CURIOSIDADES DA LIMPEZA: Sabia que as primeiras máquinas de lavar roupas surgiram há séculos?

Se tem um equipamento com vários inventores e em diferentes momentos da história, esse é a máquina de lavar roupas          

Elas estão presentes em muitos lares, economizam tempo e executam sua função totalmente programada pela tecnologia. São as máquinas de lavar roupas.

De modo bem diferente de como estão hoje no mercado, elas existem há séculos e, lá no passado, seu uso era predominantemente comercial.

A atividade de lavar roupas consta de registros históricos.

A lavanderia era como um ritual comunitário, em lugares próximos a rios e nascentes d’água.

Para auxiliar na limpeza utilizava-se sabão à base de gordura animal e cinzas.

Com o passar do tempo, as roupas começaram a ser fervidas em panelas grandes ou caldeirão, colocadas em uma tábua plana e batidas para limpar.

Dessa maneira, ainda tinha a etapa de deixar no sol para clarear.

Do improviso em navios

Entre os relatos dos primórdios das máquinas de lavar, nas viagens em navios os tripulantes inventaram uma maneira original de lavar, amarrando as roupas sujas em uma corda com nós e atirando na água. Isso agitava os tecidos e removia a sujeira mais facilmente.

Talvez a batida e o princípio de agitar para limpar inspiraram os diversos inventores que trabalharam para que esse tão popular equipamento existisse. Sim, muitos inventores.

Saiba que essa engenhoca credita sua “descoberta” ou “invenção” a muitas pessoas, em diferentes momentos da história.

Contudo, existe uma grande discussão sobre os direitos da patente nas fases de aprimoramento.

Quem é quem na invenção

Em artigo publicado pelo site Antique Washing Machine Museum, Lee Maxwell, engenheiro e responsável pelo site do museu, conta que apenas uma pequena parte da história do desenvolvimento das máquinas de lavar roupa foi documentada e ainda repleta de imprecisões.

Em resumo, ele argumenta que até mesmo uma inversão de números foi a razão de creditar erroneamente a invenção das máquinas elétricas a Fisher, em 1910, pois alega a existência de desenhos para registros de patentes em data anterior: 1901.

Mas voltando séculos, bem antes da “briga” pela patente da máquina elétrica, de acordo com o World Atlas, o alemão Jacob Christian Schaffer inventou em 1767 o modelo considerado a primeira máquina de lavar.

Trinta anos depois, sua estrutura de madeira, numa espécie de tábua de esfregar, que funcionava mecanicamente, passou a ser comercializada.

A extensa lista de patentes

A primeira patente classificada como máquina de lavar data de 1691, na Inglaterra.

Contudo, a máquina com tambor teve a primeira patente emitida por Henry Sidgier, em 1782.

E nos primeiros anos da década de 1790, Edward Beetham comercializou e vendeu na Inglaterra máquinas patenteadas.

Por sua vez, o modelo aprimorado com tambor giratório é atribuído a James King.

Assim, em 1851, nos Estados Unidos, ele recebeu a patente para a primeira máquina de lavar roupa nessa configuração.

A peça era acionada manualmente, ou seja, para lavar era necessário girar a manivela. E o funcionamento muitas vezes empregava mulas para mover o tambor.

Todavia, em rápida evolução, em 1858, surge mais uma patente para revolucionar as lavanderias. O equipamento de Hamilton Smith, criado em 1851, contava com um mecanismo giratório, sendo a primeira máquina de lavar na configuração rotativa.

Sua composição era formada por uma tina cilíndrica de madeira, pás giratórias e manivela para operar manualmente. Tudo isso proporcionou a distribuição uniforme da água e do detergente para o processo de limpeza.

Até chegar nos lares

Importante dizer que, até então, as máquinas tinham o uso em ambientes comerciais, pois seu tamanho e modo de operação não eram compatíveis com o uso doméstico.

Aliás, só em 1874, William Blackstone desenvolveu o aparato considerado a primeira máquina de lavar roupa doméstica.

Desse modo, com origem em um presente criado para a esposa, a peça ganhou espaço nos Estados Unidos e foi a primeira máquina com produção em massa.

O salto seguinte veio com as máquinas elétricas, que entraram no mercado no início do século 20.

As divergências em relação a quem atribuir a primeira patente não permitem afirmar ao certo se o real inventor foi Alva J. Fisher ou as empresas Hurley Machine Company e Nineteen Hundred Washing Machine Company.

De qualquer forma, a máquina Thor se tornou pioneira na produção em massa de máquinas com motor elétrico.

Apresentava uma cuba galvanizada movida a motor elétrico. Tambores de metal substituíram os de madeira. Os movimentos eram em dois sentidos, com torneira para drenar a água suja e rolos que comprimiam a roupa para retirar o excesso de água.

Inovações que não param

A partir daí, o mundo acompanha todas as inovações e tecnologias agregadas para melhorar o desempenho dessas máquinas.

Sem dúvida, com diferentes tamanhos e capacidades, atendem tanto o uso em residências como em lavanderias comerciais, com potência e eficiência.

Quer saber outras histórias sobre a limpeza e seus instrumentos?

Acompanhe a revista Higiplus.

E participe com sugestões de temas.

Fale com a equipe da Higiplus: comunicacao@abralimp.org.br.

Fonte: Abralimp

Fotos: Depositphotos