MITOS & VERDADES: Veja como usar o cloro na limpeza sem errar na dose

Pensou em limpeza e desinfecção, o cloro surge como aliado para a tarefa. Mas é indicado para tudo?                                                             

O cloro é bastante associado à limpeza, seja de roupas ou superfícies.

Por outro lado, são conhecidos os cuidados para seu uso a fim de evitar manchas e até problemas para a saúde de quem manipula.

Mas ele pode ser usado puro na limpeza? Ou somente como um componente na formulação de outro produto? É o mesmo que água sanitária?

São muitas as perguntas sobre esse produto frequentemente utilizado como desinfetante e agente de limpeza em ambientes industriais e profissionais.

A revista Higiplus foi em busca de saber o que é mito e verdade sobre o cloro. Confira!

Usar cloro puro é o mais indicado para a limpeza

Mito!

O cloro puro é um elemento químico que, sob condições normais, é um gás diatômico (formado por dois elementos diferentes).

Seu uso é diverso, inclusive com ação bactericida e alvejante. Porém, o que é indicado para a limpeza e higiene são produtos químicos formulados com algum composto de cloro.

Nesse sentido, compostos liberadores de cloro (ou compostos à base de cloro) são termos usados para descrever as substâncias que contêm cloro e são usadas como desinfetantes e alvejantes.

Por exemplo, a água sanitária é uma solução diluída de cloro em água, geralmente contendo uma porcentagem de cloro ativo que, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), varia em torno de 2,0% a 2,5%.

Normalmente, é usada em desinfecção e alvejamento, e costuma ser recomendada para uso doméstico, por ser mais fácil de manusear e dosar corretamente.

Portanto, o cloro puro não é recomendado para a limpeza, ou seja, altamente concentrado, danifica várias superfícies.

O uso do cloro oferece riscos para quem manipula

Verdade!

O cloro é um elemento tóxico, com cheiro forte e irritante aos olhos e ao sistema respiratório.

Desse modo, as soluções que liberam cloro, como desinfetantes e alvejantes líquidos ou em pó, podem queimar a pele e causar danos aos olhos, principalmente quando em formas concentradas.

Todavia, o risco é controlado na utilização dos produtos de limpeza formulados a partir de compostos de cloro, desde que seguidas as orientações do fabricante presentes nos rótulos e nas Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ).

Além disso, é importante utilizar os EPI’s (equipamentos de proteção individual) recomendados pelos fabricantes.

Cloro causa problemas respiratórios

Verdade!

Inalar vapores de cloro afeta as vias respiratórias e desencadeia sintomas como tosse, falta de ar e irritação na garganta.

Em casos mais graves, quando há a exposição prolongada a concentrações elevadas de cloro, pode ocasionar danos aos pulmões.

Cloro é explosivo

Mito!

A mistura do cloro com outros produtos é que se torna explosiva.

Ele sozinho não é inflamável, mas pode reagir de forma explosiva ao ser misturado a muitas substâncias comuns. Daí a importância de evitar as misturas na limpeza.

De modo geral, a reação do cloro com outros compostos presentes no ambiente pode levar à formação de subprodutos tóxicos ou substâncias perigosas.

Como exemplo, a mistura de cloro ou água sanitária com detergentes ou desinfetantes à base de quaternário de amônio pode resultar na formação de gases tóxicos.

O cloro é um elemento versátil para a limpeza

Verdade!

Os produtos à base de compostos de cloro são bem versáteis e citados principalmente por sua capacidade de matar bactérias, vírus e fungos.

Por essa ação, é listado como um elemento essencial em qualquer sistema de saúde pela Organização Mundial de Saúde.

Industrialmente, os alvejantes à base de cloro são usados até mesmo para o branqueamento de polpa de madeira e papel.

Por fim, tem elevado desempenho na emulsão de sujidades, principalmente gorduras, quando associado a tensoativos de limpeza. É o caso dos detergentes clorados, bastante utilizados em ambientes de preparação de alimentos.

Produtos à base de cloro danificam algumas superfícies

Verdade!

Tecidos delicados, materiais corrosíveis, metais e alguns tipos de plástico são superfícies sensíveis ao cloro.

Desse modo, vale evitar as soluções de cloro ​​em superfícies propensas à ferrugem, pois podem corroer metais como ferro, aço e cobre.

Madeira pintada e outras superfícies pintadas ou envernizadas, bem como eletrônicos (telas de celulares e tablets) devem fugir do cloro.

A recomendação é testar o produto em uma pequena área e não utilizar se houver amarelamento ou descoloração da superfície.

Cloro é eficiente para a desinfecção

Depende do modo de uso.

As soluções de cloro são amplamente utilizadas como desinfetantes e antissépticas pela sua eficácia contra uma ampla gama de vírus.

No entanto, é importante observar os tempos de contato da solução clorada que variam de 2 a 10 minutos, dependendo do microrganismo e da concentração da substância.

Todavia, as soluções de cloro e outros desinfetantes são inativadas pela presença de matéria orgânica (sangue, materiais proteicos, sujeiras), íons de metais pesados, baixa temperatura ou irradiação ultravioleta.

Diante de tudo isso, vale ressaltar a importância de seguir as recomendações de segurança para o manuseio, bem como para armazenar e descartar produtos que contenham cloro.

Todas as informações estão nos rótulos dos produtos, em conformidade com as determinações da Anvisa.

Esse conteúdo foi elaborado com a colaboração de Thiago Lacerda Sátiro, gerente de Mercado da tQuímica, e Sergio Merlo, gerente de Marketing e Vendas da Sevengel.

Quer saber sobre outros mitos e verdades relacionados à limpeza profissional?

Siga a revista Higiplus.

Fonte: Abralimp

Foto: Freepik