Contratação de serviço especializado traz qualidade para empresas

Em entrevista à revista Higiplus, ex-presidente da Abrafac fala sobre as vantagens de contratar um serviço especializado                    

Contar com um serviço especializado traz mais qualidade para a empresa e libera seu quadro de colaboradores para focar em outras tarefas da atividade principal da organização.

Além disso, é a oportunidade de inserir inovação e solucionar problemas a partir de experiências vivenciadas em outros ambientes.

Nesta entrevista com Irimar Palombo, ex-presidente da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management (Abrafac), ela discorre sobre as formas que a contratação de serviços ocorre no contexto do Facility Management, os benefícios e os pontos de atenção para escolher um prestador.

Sem falar na importância de contratos claros. Saiba aqui!

O que devemos entender por contratação de serviços?

Irimar Palombo: A contratação de serviços no contexto do Facility Management refere-se à contratação dos serviços necessários para garantir o bom funcionamento de uma instalação ou edifício. O Facility Management envolve a gestão integrada dos serviços e atividades que suportam o ambiente construído, incluindo manutenção, limpeza, segurança, serviços de alimentação, gestão de resíduos, entre outros. Ademais, a contratação ocorre de várias formas, como a contratação de empresas especializadas em cada disciplina para fornecer serviços específicos ou a terceirização de toda a gestão para uma empresa de Facility Management.  Portanto, isso permite que as organizações foquem em suas principais competências, enquanto especialistas cuidam da gestão e operação eficiente de suas instalações.

Quais são os pontos mais importantes para uma empresa observar na escolha de um prestador de serviços?

São vários os aspectos a considerar, como a experiência do prestador em serviços similares, referências do mercado e desempenho em contratos anteriores. Sem esquecer a capacidade financeira, ou seja, é importante que a empresa comprove ter os recursos necessários para cumprir seus compromissos. Compliance e governança indicam se o fornecedor tem os mesmos valores que a empresa contratante, especialmente quanto ao atendimento legal e cuidados com os recursos humanos.

O que se leva como vantagem ao contratar um serviço especializado?

Quando partimos para a contratação de serviços especializados a expectativa é que a empresa traga a experiência e a maturidade de sua mão de obra, assim como elevados padrões no desenvolvimento da rotina e competências na resolução de problemas. Contudo, também esperamos ter redução de custos operacionais, acreditando que especialistas planejam muito bem a implantação e resolvem problemas, a fim de garantir uma boa rotina de trabalho. Sem dúvida, esperamos melhor qualidade dos serviços e redução de riscos e responsabilidades trabalhistas. Lembrando sempre da importância de contratos claros e bem elaborados.

Irimar Palombo: os benefícios e os pontos de atenção para escolher um prestador de serviços
Especialmente em relação aos serviços de limpeza e conservação, o que os prestadores devem oferecer para o mercado a fim de ganhar e fidelizar clientes?

Para ganhar e fidelizar clientes, uma empresa de limpeza e conservação deve se preocupar em manter padrões de qualidade dos serviços, desenvolver programas internos que garantam baixos índices de rotatividade da mão de obra e altos níveis de treinamento das equipes. Confiabilidade e cumprimento de prazos e demais itens contratuais, além de preocupação com sustentabilidade e governança.

Hoje, há grande ênfase na importância da capacitação e desenvolvimento de equipes. Qual o papel dos gestores nesse ponto?

Os gestores têm papel significativo para a correta alocação das pessoas, desenvolvendo mapas e identificando competências que existem nas equipes, bem como quais reforçar ou treinar. Para trabalhos rotineiros o gestor deve estar ainda mais atento a tudo que garanta o foco das equipes e quais treinamentos desenvolvem a atenção plena para as atividades.

Quais são as opções de contratação de serviços praticadas pelo mercado? Como escolher entre uma e outra?

O mercado oferece diversos modelos de contratação, sempre em busca da adequação às necessidades do contratante. Para a definição de qual modelo contratar, é importante que as empresas avaliem no fornecedor valores que se alinhem a sua empresa, como governança, sustentabilidade, cuidado com as pessoas, controle de custos e prazos.

Como fazer um bom contrato de prestação de serviço?

Um bom contrato de prestação de serviços deve ser desenhado em conjunto com o prestador, levando em consideração as demandas e especificidades da empresa contratante e os recursos necessários para que a contratada execute os serviços. Expectativas de padrão de serviços devem ser transformadas em indicadores de desempenho, para que haja uma efetiva concordância.

É possível destacar as principais conquistas (nos aspectos legais e práticos), nos últimos anos, na contratação de serviços, bem como os aspectos que demandam mudanças e evolução com maior urgência?

Como principais conquistas temos a possibilidade de o contratante ter foco total em sua atividade principal, deixando para a empresa de Facility Management toda a responsabilidade em relação aos serviços de suporte como manutenção, frota, limpeza, segurança, entre outros. Também podemos citar a possibilidade de redução dos custos e processos trabalhistas. Como aspectos de melhoria, temos como desafio adequar os contratos de forma que as empresas garantam de forma efetiva o cumprimento das leis com consequente suporte adequado aos seus funcionários.

Em sintonia com as questões de sustentabilidade, a que pontos os prestadores de serviços devem ter atenção a fim de atender seus clientes?

Devem sempre buscar práticas inovadoras que visem a redução do consumo de energia e água, aplicação de produtos que gerem menos perdas, recicláveis, que tenham baixo custo de manutenção, com certificação, dentre outros.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) entende a contratação de serviços como uma questão relevante para o mercado.

Assim, é preciso ter atenção à demanda dos clientes e estabelecer contratos eficientes para tomadores e prestadores de serviços.

Para saber mais sobre o tema, recomendamos acompanhar a revista Higiplus. Como dica, selecionamos uma reportagem para o leitor:

Contratação de serviços de limpeza: prepare-se para oferecer a melhor entrega

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação / Freepik