Como ter sucesso na liderança de equipes? A solução está ao seu alcance

Veja o que dizem especialistas sobre liderança humanizada e engajamento                                                                                      

Liderar equipes é um grande desafio para as empresas.

Na atualidade, muito se fala e trabalha para ter uma liderança situacional e humanizada, informa Luiz Carlos Gonçalves, Mestre em Administração de Empresas, coordenador e professor na Universidade Cidade de São Paulo e instrutor da UniAbralimp.

Ele explica que a liderança situacional é aquela voltada para encontrar a melhor solução para cada novo desafio que se apresenta, independentemente do cenário, enquanto a humanizada considera e conta com o elemento humano na busca da melhor solução.

Portanto, é preciso equilibrar a busca por resultados positivos com o olhar humanizado para o colaborador.

“Não existe uma receita de bolo para a liderança eficiente. Trabalhamos com pessoas e cada ser é um universo. São diferentes perfis, sofrimentos, contextos sociais e limitações”, pontua Fernanda Bueno Giovannetti, gerente de contratos do Grupo GPS.

Liderança é enxergar muito além do profissional

Segundo Fernanda, o líder precisa ter o objetivo de fazer com que as pessoas prosperem. 

Desse modo, cabe ao gestor exercer a liderança de forma humanizada, considerando o indivíduo como um todo, em seus erros, acertos, defeitos, qualidades etc.

“É importante perceber que somos pessoas gerindo pessoas e trabalhando para pessoas, ou seja, o elemento humano como um todo não pode ser desconsiderado”, analisa Gonçalves.

Luiz Carlos Gonçalves, Mestre em Administração de Empresas e instrutor da UniAbralimp

Ele considera que a partir do momento em que o líder consegue a conexão com a pessoa e não com o funcionário, se inicia o processo de aquisição de confiança, que permite ao gestor demonstrar ao seu colaborador a importância do trabalho que ele realiza e a sua responsabilidade pelos resultados desejados.

“Assim vem o engajamento e, consequentemente, melhores resultados”, pondera.

Empresas e trabalhadores atendidos

Todavia, as lideranças devem buscar estratégias e métodos capazes de conciliar as necessidades da empresa com as expectativas dos colaboradores.

Tais recursos devem priorizar a motivação e a gestão voltada para o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores.

Fernanda diz que o líder é um espelho e, portanto, o que fala gera efeitos na equipe.

Sua experiência mostra que bons resultados com a equipe são alcançados por meio de uma comunicação efetiva e aberta, feita de maneira inteligente e persuasiva.

Além disso, os líderes devem promover a interação, troca de experiências, reuniões e treinamentos.

Gonçalves destaca que a aproximação e o diálogo são importantes, assim como trocar a bronca pela reorientação.

Entenda as melhores técnicas para ter uma liderança de sucesso

Antes de tudo, respeito

Elogiar em público quando merecido, reorientar em particular, demonstrar empatia e conhecimento das tarefas, se interessar pelo desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, e não ser egoísta e autoritário são ações que levam ao respeito do liderado pelo líder, segundo Gonçalves.

Por sua vez, tratar com grosseria só gera raiva e sentimentos negativos e a tendência mundial grita pela gestão humanizada e pela empatia na visão de Fernanda.

“O discurso da liderança tem o poder de transformar. As palavras podem ser usadas para abrir portas, mudar vidas e motivar para novas oportunidades”, defende Fernanda.

Fernanda Bueno Giovannetti, gerente de contratos do Grupo GPS

A boa liderança aponta caminhos que muitas vezes as pessoas não têm conhecimento.

Aliás, mostrar possibilidades de crescimento profissional é motivador e faz com que o trabalhador passe a se valorizar e a saber que a área da limpeza é importante para a saúde de todos.

A fórmula para bons resultados

Gonçalves enfatiza que um adulto só se interessa por aquilo que lhe faz sentido e, assim, cabe ao líder identificar o que faz com que determinada pessoa desenvolva o seu interesse em buscar o desenvolvimento profissional.

“Se isso ocorrer e o colaborador perceber que o seu interesse e esforço são recompensados, haverá naturalmente melhor desempenho de cada indivíduo e, em existindo o espírito de equipe, o trabalho coletivo alcançará resultados expressivos, diferenciados, acima da média”, considera Gonçalves.

E não são apenas os colaboradores de uma equipe que precisam de treinamento e motivação.

Também os líderes não podem se acomodar.

“O mundo atual não permite a acomodação para quem quer crescer na carreira de liderança, já que as incessantes inovações nos desafiam o tempo todo, além do que nossos clientes e o mercado estão cada vez mais exigentes. Assim, quem quer crescer deve se atualizar e sempre há espaço para o aprendizado. Quem está parado, já está desatualizado”, alerta Gonçalves.

Liderança na prática

Quem concorda sobre a necessidade de um líder estar em permanente processo de aprendizagem é Antônio Jerferson Veras de Araújo, aluno da UniAbralimp.

Ele conta que sempre busca participar de cursos de liderança e que o diferencial da UniAbralimp é trabalhar o conteúdo de forma prática e simples, o que facilita na hora de transmitir o conhecimento obtido para os colaboradores.

Entre os destaques do curso sobre liderança que participou recentemente, Araújo pontua as orientações sobre a importância da organização do dia no ambiente de trabalho e da motivação, bem como a atenção com o feedback, “que é algo onde sempre pecamos”, diz.

“Hoje em dia, as motivações são diferentes e precisamos ter empatia e saber como colaborar com as dificuldades de cada membro da equipe”, pondera.

Luziane da Silva Pedroso, também já participou do curso sobre liderança na UniAbralimp.

Para ela, o programa permitiu inclusive suprir demandas sobre o aprendizado de tecnologias e equipamentos, além de ser amplamente esclarecedor sobre os tipos de liderança.

“O aprendizado nos faz pensar que temos que ser acolhedor, psicólogo e gestor ao mesmo tempo. É preciso entender as diferentes vivências que tornam as pessoas únicas, sendo importante o líder identificar isso em cada profissional”, enfatiza Luziane.

E aí, pronto para saber mais sobre liderança?

Participe do curso Liderança de Equipes, da UniAbralimp, com início em 11/3/2024.

Acesse o link, veja o programa e faça a sua reserva.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik