Mecanizar, inovar e enfocar na sustentabilidade: como as empresas buscam sucesso

Produtos, serviços e processos apresentados pelos expositores da Higiexpo passam pela necessidade de inovar e de contar com uma produção que seja sustentável e eficiente

O futuro com as máquinas autônomas e todos os desafios que virão são questões que chamam a atenção de quem atua na limpeza profissional, tendo em vista o desenvolvimento da mecanização no setor.

Cada vez mais, é importante conhecer o conceito da mecanização, entender como se dá o funcionamento das máquinas e o quanto de economia o processo representa.

Tais aspectos estiveram entre as apresentações oferecidas pelos expositores durante a Higiexpo 2022, no Auditório Amarelo da Área do Conhecimento, que teve uma extensa programação distribuída nos três dias de evento.

A revista Higiplus separou alguns destaques sobre as tendências e dicas que foram oferecidas no segundo dia da feira, tanto para lembrar como para posicionar o leitor que não teve a oportunidade de participar das palestras. (Se você perdeu a leitura da matéria sobre o primeiro dia de apresentações, clique aqui e veja os temas.)

A vez da mecanização

A palestra “Mecanização da limpeza”, com Sacha Haim, oferecida pela Alfa Tennant, ressaltou a consistência dos serviços proporcionada pela mecanização.

Ele discorreu sobre quem é o usuário da limpeza mecanizada, o dimensionamento das máquinas, rotas de limpeza e cálculo de produtividade, adequação de tempo, bem como gestão e contrato de locação de máquinas.

“O trabalho executado pela máquina será sempre igual, o que não ocorre no processo manual”, pontuou Haim ao citar a economia de tempo.

Questões sobre limpeza hospitalar estiveram presentes na palestra “Por que avaliar a eficácia de desinfetantes hospitalares?”, com Fernanda Gabi, da Diversey.

Ela ressaltou a importância em saber realizar a leitura correta de um laudo microbiológico e poder identificar através da metodologia utilizada se o produto desinfetante é realmente um produto 2 em 1, em uma única etapa (limpar e desinfetar).

Sempre buscando inovar

A diversidade de temas marcou as apresentações do Auditório Amarelo.

Tábata de Souza, gerente na Bellinzoni, promoveu a palestra “Desafios e inovações na limpeza profissional de superfícies de vidro”.

A apresentação destacou a demanda para o conhecimento técnico da limpeza profissional de vidros.

Contou a história do material, mostrou suas diversidades, características, restauração e a importância da manutenção correta dos vidros, preservando a beleza dessa superfície e a saúde do profissional.

“As técnicas e os produtos inovadores tornam possível recuperar totalmente o vidro, eliminando as calcificações e manchas da superfície”, afirmou Tábata.

Ela também falou sobre a importância da feira contemplar os profissionais de limpeza como participantes.

“Isso ficou muito claro para nós, com a grande interação que tivemos com espectadores da palestra ao término dela. Nos motivou a apresentar cada vez mais temas relevantes para esses profissionais, ajudando o mercado em seu crescimento.”

Sustentabilidade

A palestra “Segurança Alimentar com Responsabilidade Ambiental”, com Elaine Barbosa, gerente técnica na Becker, mostrou como a segurança alimentar na vertente sanitária é a garantia da qualidade na produção do alimento, em qualquer uma das suas etapas de produção.

“Associar o tema a questões ambientais é importante, visto que, cada vez mais, o planeta chega ao limite de comprometimento de reservas naturais e capacidades de equilíbrio”, ressaltou Elaine.

A apresentação abordou os pontos que precisam ser lembrados e implementados nas rotinas das boas práticas de manipulação para que a segurança alimentar não seja indissociável a: escolha correta do produtor/fornecedor, organização dos melhores gêneros alimentícios, escolha das embalagens, manejo responsável dos resíduos, aproveitamento dos insumos ainda na produção, selos verdes de produção, química da limpeza responsável, água potável, descarte consciente e responsável do lixo produzido, entre outros.

Enfatizou também a necessidade da garantia e disponibilidade de alimento para consumo.

“É o que rege a segurança alimentar na vertente social, garantir a qualidade deste alimento produzido (vertente sanitária) e adequar as boas práticas para uso responsável dos recursos naturais (sustentabilidade)”, disse.

Tecnologia no dia a dia

Os avanços tecnológicos fizeram parte da apresentação promovida por Luís Rebelo, da Tork.

Com a palestra “Como a digitalização, os dados em tempo real e a IA estão mudando a indústria de limpeza profissional”, o especialista no uso da digitalização para maximizar a eficiência do plano de limpeza relacionou a qualidade e eficiência da limpeza como os principais desafios dos gerentes de instalações de todos os segmentos, que devem garantir altos e consistentes padrões de higiene e lidar prontamente com as insatisfações.

Sua palestra enfocou a importância de poupar tempo de serviço, sem deixar de responder às necessidades de limpeza e recarga de dispensador antes de ter reclamações, por meio de um plano de limpeza orientado por dados.

Nesse ponto, destacou o uso de recursos que permitem transformar a forma de trabalhar com base em dados em tempo real e planos de limpeza totalmente digitais.

Impactar o social

Com a palestra “Softys Contigo: Projeto social que busca levar mais cuidado para todos”, Quézia Matos, da Softys, apresentou um projeto de investimento social que possui três frentes de trabalho: água e saneamento, educação em higiene e ajuda oportuna.

“O propósito é levar mais cuidado e higiene com soluções de água e saneamento para gerar impacto positivo em uma problemática no Brasil que afeta mais de 130 milhões de brasileiros, segundo dados do Trata Brasil. Quase 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto”, pontuou.

Até 2026, por meio de parcerias, a empresa pretende implementar duas mil soluções de água e saneamento em oito países da América Latina onde possui operação.

Em breve, o leitor terá o resumo do último dia das apresentações promovidas pelos expositores.

Continue acompanhando na Revista Higiplus as apresentações e as reflexões que ocorreram na Higiexpo 2022.

Lembramos que já é possível se preparar para colocar sua empresa entre as apresentações da próxima edição da Higiexpo. Fale com a Abralimp!

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação e Freepik