Que tal uma franquia no setor de limpeza?

Franquias de limpeza e conservação crescem em 2022. Veja o panorama geral do franchising no Brasil e entenda as vantagens de “pegar” um modelo de negócio pronto

O setor de franquias tem se mostrado promissor.

Em 2022, fechou as contas com crescimento de 14,3%, com negócios na casa dos R$ 211 bilhões, superando o patamar pré-pandemia.

A saber, em unidades, expandiu 7,8%, com mais de 184 mil operações.

Além disso, o número de redes também subiu 6,8%, superando 3 mil marcas.

Os números constam do balanço anual do setor divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em resumo, uma franquia empresarial é o modelo de negócio copiado e transferido para outro ponto comercial (o franqueado), com autorização de quem o criou e mediante pagamento de royalties.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, em 2022, houve amplo retorno dos contatos presenciais.

Com a retomada de viagens e grandes eventos, os 11 segmentos elencados pela entidade registraram crescimento.

Segmento de limpeza e conservação cresce 24,2% em unidades

Tom Moreira Leite, presidente da ABF

Do mesmo modo, os números apresentados pelo presidente da ABF mostram que com as franquias do setor de limpeza e conservação não foi diferente.

Na variação de 2021 para 2022, foi registrado crescimento de 12,1% em valor das operações, e de 24,2% em número de unidades abertas.

A ABF considera que os efeitos da crise sanitária causada pela pandemia elevaram os padrões de limpeza.

Certamente, isso teve um resultado positivo entre os atuantes do setor, por ter evidenciado a importância de contar com serviços profissionais.

Ademais, a ABF tem números bastante positivos para 2023.

Em faturamento, o crescimento deve situar entre 9,5% e 12%, enquanto as unidades franqueadas devem expandir em torno de 10%.

A projeção para ampliar o número de redes está em 4% e a geração de postos de trabalho também está na casa dos 10%.

Oportunidades e emprego formal

Por sua vez, para o doutor em Economia e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mauro Sayar Ferreira, é importante registrar que o franchising coloca o crescimento de empregos (formal) em dois dígitos.

Além disso, possibilita uma virada de vida para muitas pessoas, principalmente daquelas que, durante a pandemia, perderam seus empregos.

“O crescimento na geração de empregos, de 2021 para 2022, foi de 12,6%, com pessoas trabalhando diretamente nas unidades franqueadas”, destaca.

Vantagens de ser um franqueado

A partir da experiência de duas empresas do mercado da limpeza profissional, a revista Higiplus selecionou alguns benefícios de ter uma franquia.

Cássio Nunes Siqueira, CEO da Cia das Diaristas

Na visão de Cássio Nunes Siqueira, CEO fundador da Cia das Diaristas, com toda a certeza, as franquias têm potencial para tirar trabalhadores da informalidade.

Por exemplo, elas oferecem emprego com registro, benefícios e todos os recursos para a realização das rotinas.

Para Siqueira, além de gerar empregos formais, uma franquia permite ganho de tempo e dinheiro, com expansão mais rápida e redução dos riscos de investimentos por ter um plano de negócio bem definido.

“Pegar um modelo pronto, formatado é muito mais assertivo. Os erros de lançamentos anteriores foram corrigidos, o modelo foi testado e isso permite dar um suporte melhor para toda a equipe”, pontua Siqueira.

Outra vantagem está no fato de o franqueado não precisar se preocupar com o marketing, pois é desenvolvido e padronizado pelo franqueador.

Marcelo Ferreira, diretor de marketing e P&D da Jani-King

De maneira geral, o modelo de franquia possui particularidades interessantes na análise de Marcelo Ferreira, diretor de marketing e P&D da Jani-King Brasil.

Ele destaca o suporte que uma franqueadora com vivência e know how oferece para quem busca empreender.

Portanto, permite compartilhar da ajuda e experiência inclusive de outros franqueados, os quais já passaram por situações desafiadoras.

Ferreira também ressalta a importância do franqueado dispor dos principais fornecedores de equipamentos e produtos químicos já homologados pela marca.

Ser um franqueador

Para quem tem uma empresa estruturada, organizada e que acumula diferentes experiências de sucesso ao longo dos anos, o franchising pode ser um meio para ampliar os negócios.

Porém, a decisão não é fácil.

Ela precisa estar amparada em muita pesquisa de mercado e por vezes apoiada por instituições que possam orientar e apontar os caminhos.

Além disso, visão e credibilidade da marca são essenciais para que a nova franquia possa atrair interessados em um mercado competitivo.

Entretanto, há um mix de elementos que precisam ser considerados, como nível de exclusividade, margens de lucro que possam ser satisfatórias para o modelo de franquia e grau de expansão do mercado para o tipo de negócio.

É preciso ter claro que a estrutura da sua empresa deverá se voltar para ser também um franqueador, o que implica muita maturidade para os negócios.

Suporte na capacitação

Por fim, vale lembrar que, normalmente, as franquias proporcionam suporte constante e treinamento para franqueados.

“Nós oferecemos a capacitação para o franqueado desde a inauguração, online e presencial na sede, incluindo treinamento contábil, jurídico e voltado para as rotinas dos serviços de limpeza, tornando ele um multiplicador”, explica Siqueira.

A vantagem da preparação do franqueado até que esteja apto a gerenciar o seu próprio negócio de forma sadia e sustentável também é ressaltada por Ferreira.

“Todo investimento, por si só, requer uma constante capacitação pessoal do investidor. A Jani-King entende que um franqueado capacitado, em todos os aspectos, oferecerá qualidade inigualável a seus clientes, o que resultará em crescimento exponencial para seus negócios”, pontua Ferreira.

Sem dúvida, para qualquer modelo de negócio, a UniAbralimp destaca que treinamento e capacitação são pontos que precisam estar presentes nas empresas para assegurar o sucesso das operações.

Enfim, das rotinas às questões sobre ESG, a UniAbralimp pode ajudar você e seus colaboradores no preparo para todos os desafios deste concorrido mercado da limpeza profissional.

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Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Divulgação