Abralimp é convidada especial da primeira edição do webinar “Diálogos – Facop”

Entidades abordam os desafios causados pela pandemia, as iniciativas a respeito, além da importância da parceria e as perspectivas para o futuro. 

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) representada pelo presidente, David James Drake, e pela gerente executiva, Denise Cruz, participou da primeira edição do novo programa da Fundação do Asseio e Conservação , Serviços Especializados e Facilities – Facop, empresa associada à Abralimp, o “Diálogos Facop”, transmitido pelo canal no Youtube da Facop. Com o tema “A força de uma parceria e as oportunidades em um cenário de riscos”, o webinar foi realizado na noite de quinta-feira (15/04).

Os valores que determinam como a Facop se estrutura perante à sociedade e ao mercado originaram os temas da nova série, segundo explicou o professor Mário Guedes, coordenador dos cursos de limpeza da Facop. Neste webinar especificamente o enfoque foi dado para “Atitude Empreendedora” e o ODS 17 – “Parcerias e Meios de Implementação”. “Os debates sempre serão correlacionados a um valor institucional Facop e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como base o setor do asseio e conservação”, disse.

Importância da parceria entre as entidades

Para abrir o encontro on-line, Guedes agradeceu a participação dos convidados e passou a palavra para Cássia Almeida, superintendente executiva da Facop, que ressaltou a relevância da parceria de muitos anos com a Abralimp e da ótima relação da Facop com Drake e Denise Cruz, o que facilita a realização conjunta de iniciativas de relevância para ambas as entidades, possibilitando que “caminhem juntas”.

David James Drake inicialmente agradeceu a quem acompanhava o evento on-line. Ele apontou que a Facop é fundamental em algumas das iniciativas da Abralimp, como na participação na elaboração do Manual de Procedimentos de Limpeza Contra a Covid-19, e nos cursos da UniAbralimp, que em breve deverá se tornar uma Fundação, ampliando ainda mais a sua grade para o mercado em geral.  “A parceria entre a Abralimp e a Facop sempre foram importantes e se fortalece cada vez mais”, destacou.

De acordo com o presidente da Abralimp, o mercado de limpeza profissional representa X em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). “No entanto, quando se faz essa mesma relação em outros países, observamos que representa X + Y. Trabalhamos para alcançar este Y e a parceria com a Facop e com outras associações são fundamentais para auxiliar nesta busca”.

Denise Cruz, gerente executiva da Abralimp, contou que a Facop agora é Associada Abralimp.  “Vivemos estes 8 anos e meio vendo a Facop crescendo na educação e desenvolvendo um trabalho social. Agora, mais recentemente, as entidades estiveram juntas em uma reunião com o Instituto Ethos com o mesmo objetivo. Quando os trabalhos são focados no desenvolvimento, não existe uma divisão, existe uma soma”, detalhou.

Segundo Guedes, os valores da Facop “transparência, ​assertividade,​ respeito à diversidade, participação social, sustentabilidade, apoio à cultura, ação estratégica, atitude empreendedora, atitude ética e estética” se unem a missão da Abralimp de “integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza Profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e meio ambiente”.

Desafios da pandemia

A situação vivenciada pela pandemia foi relacionada com as cartas de um baralho por Drake. “Antes da pandemia as cartas estavam em ordem, mas com a chegada desta doença foram completamente embaralhadas. Restaram duas opções: esperar as cartas encontrarem uma nova ordem, “o novo normal”, ou ser mais proativo e tomar atitudes para se reposicionar no mercado”, indicou.

Dando continuidade ao sentido de realizar o que é necessário diante dos contratempos criados pela pandemia, Denise Cruz contou que foram diversas as iniciativas da Abralimp em prol do mercado desde a chegada do vírus ao Brasil. “Rapidamente, formamos os grupos dos Associados no WhatsApp e criamos a primeira cartilha para o nosso setor, orientando sobre como proceder”, disse.

A partir daí, a Abralimp produziu Manuais de Limpeza durante a pandemia de Covid-19 para os mais diversos setores, como escritórios, meios de transportes, instituições de ensino, com o intuito de auxiliar as equipes de limpeza a combaterem o vírus, por meio dos procedimentos de higienização recomendados.

Denise também conta que, devido a pandemia e as recomendações de distanciamento social dos órgãos de saúde e a demanda do mercado pela Higiexpo, há uma grande novidade! “A Higiexpo e o Congresso Higicon ganharam um evento digital em agosto, atendendo ao mercado e proporcionando uma experiência única aos nossos associados, expositores, apoiadores, patrocinadores e participantes em geral e criando mais oportunidades para promover negócios, networking e adquirir conhecimento sobre as tendências e melhores práticas. Chegamos em um modelo muito inovador para o evento digital e convidamos a todos a navegarem na feira, que será uma experiência muito interessante”.

“Será um megaevento on-line, realizado pela primeira vez em parceria com o Congresso & Expo Abrafac, gerando um encontro de dois setores de ampla representatividade para a economia do País: facility management e limpeza profissional’, complementou. Já em agosto de 2022, a Abralimp irá contar com a tradicional feira Higiexpo e o Congresso Higicon no São Paulo Expo, com dois pavilhões.

A gerente executiva da Abralimp ressalta que fica da pandemia um legado da grande oportunidade de inovar e adaptar as ações. “Tivemos lançamentos de livro, de EaD, cursos abertos para todo o País, inovamos por meio da revista Higiplus com entrevistas, webinars e isso tudo é uma oportunidade única que estamos vivendo juntos. O resultado é fantástico para as pessoas, empresas e quem está em conjunto no dia a dia”.

Profissionalização do setor de limpeza

As associações também discorreram sobre como a Facop e a Abralimp, que promovem a profissionalização do setor de limpeza, por meio de cursos, foram impactados pela pandemia e como se reinventaram e, principalmente, das necessidades de valorizar os profissionais que atuam nesta área.

O mundo virtual já existe há anos e muita gente tinha uma barreira, ressaltou Drake. “Essa pandemia trouxe uma revolução virtual. Facop e a Abralimp foram muito rápidas para utilizar as ferramentas necessárias para dar continuidade aos cursos de maneira virtual. Uma vez que a barreira do universo virtual foi quebrada, não tem mais volta”.

Um dos pontos positivos deste formato de Ensino a Distância segundo ele, é que o público era bem restrito a São Paulo e Paraná. Com a ampliação dos cursos da UniAbralimp na modalidade virtual, profissionais dos quatro cantos do Brasil e do mundo puderam ter acesso ao conteúdo ministrado.

Falando de futuro

Cássia Almeida ressalta que a Facop é especialista na operação e a Abralimp na gestão e no administrativo. Desta forma, tantas outras oportunidades podem surgir por meio desta parceria. “O profissional da limpeza não parou e o nosso compromisso e o que mais nos motivou foi manter o contato e dizer que estávamos juntos”, disse.

Denise Cruz complementou com a fala de que “um mercado maduro só se faz com pessoas qualificadas, então que possamos qualificar quantas pessoas pudermos”, concluiu.

Por sua vez, Drake lembrou das similaridades de ambas as associações e ressaltou a certeza de estarem fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas, especialmente fora das grandes cidades. “Já ouvi agradecimentos sobre essa relevância para que conseguissem manter o trabalho durante a pandemia”, afirmou.

Ao final do webinar, ele entregou virtualmente o certificado de filiação da Abralimp para o Facop e parabenizou Cássia Almeida pelo aniversário na mesma data do evento.

Para assistir ou rever o webinar, acesse aqui ao canal da Facop no Youtube!

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: FACOP.