Auditório Verde: panorama do mercado e tendências

Palestras chamam a atenção para temas que precisam de ações para aperfeiçoar o mercado de limpeza profissional

Um dos espaços concorridos da Higiexpo 2022 são as Áreas do Conhecimento, em que os visitantes podem participar de palestras e minicursos gratuitos, oferecidos pela Abralimp, Fundação UniAbralimp e expositores da feira.

Na programação elaborada pela Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp), que ocupa a Área do Conhecimento – Auditório Verde, estão os temas voltados para gestão de crises, reforma tributária, ESG, tecnologias, inclusão de pessoas, entre outros assuntos de relevância para o mercado de limpeza.

O painel Gestão da Crise na Covid-19, com a participação de Ricardo Nogueira, Edson André dos Santos Filho, Edmilson Pereira de Assis e João Diniz, tendo como mediador Percival Maricato, abriu as atividades do Auditório Verde.

Outro destaque do primeiro dia foi a palestra Impactos da reforma tributária no seu negócio

João Diniz, presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), foi o mediador para os posicionamentos de Percival Maricato, representando o Cebrasse e a Abrasel, Jorge Segeti, vice-presidente do Sescon, e Alberto Macedo, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

A reforma tributária é algo aguardado por toda a sociedade, com grande expectativa para impulsionar negócios. 

Tributação caótica

Alberto Macedo enfatizou que o Brasil tem um sistema tributário caótico. “O Brasil tem três andares: União, estados e municípios. A União arrecada muito e há o repasse aos estados e municípios. Com isso, cada vez mais, precisamos automatizar o recolhimento de tributos.”

Para ele, houve avanço com o Simples Nacional, mas é necessário evoluir no sentido de separar os tributos em espécies sobre o patrimônio (IPTU, IPVA) e consumo (ISS, ICMS, PIS/COFINS e IPI), por exemplo.

De acordo com Macedo, a reforma se faz colocando todo mundo à mesa e chegando a um consenso. 

Na visão de João Diniz, a reforma não saiu porque estão jogando a carga para o setor de serviços. “As indústrias e os bancos fazem o seu dever de casa, defendem seus interesses, são muito fortes e mandam a conta para o setor de serviços.”

A urgência da reforma se faz também pela complexidade da legislação. “Quando falamos em programa tributário, se olharmos a complexidade, leis, portarias, não existe mais condição humana para acompanhar isso. Para vocês verem como é um absurdo, a legislação brasileira, mesmo no Simples Nacional, conta com seis tabelas. A legislação é complexa e equivocada”, afirma Jorge Segeti.

Nesse cenário, Segeti conta que, atualmente, a maioria dos passivos não decorrem da sonegação, mas de erros em decorrência da aplicação da complexa legislação.

Novo papel das empresas

Nesta quarta-feira, 10/08, o painel ESG na prática da limpeza profissional abriu a programação do Auditório Verde ressaltando o quanto é importante que as empresas saibam da sua função social, pois a sociedade está de olho e cobra esse papel.

Os painelistas enfatizaram que as empresas precisam discutir internamente ESG e estudar como o tema se conecta aos seus negócios, sempre atentas às tendências do mercado.

As Áreas do Conhecimento estão entre os atrativos da Higiexpo e oferecem um conteúdo gratuito e de altíssima qualidade.

Ainda dá tempo de participar dos eventos do Auditório Verde. Para o último dia, estão programadas as palestras Critérios e recomendações para avaliação e padronização de saneantes (com Silvana Torres) e Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de limpeza profissional (Cecília Vasconcelos). 

Haverá também o painel Tecnologia aplicada aos processos de limpeza profissional, com André Stopiglia, Heitor Mazziero e Thiago Lopes, com a mediadora Edilaine Siena.

Veja os horários pelo site da Higiexpo e programe sua ida ao evento. A participação é gratuita, mediante retirada de senha no próprio Auditório Verde, com uma hora de antecedência.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação