permite que isso aconteça”, provocou Renata ao defender que é preciso brigar pelos direitos.

Essência feminina

Renata Arrepia em palestra durante o Encontro de Mulheres

Para Renata, é importante conhecer o diferencial da essência de cada uma, bem como entender que conexão e amor é o que move o mundo e não as diferenças.

“Todos buscamos significância, que é ser visto e reconhecido pelas pessoas. Muitas vezes desistimos das conexões porque apanhamos todos os dias ou em função da nossa comunicação, que é falha”, disse Renata ao lembrar ainda que é preciso “entender que temos nosso lugar no universo e não é para ser infeliz”.

Para o sucesso, Renata diz que o primeiro passo é fazer o que ama, do contrário, o gasto de energia será maior e os resultados serão baixos.

Também ressaltou a força do saber ouvir. “O poder da conversa está em quem ouve; ouvir dá poder, porque direciona para o que quer.”

Nesse ponto, promoveu uma dinâmica com o público do evento para mostrar como as ideias e pensamentos trabalham quando se está na posição de escuta.

A força da união

Fátima Sousa: “Seja uma mulher que levanta outras mulheres”

Se saber ouvir tem seu valor, e entender o poder da união também pode ser transformador, segundo Fátima Sousa.

Com o tema “Seja uma mulher que levanta outras mulheres”, Fátima defendeu em sua palestra a necessidade de as mulheres se unirem e terem uma posição de ajudar umas às outras.

“Acredito na sororidade. As mulheres ficam mais fortes quando se unem”, afirmou Fátima ao enfatizar que é preciso acabar com a divisão entre as mulheres.

Para ela, é fundamental aprender a não julgar, pedir ajuda e se conectar com outras mulheres diante da necessidade de colaboração.

Também destacou a importância de mudar o mindset, principalmente em relação à ideia de que mulher não ajuda mulher.

Abrir-se a oportunidades

Em relação às experiências e conquistas, reforçou que oportunidades existem para todos, mas, muitas vezes, elas passam sem que as pessoas prestem atenção.

Ao falar sobre o Grupo Mulheres de Facilities, do qual faz parte e que traz em sua proposta a promoção da troca de experiências e entendimento para as dificuldades das mulheres da área de Facilities, Fátima ressaltou a fortaleza que a união permite construir.

Hoje, o grupo conta com mais de mil mulheres, compartilhando ensinamentos, informações e dando mais visibilidade e empoderamento às mulheres no mercado brasileiro.

Embora a área de facilities tenha predominância de lideranças masculinas, Fátima diz que pelo posicionamento é factível ocupar espaços nesse campo.

Decidir pela ação

Rosângela Dobre Manteigas, presidente do Grupo Mulheres de Facilities, comemorou a diversidade de mulheres que esteve representada no encontro promovido pela Abralimp.

Rosângela Dobre Manteigas

“Tivemos aqui executivas, líderes e profissionais de diferentes áreas em verdadeira troca de experiências, para mostrar como fazer”, destacou Rosângela ao reforçar o quanto significou para cada uma refletir sobre as situações reais compartilhadas pelas palestrantes.

Para Rosângela, o Dia Internacional da Mulher contribui para torná-las visíveis, porém mais relevante é ter a visão de como uma pode colaborar com a outra.

“Não adiantam bandeiras, é preciso fazer, realizar”, enfatizou.

Mentorias para mulheres

Durante o Encontro de Mulheres, a UniAbralimp apresentou uma novidade para as participantes: o programa de mentorias para mulheres na limpeza profissional.

O programa tem entre seus propósitos a equidade de gênero, aumentando a participação das mulheres no mercado e nas posições de liderança.

De acordo com Ana Claudia Marigliani Chelucci, coordenadora de cursos da UniAbralimp, o objetivo é oferecer caminhos para transferir conhecimento e experiência para as mulheres.

Ana Claudia Marigliani Chelucci

Ana apresentou os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação feminina entre os 270 membros associados à Abralimp.

Os números mostram que 33% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres.

Desse total, 20% das mulheres representam a sua empresa na Abralimp e 9% ocupam cargos voluntários na direção da entidade.

As mentorias pretendem a valorização do profissional da limpeza.

Segundo as palestrantes, ter uma mentoria é um caminho seguro para obter maior crescimento profissional e em menor espaço de tempo.

Para quem deseja saber sobre como o programa de mentoria pode transformar sua carreira e vida, vale procurar a UniAbralimp.

Espaço aberto

A revista Higiplus separou alguns depoimentos de mulheres que participaram do encontro na Abralimp.

Veja aqui os insights das convidadas:

Luciana Silveira Lúcio, gerente-geral
“Achei as palestras muito interessantes, porque falaram mais sobre o empoderamento da mulher e sobre como podem se posicionar melhor e ajudar outras mulheres a terem a mesma atitude.”

Edilaine Nascimento Pfefer, executiva de contas
“O evento foi sensacional. Importante este espaço que a Abralimp liberou para comemorar o nosso mês, com palestras que motivam e auxiliam para receber informações e que nos lembram a importância do acesso a elas no nosso dia a dia, que é tão corrido.”

Ivanete Borges, responsável administrativa
“Pude me identificar muito com o que foi apresentado nas palestras e, apesar das dificuldades, hoje me sinto realizada profissionalmente, justamente porque amo o que faço.”

Creusa Santana dos Santos, técnica de segurança do trabalho
“O evento foi muito importante para mim e eu me emocionei com as dinâmicas, que falaram sobre o contato com o próximo e de como devemos motivar e ajudar outras mulheres.”

Valdete Silva, coordenadora de infraestrutura
“Participar deste encontro de mulheres foi muito gratificante, porque abriu o leque e deu oportunidade de ouvir outras mulheres, ter troca de conhecimentos e experiências, agregando muito para a profissão e para a vida com família e amigos. Esta tarde foi ótima ao trazer para minha vida toda essa experiência compartilhada.”

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação