Prefeitura de SP começa lavagem com desinfetante de vias próximas de hospitais

Na próxima semana, ação será expandida para entornos de comércios, estações de trem e metrô, informou a prefeitura.

A Prefeitura de São Paulo começou neste domingo (22) uma intensificação dos serviços de lavagem com desinfetante antibactericida em 75 endereços próximos a hospitais. Segundo a administração municipal, mais de 700 agentes participam da ação, equipados com uniformes, luvas, protetor auricular, bota couro/borracha, avental e viseira, os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Segundo a prefeitura, também houve pulverização de água, sabão e água sanitária nos pontos de ônibus e bancos próximos dos endereços. Na próxima semana, a higienização também irá acontecer no entorno de comércios, estações de trem e metrô.

O estado de São Paulo registrou mais sete mortes pelo novo coronavírus, e agora chega a 22 o número de mortes, segundo balanço do Ministério da Saúde neste domingo (22). São 631 casos confirmados.

Coleta de lixo domiciliar e limpeza pública

A Prefeitura de São Paulo informou que os serviços de coleta domiciliar e limpeza pública poderão sofrer redução e atraso de até 3 horas durante a pandemia de coronavírus. A prioridade será coletar os resíduos hospitalares. E, caso seja decretada quarentena (isolamento social obrigatório), serão realizados os serviços mínimos essenciais à população como a coleta domiciliar e resíduos de saúde.

De acordo com Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), a coleta poderá ocorrer em até três horas depois do horário previsto, devido ao reajuste nos horários de entrada e saída dos coletores para evitar aglomerações e ajustes nas escalas.

Serão intensificadas as ações de lavagem das ruas com desinfetante antibactericida. Os caminhões de coleta domiciliares vão enviar avisos sonoros orientando a população como descartar o lixo corretamente.

Durante a pandemia, a prioridade será coletar os resíduos hospitalares e para isso a frota de saúde será reforçada. “A frequência de coleta em pequenos geradores de resíduos de saúde, como estúdios de tatuagem, clínicas veterinárias e odontológicas, poderá ser diminuída”, diz a nota.

Para diminuir a exposição dos funcionários aos resíduos contaminados, a destinação dos resíduos recicláveis deverá ser realizada sem qualquer triagem manual. O descarte feito pelos munícipes deverá ser feito direto nas caçambas ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). Os itens que receberão contato com os munícipes, como puxadores e tampas, deverão ser higienizados, após o descarte voluntários dos resíduos.

Fonte: G1 SP

Fotos: AMLURB/Divulgação.