MITOS & VERDADES: como limpar mármore e granito da forma certa?

Veja quais cuidados o mármore e o granito precisam para manter sua integridade                                                                                                        

Mármore e granito são pedras naturais muito utilizadas na arquitetura e design de interiores devido à sua durabilidade e beleza.

Muitas outras pedras foram surgindo no mercado ao longo do tempo, mas não alcançaram a fama das duas favoritas.

Apesar de serem amplamente conhecidas, ainda existem muitas dúvidas sobre a limpeza apropriada para as pedras e o que pode causar dano a elas.

A revista Higiplus foi em busca de saber o que é mito e verdade sobre a limpeza e os cuidados do mármore e granito. Confira!

Mármore e granito mancham com facilidade

Em parte, é verdade. O mármore mancha com mais facilidade que o granito.

Isso ocorre porque o mármore é mais sensível a ataques químicos do que o granito.

Existem três tipos de mancha neste caso:

  • Por infiltração, quando algum líquido infiltra na porosidade do revestimento;
  • Por ataque químico, quando algum líquido corrosivo altera a textura do revestimento;
  • E por aderência, ou seja, algo que está colado na superfície que precisa ser dissolvido com algum produto.

Um exemplo prático é caso a pedra esteja no chão de um apartamento e um cachorro urinar ali.

A única forma de não causar a mancha é uma limpeza rápida e eficaz, pois se demorar muito tempo, o risco de ficar a marca é praticamente certeiro.

O mármore, como é composto de carbonato de cálcio, é um material que não aguenta ácidos. Ele “queima”, perde o brilho, independente se ele é novo ou velho, desgastado ou não. Por isso, há uma série de cuidados que precisam ser tomados.

Já para o granito, como ele é composto de minerais, acaba sendo mais duro e resistente.

Entretanto, há tipos de granitos que são muito absorventes, como o cinza andorinha, que reage da mesma forma que o mármore.

As pedras são frágeis

Não necessariamente.

O granito é uma pedra forte, geralmente escolhido para ambientes comerciais, shopping centers, escritórios e até mesmo cozinhas, em grande parte por sua resistência à abrasão e resistência química, pois ele demora para ser desgastado.

Num aspecto geral, ele também consegue resistir a ataques químicos.

Já o mármore é um material mais poroso e também corre o risco de se desgastar por abrasão de forma mais rápida.

Contudo, com a limpeza adequada feita com frequência, o mármore consegue longa durabilidade.

É bom enfatizar que o ideal seria evitar colocar uma bancada de mármore em cozinhas residenciais ou industriais, pois até um simples suco de limão derramado causa um estrago na pedra.

Mármore e granito arranham fácil

Não necessariamente.

O mármore tende a se desgastar por atrito com mais facilidade, o que faz com que ele perca seu brilho.

Em geral, para manter um piso de superfície polida brilhante, é necessário deixá-lo livre de poeira.

Se o ambiente for muito empoeirado, o mármore pode sofrer atrito, já que a poeira age como um abrasivo, como se fosse uma lixa.

Utilizar detergente neutro é o suficiente para manutenção

Em uma manutenção diária, sim.

Muitas pessoas acreditam que passar um pano úmido basta, mas isso não é verdade, já que essa forma não remove sujeiras.

O uso do detergente neutro é uma boa ideia para manter o mármore e o granito livre de sujidades mais simples.

Uma outra opção com mais poder de limpeza seria o uso de um produto neutro levemente alcalino, que tenha uma boa composição química, pois assim trará mais benefícios na hora de desinfetar o espaço que tenha as pedras.

Para não causar danos às pedras, não se pode usar produtos ácidos.

Um alerta importante é que numa ocasião em que tenha acúmulo de cimento sobre o mármore, é preciso redobrar os cuidados, uma vez que o removedor de cimento danifica a pedra.

Já em sujidades de terra, a recomendação seria utilizar um limpador com base ácida. Porém, como isso queimaria as pedras, uma boa substituição seria um flotador de base alcalina para fazer a remoção.

O flotador é um aliado para ter alta eficiência na hora da higienização. Ele faz uma limpeza profunda em superfícies fixas, com uma fórmula que desloca partículas de sujeira, o que torna a remoção mais fácil.

Assim, não é preciso tanto esforço para limpar, o que traz agilidade para quem o utiliza.

Pode usar impermeabilizante no mármore e no granito

Verdade!

Existem produtos impermeabilizantes que protegem as pedras contra os ataques químicos e infiltração de líquidos, especialmente óleo, que pode manchar esses materiais.

Além disso, há produtos para pisos que aumentam sua resistência à abrasão.

Ao falar de impermeabilização para mármore e granito, é importante que o produto tenha a capacidade de penetrar nas porosidades do material.

Isso é conhecido como efeito guarda-chuva. O produto bloqueia as porosidades internas, evitando a umidade externa e a impossibilitando de penetrar na pedra, mas permitindo que a pedra respire de dentro para fora.

No caso do granito, o poder do impermeabilizante também se deve ao tipo de acabamento e texturas, como apicoado, planeado, levigado ou patinado, o que influencia sua resistência.

Além disso, alguns impermeabilizantes protegem contra infiltração e também realçam a cor do material, sem formar uma película.

Para materiais brutos e porosos, como granito, é recomendado aplicar duas demãos, permitindo que a primeira demão penetre completamente antes de aplicar a segunda, para um fechamento completo da impermeabilização.

O brilho das pedras ocorre com o uso de produto

Mito!

O brilho visto em pedras como mármore e granito não é resultado de uma cera, mas sim de um brilho natural obtido através da lapidação. Porém, é claro, existem produtos que ajudam a realçar o brilho.

O processo envolve o uso de lixas de diferentes granulometrias, começando com lixas grossas e progredindo para lixas cada vez mais finas, até que a pedra atinja um polimento que reflete completamente a luz.

O processo é semelhante ao de lapidação de pedras preciosas.

Outro aspecto sobre o brilho do mármore e do granito é que quando há manchas por corrosão, não se utiliza apenas produtos químicos para retirá-la, mas sim um processo de recolhimento que imita o processo de lapidação que foi feito inicialmente na rocha.

Isso significa que é necessário aplicar técnicas específicas no local onde a pedra está instalada para restaurar seu brilho natural.

Pode utilizar água sanitária nas pedras

Mito!

Tanto para o mármore como o granito, não é indicado.

É importante destacar que a água sanitária pode conter percentuais altos de cloro, tornando sua utilização questionável para limpeza de pedras.

Atualmente, existem opções mais seguras e eficazes no mercado para limpar o granito, seja ele novo ou antigo.

Produtos simples podem proporcionar resultados satisfatórios sem recorrer a produtos agressivos.

A recomendação seria usar produtos alcalinos ou à base de peróxido, que tem propriedades desinfetantes.

Pia de granito e mármore causa mau cheiro

Mito!

Na verdade, o mau cheiro não vem do granito ou mármore, mas sim resultado de certas condições.

Em casos de pedras já deterioradas, que apresentam aberturas devido à degradação, há a possibilidade de acúmulo de fungos e bactérias.

No entanto, isso é mais comum em pias de mármore devido à sua maior suscetibilidade a ataques químicos.

É importante observar sinais visíveis de deterioração na pedra, como manchas ou aparência desgastada, que podem indicar a fonte do mau cheiro.

Uma limpeza adequada geralmente resolve o problema, mas uma preocupação recorrente é a falta de vedação nas cubas das pias.

Outro aspecto que pode afetar o odor da pia vem do projeto da marmoraria ou do arquiteto responsável pelo design, em que é crucial garantir a presença de saídas e acessos para uma limpeza eficaz e evitar o acúmulo de sujeira.

O processo de escoamento da água e a disposição dos elementos na pia devem ser considerados para facilitar a limpeza e prevenir o mau cheiro.

Quer saber de outros mitos e verdades relacionados à limpeza profissional? Veja mais reportagens na revista Higiplus.

Fonte: Abralimp, com a colaboração de Rodrigo Hensel Barone, da PisoClean, Cristina Magalhães, da Bellinzoni e Sérgio Fernandes Spini, da Start Química.

Foto: Freepik