CURIOSIDADES DA LIMPEZA: Quais são os locais com mais germes e bactérias?

Veja onde os números de bactérias batem recorde e como evitar problemas                                                                                                 

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da higiene, principalmente depois de passar por uma crise sanitária de dimensões nunca vistas antes, é importante saber onde os germes e bactérias se escondem.

Os microrganismos estão sempre presentes em residências, escritórios, restaurantes e escolas, entre outros.

Por mais que cada local tenha uma rotina de limpeza e as pessoas que convivem ali tenham boa higiene, nunca será possível eliminar 100% de germes e bactérias que estarão presentes no local.

Confira quais são os locais campeões na hora de acumular germes e bactérias, e o que pode ser feito para evitar uma maior carga bacteriana neles.

Cozinha

A cozinha é um dos locais com maior acúmulo de bactérias, sejam as industriais, as de restaurantes ou mesmo as de escritórios corporativos.

O ambiente possui uma combinação de umidade, calor e substratos que é perfeito para a proliferação dos microrganismos.

Um grande exemplo dessa combinação mencionada é visto em esponjas para lavar louça. Com restos de comida, sujeiras e gordura, as esponjas criam o substrato que as bactérias vão utilizar para se multiplicar.

Somado ao fato de que dificilmente elas secam por completo e são guardadas em locais fechados em temperatura ambiente, tudo colabora para que as bactérias se espalhem.

Restaurantes e refeitórios

Em quaisquer serviços de alimentação, é preciso ter um critério ainda mais severo, visto que a comida será consumida por um grande volume de pessoas diariamente.

As atividades vinculadas ao setor de alimentos demandam diversas regras e exigências, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução nº 216/2004, a qual aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Dessa forma, é de extrema importância que as empresas estejam cientes e adotem as diretrizes da Anvisa, as quais estipulam procedimentos de higienização para as atividades envolvidas no manuseio e preparo de alimentos.

Vale ressaltar que a higienização vai além da simples limpeza de equipamentos e superfícies para a remoção de sujidades.

Envolve também a desinfecção, com o objetivo de realmente eliminar microrganismos presentes nas áreas limpas, especialmente em locais com acúmulo de óleos e gorduras.

Bancadas, tábuas, utensílios e quaisquer equipamentos utilizados na cozinha podem acumular esses germes e bactérias. E em algum momento calhar delas serem patogênicas, ou seja, que carregam o potencial de desencadear uma variedade de infecções e doenças em seus hospedeiros.

Banheiros

Os banheiros sempre são locais muito contaminados, especialmente os públicos, em locais como escolas, escritórios, shoppings, etc, onde há uma grande quantidade de pessoas.

É possível encontrar bactérias patológicas em grandes quantidades, principalmente bactérias intestinais. Aqui o cuidado é redobrado.

Na mesma linha de pias de cozinha, a pia do banheiro tem muita água e substrato (no caso, de restos de gordura da pele e sujeira das mãos), além da temperatura ambiente.

Uma tampa da privada é o item campeão de quantidade bactérias. Na hora de dar descarga, se feito sem abaixar a tampa, os respingos de água podem infectar todos os objetos próximos e causar uma disseminação intensa para o local.

Além disso, é ideal também esvaziar e retirar as sujidades das caixas de água acopladas aos sanitários, para a limpeza ser completa.

Com a utilização correta de produtos químicos, vale dar uma atenção maior para rejuntes e áreas de difícil acesso na hora da limpeza, para evitar proliferação de microrganismos patológicos, pois é onde há mais chance de encontrá-los.

A utilização de desinfetantes de amplo espectro é recomendada, tendo cuidado especial na diluição e aplicação desses elementos para que tenham a eficácia necessária.

Em geral, as pessoas já têm o costume de tomar mais cuidado na hora de utilizar um banheiro público. Então, a chance de sofrer uma infecção é menor – mas não impossível. Por isso, não se pode deixar os cuidados de lado.

Uma limpeza profissional é a melhor ferramenta para sujeiras incrustadas e gorduras de banheiros e vestiários, principalmente com o uso de produtos que eliminam os germes e que possuem a capacidade de neutralizar maus odores no ambiente.

Os banheiros devem ser higienizados pelo menos duas vezes ao dia, no chão, bancadas, pias e equipamentos. A frequência ideal é determinada de acordo com a utilização do ambiente.

Bebedouros

Locais como escolas, parques, ginásios, academias possuem o grande desafio de manter a manutenção dos seus bebedouros em dia.

É um dos locais com maior proliferação de bactérias se não houver a manutenção adequada, com a necessidade de checar o filtro. A higienização adequada exige uma limpeza profunda por dentro do mecanismo.

Se há uma higienização constante, as bactérias e germes têm menos condições de proliferar ali.

Para uma higienização adequada no dia a dia, uma recomendação feita por químicos é a de preparar uma solução de água com água sanitária, na proporção de uma colher de sopa do produto para cada litro de água e aplicá-la em todo o interior do bebedouro e aguardar cerca de 10 minutos.

Em seguida, esvaziar o bebedouro pelas torneiras, encher o reservatório novamente e esvaziá-lo uma última vez. Na parte externa, basta aplicar detergente com um pano ou esponja, sem necessidade de utilizar produtos corrosivos ou ferramentas pontiagudas.

Escritórios

Outro lugar que está repleto de bactérias e germes são os escritórios.

Em ambientes corporativos, bebedouros e filtros de água precisam da manutenção com a frequência indicada pelo fabricante, de forma que nenhum dos colaboradores desenvolvam problemas.

Já o ar condicionado precisa estar com a manutenção em dia. Alguns dutos de água dentro do aparelho podem conter Legionella pneumophyla, que pode causar infecções nos colaboradores das empresas.

A bactéria causa legionelose, uma doença que lembra uma gripe inicialmente, porém pode evoluir para casos graves.

Além disso, quando há patologias vindas de fora (como um colaborador que vá trabalhar presencialmente com gripe), um espirro ou uma tosse pode se propagar se o ar condicionado não passar por revisões com frequência.

Eletrônicos como tablets, celulares e teclados de computadores e laptops podem carregar uma carga bacteriana altíssima e precisam de atenção especial na desinfecção. A recomendação para limpeza é de álcool etílico 99,6%, um dos únicos adequados para esse fim, já que evapora rápido.

Sabia que o fogo era usado para higienização? Veja essa e mais curiosidades sobre limpeza na Revista Higiplus!

Quer sugerir uma pauta sobre limpeza? Fale com a Revista Higiplus: comunicacao@abralimp.org.br.

Fonte: Abralimp, feito com a colaboração de Bruno Brunetti, microbiologista e consultor em microbiologia industrial e aplicada, Herrison Fontana, microbiologista doutorando em Farmácia pela Universidade de São Paulo e Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves, da MBA Química.

Foto: Freepik