CURIOSIDADES DA LIMPEZA: Do tempo em que limpar tapete contava só com o batedor

Acessório foi um dos primeiros instrumentos da limpeza, usado para tirar poeira e limpar tapetes                                                     

Remover a poeira e sujidades dos pisos (dentro das casas e nas ruas) é um desafio que atravessa séculos.

Mas, se limpar o piso já era complexo, muito mais retirar a sujeira de tapetes.

No passado, o acessório disponível era o batedor de tapetes. Uma espécie de sarrafo de madeira usado com fortes golpes contra o tapete para dissipar as sujidades.

Já foram produzidos com madeira, arame, metal, plástico ou vime.

Contudo, a poeira saia do tapete ao encontro de quem fazia o serviço. E, claro, logo voltava do ar para o tapete.

Mesmo assim, o utensílio se popularizou no século 19, quando a produção em massa dos tapetes tornou possível que muitas casas o adquirissem.

Muito além de decorativos, os tapetes eram usados para aquecer, esconder pisos estragados pela lavagem ou mesmo a terra batida no chão interno de muitas casas.

Instrumento demandava força para o uso

Sem dúvida, a sujidade presente no tapete era bem pesada.

O que tornava o uso do batedor nada simples.

Todavia, o tapete precisava ir para o ar livre para receber as pancadas.

Em países com frio intenso, era inviável levar o tapete para bater no quintal.

Portanto, nas casas sem quintal, as janelas eram usadas para pendurar o tapete para receber as batidas.

No livro “A história da limpeza profissional no Brasil”, escrito pelos pesquisadores Marlene Suano e João Manoel S. Bezerra de Meneses, sob coordenação de Salvator Licco Haim, tem-se que os processos de limpezas surgiram em razão das necessidades domésticas de cada região.

Por exemplo, no caso europeu, a fuligem da queima de carvão para o aquecimento dos lares demandava capacho para a entrada das casas, profissionais para limpar as chaminés e os batedores de tapetes.

Limpeza e seus muitos inventos

Os pesquisadores relatam que no início do século 20 surgiram as varredeiras com rodinhas e escovas giratórias e se tornaram populares: eram as feiticeiras ou vassouras mágicas.

Certamente, a busca por meios de aspirar o pó – e fazer com que ele não retornasse para o lugar de origem – fez surgir diferentes inventos.

Desse modo, em 1860 o mundo da limpeza conheceu a primeira solução para evitar que a poeira do tapete fosse espalhada de um lugar para o outro.

em suma, tratava-se de uma varredeira acoplada a uma câmara de água para segurar o pó e as sujidades.

A partir daí, muitas engenhocas foram patenteadas até chegar ao modelo do aspirador de pó com sucção.

Agregando inovações

Na época, o aspirador de pó ganhou tanta visibilidade “que se tornou um dos eletrodomésticos mais anunciados entre os presentes de Natal”, relatam Suano e Meneses no referido livro.

Entretanto, se hoje o mercado da limpeza profissional conta com robôs aspiradores de pó, é preciso lembrar que seus utensílios passaram por constante evolução.

E muito mais vem por aí!

Você pode conferir na matéria sobre inteligência artificial: https://revistahigiplus.abralimp.org.br/iot-chega-com-tudo-ao-mercado-da-limpeza-profissional/

Para saber mais sobre as transformações na limpeza, leia o livro “A história da limpeza profissional no Brasil”, vendido pela UniAbralimp.

E quem desejar contribuir com esta coluna, basta enviar fatos e curiosidades para a equipe da Abralimp: comunicacao@abralimp.org.br.

Fonte: Abralimp

Fotos: Dreamstime / Freepik