Limpeza de vidros: atividade ganha destaque no mercado

Segmento oferece boas oportunidades de trabalho e amplia a demanda pela contratação de serviços profissionais                           

O uso da vidraçaria se espalhou por todos os lugares e isso leva a uma maior demanda do serviço de limpeza, segundo Wellington de Souza Rocha, conhecido como Índio da Transparência.

“E com o crescimento do mercado aumenta também o nível de consciência da necessidade de contratar profissionais para o serviço”, analisa Índio.

Sem dúvida, esse revestimento durável requer manutenção recorrente e isso abre espaço para mais profissionais atuarem na área.

Entretanto, para que os resultados sejam bons é preciso técnica e equipamentos adequados.

A limpeza de vidros é uma atividade bastante específica dentro do mercado da limpeza profissional, destaca Léia de Oliveira Guerreiro, instrutora da UniAbralimp.

Sem marcas

Léia pontua que o resultado do serviço é totalmente visual, ou seja, não dá para disfarçar um trabalho que foi mal feito.

Léia de Oliveira Guerreiro, instrutora da UniAbralimp

Portanto, quem atua profissionalmente na limpeza de vidros deve se atentar para alguns passos a fim de garantir a excelência na qualidade e bons resultados.

“O primeiro ponto é identificar a ferramenta certa para a execução da limpeza. Entender o tipo de vidro e o material que o cerca”, explica Léia.

Por exemplo, vidros com insulfilmes, canelados ou com relevos podem demandar ferramentas específicas para o trabalho.

Somente após a análise do tipo de vidro será possível escolher o produto adequado.

“Recomenda-se optar por aqueles com pH neutro. Normalmente, um detergente neutro ou limpa vidros de uso profissional, isso pensando na sujeira comum”, diz Leia.

Diferentes processos

No entanto, vidros com resíduos de reformas, cola de adesivos ou marcas mais impregnadas exigem outras ferramentas, como raspador multiuso, limpa vidro específico ou a luva lavadora de vidros.

Léia explica que a luva lavadora, popularmente conhecida como carneirinho, permite borrifar o detergente e a água para aplicar na sujidade.

Contudo, para a remoção da sujidade mais impregnada, algumas vezes se faz necessário o raspador multiuso.

A finalização segue com o rodo limpador para absorver os resquícios de umidade e sujeira.

Também um pano de microfibra é boa opção para retirar as sujidades aderidas, assim como no caso de texturas e relevos que impeçam o bom desempenho do rodo limpador.

“O pano de microfibra também é interessante para finalizar a limpeza dos cantos, sem deixar fiapos, dando um acabamento perfeito”, ressalta Léia.

Todavia, calcificação (acúmulo de minerais), algumas sujidades impregnadas e marcas, inclusive de chuva ácida, podem aparecer em vidros e, dependendo do grau do dano, somente o trabalho de revitalização pode devolver o aspecto novo ao vidro.

Decidir por revitalizar

Índio da Transparência

Índio explica que a revitalização é um novo nicho nesse mercado, que visa recuperar a aparência de vidros danificados e até mesmo riscados por falhas na manutenção ou no uso de lixas, por exemplo.

A técnica aplica o polimento e envolve produtos e equipamentos específicos.

O tratamento pode ser finalizado com produtos que conferem proteção ao vidro, formando uma espécie de película protetora, que repele a água e a formação da calcificação.

Sem dúvida, em qualquer processo é importante escolher itens profissionais a fim de evitar danos para o vidro.

“A pressa em remover a sujeira pode levar a optar por produtos inadequados. Limpar vidros é um trabalho de paciência”, pontua Léia.

Qualidade vem com treinamento

Certamente, a qualificação de quem executa a tarefa é essencial para a eficiência e a qualidade do serviço.

Segundo Índio, é crescente valorização da atividade perante o mercado e isso leva a uma busca maior pela capacitação.

O segmento tem pouca barreira de entrada, com investimento inicial bastante acessível.

Portanto, isso faz cada vez mais pessoas buscarem conhecimento sobre a atividade.

Índio informa que já treinou mais de dois mil profissionais e, em uma estratégia inclusiva, recentemente realizou o primeiro treinamento de limpeza do mundo traduzido em libras.

Conhecimento da técnica garante a eficiência e a qualidade do trabalho

Sem deixar de lado a segurança

Um dos pontos de atenção de quem trabalha na limpeza de vidro deve ser o aspecto segurança.

Tanto para o uso de produtos químicos quanto pelo fato de muitas vezes a tarefa ser executada nas alturas.

Nesse caso, o treinamento, o conhecimento do estado físico dos trabalhadores e o planejamento dos equipamentos e acessórios necessários são cruciais para a segurança dos trabalhadores.

Desse modo, é preciso conhecer e usar os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Convenção dos Limpadores

Confirmando a importância da atividade, o segmento conta com importantes eventos como o Campeonato de Limpadores de Vidros e a Convenção Internacional dos Limpadores, que chega à terceira edição.

A Convenção, que ocorre nos dias 10 e 11 de novembro 2023, em Balneário Camboriú-SC, leva ao público muita troca de informações entre o pessoal da área da limpeza.

Palestras sobre marketing, empreendedorismo, segurança no trabalho, limpeza de placa solar entre outros temas marcam o primeiro dia da Convenção.

E no segundo dia, espaço para dez expositores com marcas de destaque no segmento no Brasil e no mundo.

Também ocorre o Campeonato de Limpadores de Vidros.

Segundo Índio, é importante promover eventos e fazer a divulgação do profissionalismo para o setor.

O crescimento do mercado de limpeza de vidros transforma o perfil dos trabalhadores, que buscam aperfeiçoamento para a execução do serviço.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) marca presença na Convenção dos Limpadores, representada pelo seu presidente, Ricardo Nogueira.

A participação da entidade objetiva acompanhar as novidades e tendências para transmitir aos seus associados todas as informações necessárias para melhor desempenhar suas funções.

Conhecer a técnica

Vale lembrar que as técnicas para quem trabalha na limpeza são transmitidas no curso Limpeza de vidros, da UniAbralimp, com turma presencial agendada para 29 de novembro.

Aliando teoria à prática, o treinamento presencial ensina sobre os equipamentos, produtos e procedimentos corretos para executar a limpeza de vidros, dando a oportunidade aos participantes de praticarem na mesma hora o que aprenderam.

“No curso, apresentamos orientações tanto para quem inicia como também o aprimoramento da técnica, incluindo o sistema unidirecional, em que o profissional faz o movimento de cima para baixo e lateralmente, como desenhando o número oito”, conta Léia.

Para quem quer aprimorar a técnica ou aprender sobre a atividade para investir nesse mercado, fica a dica de participar do curso.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

E leia também a matéria sobre EPIs necessários para a limpeza profissional, publicada na revista Higiplus.

EPIs: quais são necessários para a limpeza profissional?

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação