Convenção Internacional dos Limpadores Vidros evidencia importância do segmento

Evento reúne profissionais do setor em Santa Catarina                                                                                                                                             

Para remover os resíduos grudados em vidros, tirar o embaçamento e reparar riscos e desgastes prematuros é preciso o uso de ferramentas e técnicas adequadas.

A limpeza de vidro ganha cada vez mais destaque no mercado da limpeza profissional e o segmento cresce a passos largos.

Tudo isso foi bastante debatido nos dias 10 e 11 de novembro, quando ocorreu a 3ª Convenção Internacional dos Limpadores.

E ainda, em paralelo, teve mais uma edição do Campeonato de Limpadores de Vidros, em Balneário Camboriú-SC.

O primeiro dia do evento levou muita informação aos participantes com palestras sobre empreendedorismo, técnicas de limpeza, marketing, segurança no trabalho, além de dicas sobre o mercado e as suas oportunidades.

O encontro contou com a organização de Wellington de Souza Rocha, o Índio da Transparência.

Ele ressaltou a grande adesão ao evento, com participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Estados Unidos, Canadá, Portugal e Bélgica.

“Além da participação dos profissionais da limpeza, destaco o apoio dos patrocinadores e o engajamento sem igual que houve para a realização do evento”, pontuou Índio.

Mercado brasileiro em destaque

Mateus Diniz Campos, da North Group, veio da Bélgica para participar do evento em busca de mais conhecimento.

“É um mercado interessante. A Bélgica ainda não vive um boom como aqui no Brasil, e a ideia é levar para lá o que é praticado no mercado brasileiro”, destacou.

Andy Harasymczuk, da Highline Ropes, Canadá, empresa que produz acessórios para limpeza de vidros, como cordas para segurança, classificou o evento como um lugar importante para expandir os negócios com o Brasil.

E por falar em segurança, o tema esteve na pauta das apresentações da Convenção.

Sem dúvida, além da técnica é essencial deter conhecimento para não colocar a vida dos trabalhadores em risco, pois muitas vezes é uma atividade executada nas alturas.

Técnica e alerta sobre segurança foram destaques no evento

IWCA destaca segurança

Uma apresentação da IWCA (International Window Cleaning Association ou Associação Internacional de Limpeza de Janelas, em tradução livre) focou a importância de seguir as regulamentações sobre segurança para a execução da atividade.

Cordas, escadas e todos os acessórios de trabalho necessários para prevenir acidentes devem ser cuidadosamente avaliados.

Portanto, somente empresas e profissionais especializados, que conheçam e cumpram os requisitos obrigatórios de segurança, estão aptos para executar a limpeza em vidros e janelas localizados em áreas altas e externas.

Contudo, para a IWCA, não significa apenas dizer como conduzir a atividade, mas oferecer treinamento, instrução e suporte para que haja efetivamente a segurança.

Em suma, o conhecimento permite analisar a necessidade da instalação de andaimes, saber como fazer a ancoragem e fixar dispositivos para a segurança dos trabalhadores.

Nesse ponto, o destaque é a atenção com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, óculos e luvas.

Todavia, igual importância tem a sinalização das áreas com os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).

Participação ativa no evento

Thiago Kuin, Índio da Transparência e Ricardo Nogueira

A Convenção e Campeonato realizados em Santa Catarina reuniu jovens profissionais que buscam oportunidades nesse crescente mercado.

É o caso de Raí Luiz dos Santos e de Israel Luiz dos Santos, que viajaram de Arapiraca, em Alagoas, para a cidade catarinense para conhecer as inovações e se qualificarem para o mercado.

Como eles, muitos outros jovens participaram das palestras e do Campeonato dos Limpadores de Vidros, realizado no segundo dia do evento.

O segundo dia das atividades também abriu espaço para dez expositores do segmento no Brasil e no mundo apresentarem seus produtos para o público.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) foi representada na Convenção dos Limpadores pelo seu presidente, Ricardo Nogueira, e pelo diretor-adjunto de Marketing Digital, Thiago Kuin.

Nogueira ressaltou a surpreendente participação do público, que lotou o espaço de eventos, mostrando a força que o segmento ganha a cada ano.

E para quem gostou da experiência, Índio dá o recado:

“Ano que vem tem mais, e será dentro da Higiexpo. Aguardamos todos vocês.”

Então, não fique de fora dessa oportunidade.

Acompanhe as informações sobre a edição 2024 da Higiexpo, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina.

E faça a inscrição gratuitamente no Informe Higiexpo.

Prepare-se para ter sucesso no mercado da limpeza profissional!

Fonte: Abralimp

Fotos: Thiago Kuin