HospitalMed começa hoje e traz entre seus debates a higienização hospitalar

Feira é oportunidade para conectar cadeia produtiva do setor de saúde; higienização hospitalar é tema que desperta cada vez mais atenção

A HospitalMed, feira de negócios do setor médico e hospitalar do Norte e Nordeste, realiza sua 11ª edição entre os dias 25 e 27 de outubro, no Pernambuco Centro de Convenções, na cidade de Recife.

O evento traz uma programação com mais de 50 eventos simultâneos.

Ademais, conta com mais de 400 marcas e aguarda público superior a 26 mil pessoas.

A feira objetiva conectar profissionais dos segmentos em torno do setor da saúde e toda a cadeia produtiva nacional e internacional com os hubs da região.

“Nosso principal propósito é oferecer um ambiente favorável para as conexões de mercado por meio de ampla grade de programação de conteúdo, espaços produtivos para os negócios e momentos direcionados para o intercâmbio entre especialistas, como investidores, hospitais, laboratórios, clínicas e os mais variados fornecedores e prestadores de serviços”, destaca Rodrigo da Fonte, presidente da HospitalMed.

E no contexto da feira, a higienização hospitalar é tema em pauta.

Feira conecta profissionais dos segmentos em torno do setor da saúde e toda a cadeia produtiva

Limpeza: serviço essencial

Cada vez mais, a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares e unidades de saúde são tidas como serviços essenciais.

Desse modo, volta-se para a prevenção das infecções hospitalares e a segurança do ambiente para pacientes, equipes e todas as pessoas que circulam nessas instalações.

Portanto, é fundamental acompanhar inovações, técnicas e tendências de perto.

Sem dúvida, a higienização hospitalar precisa ser impecável.

Mas para que isso ocorra, os profissionais devem ser capacitados e permanentemente treinados.

Nesse ponto, Heitor Mazziero Fiuza, do Grupo Bralimpia e Renko, se mostra preocupado com o fato de muitos profissionais que trabalham no ambiente hospitalar não terem a devida capacitação e ignorarem as premissas básicas de uma limpeza hospitalar.

“Muitos atuam no segmento sem ter informações suficientes para limpar as áreas de um hospital. É preciso inserir o profissional no conteúdo necessário para a tarefa”, alerta.

Orientar e capacitar

Heitor Mazziero Fiuza, instrutor UniAbralimp

Instrutor voluntário do curso Higienização hospitalar, da UniAbralimp, Fiuza destaca a necessidade de orientar desde a organização da limpeza, com a definição de um procedimento operacional padrão (POP), passando pelo conhecimento sobre áreas críticas e semicríticas e outros conceitos.

Em suma, Fiuza diz ser fundamental dominar tarefas como a montagem de um carro funcional para trabalhar no ambiente hospitalar, prever a dispersão de contaminantes e isolar materiais e áreas.

E afirma que a capacitação é o caminho para entender os cuidados que a limpeza requer.

Sem dúvida, isso exige diferenciar processos em lugares com maior volume de toque, identificar as necessidades das áreas ao redor dos pacientes, bem como a atenção para a própria segurança, com o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Reunir técnica e conhecimento

Fernanda Cerri, gerente operacional da Indeba, reforça que a higienização em ambientes hospitalares é extremamente técnica.

Fernanda Cerri, da Indeba

“É necessário o desinfetante com a classificação correta para hospitais, a técnica correta do procedimento e a montagem dos processos ideais para que a higienização aconteça na frequência e forma corretas. Todos esses fatores são embasados no manual da Anvisa, portanto, sem esses conhecimentos a higienização hospitalar não irá acontecer da forma adequada”, orienta.

Certamente, já se sabe o quanto as superfícies ambientais influenciam na transmissão epidêmica de agentes causadores de infecções.

E o profissional da limpeza é o responsável pela higienização dessas superfícies, seja na remoção de acúmulo de poeira, sujidades e contaminantes biológicos.

Para executar o trabalho, além dos citados EPIs, Fernanda alerta sobre a importância de os profissionais estarem preparados para evitar misturas de produtos que causam intoxicação e sobre os riscos de manipular resíduos de forma errada, que podem levar a sérios acidentes.

Ademais, lembra que as falhas na higienização afetam a todos frequentadores.

Elas aumentam o risco de contaminação e, no caso de pacientes, o tempo de internação, elevando os custos assistenciais e, o efeito mais grave, que seria ir a óbito.

Profissionais precisam de informação

Diante da dimensão que a limpeza tem para a segurança das instalações hospitalares, fica clara a relevância da capacitação e do treinamento.

Portanto, é essencial a participação de quem atua no segmento em feiras e eventos que difundem informações e apresentam o que o mercado traz de novidade e inovação para aprimorar as técnicas e rotinas.

Além da dica sobre a HospitalMed, a revista Higiplus lembra que em 2024 o mercado da limpeza profissional terá a Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental do hemisfério Sul.

Cadastre-se no site da Higiexpo 2024 e receba as informações sobre o evento.

E para garantir o conhecimento no assunto, inscreva-se para a próxima turma do curso Higienização hospitalar.

Oferecido pela UniAbralimp nos formatos online e ao vivo, será nos dias 27 e 28/11.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Divulgação