Técnica e conhecimento deixam a limpeza mais eficiente

Expositores da Higiexpo apresentam dicas e conceitos que ajudam a ampliar a visão sobre processos de limpeza          

Eliminar odores, tratar piscinas, recuperar porcelanatos, escolher produtos químicos adequados para a limpeza e acompanhar as inovações são alguns desafios de quem atua na limpeza profissional.

Selecionamos aqui informações para orientar as atividades do dia a dia.

Todas extraídas das palestras dos expositores da Higiexpo, realizadas no terceiro dia do evento, no Auditório Amarelo.

Sustentabilidade na limpeza

Thiago Lopes, na palestra Sustentabilidade na higiene e limpeza profissional, oferecida pela Proquimia, falou sobre o direcionamento que a limpeza profissional deve ter em termos de sustentabilidade.

De acordo com Lopes, quando se fala em higiene e limpeza, três pontos são importantes: consumo de água, produto químico e apresentação.

Para ele, não adianta ter um conceito sustentável apenas em uma etapa.

Há necessidade de somar: aplicação (onde se tem os procedimentos e treinamentos), composição (que implica conhecer o produto) e apresentação (saber se a forma que chega ao consumidor também é sustentável).

Lopes aconselha conhecer mercados mais maduros para trazer inovações e processos que se tornarão realidade para o mercado brasileiro.

Piscina dos sonhos

Petherson Santos, da ATcllor, apresentou dicas sobre como tratar piscinas e produtos mais indicados na palestra Agilidade, economia, proteção e sustentabilidade no tratamento de águas de piscinas.

Santos destacou a necessidade de usar produtos de melhor qualidade e antenados com a questão ambiental, além de fazer o direcionamento correto de resíduos.

“A qualidade do produto gera economia no tratamento.”

Ele explicou o uso de tratamento de choque e detalhou um novo produto, que chega a exercer 17 funções ao mesmo tempo.

Ressaltou que o bom desempenho pede ainda conhecimento e paciência.

Livre-se do mau odor

Conceitos relacionados à limpeza e à formação de odores foram apresentados por Camila Marugan, da Continuum.

Na palestra Problemas de maus odores, que não conseguimos resolver na limpeza, falou sobre tecnologias exclusivas, que permitem extinguir o mau odor.

Esclareceu a formação das moléculas que emitem odores e a complexidade de eliminá-las.

Ao comparar os recursos disponíveis, mostrou a diferença entre os produtos conhecidos por “mascarantes”, que perfumam para disfarçar, e os “oxidantes”, que transformam a molécula, sendo que ambos podem levar a outros odores.

Também falou sobre a ação dos “germicidas”, que desinfetam e eliminam as bactérias, mas deixam o cheiro.

Destacou a tecnologia do “encapsulador molecular”, que consegue neutralizar odor sem agregar perfume.

“Cada odor é diferente e requer produto específico”, ressaltou ao lembrar a importância de saber a natureza do odor.

Apostar na tecnologia e inovação

Os profissionais Marina Belussi e Jonathan Dreher, da Allia, escolheram o tema Como trazer mais inteligência à gestão de facilities com tecnologia e inovação.

Diante do volume de dados gerados e da complexidade para acompanhar e identificar as melhores práticas, ressaltaram que é preciso saber como extrair a informação, examinar os detalhes e entender os pontos de maior interferência e valor.

Para auxiliar na gestão de facilities apresentaram o lançamento Business Intelligence.

É uma plataforma para facilitar a visão e permitir maior controle e transparência na gestão, por meio de métricas personalizadas, trocas de melhores práticas, portal de compras e centro de serviços integrados.

Os dados auxiliam na tomada de decisões e, segundo os palestrantes, são fontes indispensáveis como base para comparações e para encontrar o denominador comum em cada empresa.

É preciso manter tudo organizado

A convidada da Perfect Pro, Adriana Ferro, levou ao público a palestra O mundo se transformou, seu processo de limpeza também?

Defendendo que todas as relações melhoram em um ambiente organizado, limpo e perfumado, deu o recado:

“O empresário deve entender que a oferta de um espaço limpo e adequado é parte do ativo da empresa, pois a limpeza é percebida pelo cliente.”

Adriana pontuou o MOP como um equipamento libertador, por tornar a limpeza mais rápida, e apresentou conceitos básicos da limpeza seca ou úmida.

Falou sobre a importância da Higiexpo como um espaço também para donas de casa, consultores e profissionais autônomos de limpeza.

Sua apresentação passou por pontos sobre o propósito inicial da limpeza, que é a retirada de pó e poeira, e esclareceu a necessidade de remover as sujidades antes do processo úmido.

Também alertou sobre o erro de usar vassouras em espaços fechados e, claro, defendeu o treinamento da equipe para o êxito das atividades.

Porcelanatos, como recuperar?

Este foi o título da palestra de Marcelus Buch, oferecida pela Colar.

O profissional especificou o porcelanato como um tipo de revestimento que aceita reparo, que pode deixá-lo melhor do que quando foi instalado.

Para tanto, é preciso entender os fatores que influenciam no procedimento a ser aplicado, saber o modo que o produto químico reage a cada tipo de revestimento e conhecer as máquinas mais adequadas para a restauração.

Buch explicou as diferentes apresentações dos revestimentos, as categorias de porcelanatos e constituição e os fatores que interferem na formação de manchas e tornam complexa a manutenção.

“A limpeza e a proteção de pisos rústicos têm mais procura, porque são os que sujam bastante e nem sempre a limpeza doméstica consegue resolver, pedindo equipamentos profissionais.”

Outra curiosidade comentada sobre o tratamento de pisos foi a possibilidade de transformar piso escorregadio em antiderrapante por meio de soluções específicas.

Engajar a equipe

As apresentações do Auditório Amarelo foram encerradas com Fernanda Cerri, da Indeba.

A palestra Excelência em serviços de higienização: engajamento do time, pesquisas e processos eficazes trouxe para os participantes a clareza sobre a importância de envolver clientes e como a equipe precisa estimular novas habilidades.

Fernanda diz ser essencial que o colaborador entenda o propósito de seu trabalho e receba as orientações para praticar suas atividades corretamente. Assim, é possível ter engajamento.

Segundo a profissional, muitas vezes o próprio líder desconhece o processo e vícios são transmitidos pelas pessoas que treinam as outras.

“A equipe precisa ser encorajada a oferecer um serviço excelente, mas como fazer isso? Primeiro, precisa de estrutura, transmitir a técnica e ao mesmo tempo disponibilizar o material adequado. Não se pode culpar a equipe pelos erros de administração.”

Também enfatizou o emprego de materiais adequados para que os trabalhadores tenham informações claras e possam contar com um passo a passo para as tarefas.

A iniciativa da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) para a edição 2022 da Higiexpo, que convidou expositores para oferecer valiosas informações para os visitantes da feira, foi um sucesso.

Acompanhe as ações para a próxima Higiexpo e programe a sua participação!

Se você quer conhecer os temas abordados nos dois primeiros dias de palestras do Auditório Amarelo, clique nos links abaixo.

Mecanizar, inovar e enfocar na sustentabilidade: como as empresas buscam sucesso

De reciclados a técnicas de limpeza, visitantes da Higiexpo são contemplados com muita informação

Fonte: Abralimp

Foto: Freepik