Sinalização de áreas em manutenção: fique de olho nos pontos essenciais

É preciso ficar atento às sinalizações que devem ser feitas para quem circula em ambientes que estão sendo limpos   

Na hora de fazer a limpeza de um ambiente, além de ficar de olho na qualidade dos produtos utilizados ou no tipo de trabalho que deve ser feito ali, há um outro ponto essencial para a segurança de colaboradores e para quem circula nesses ambientes: a correta sinalização de áreas em manutenção.

Chamados de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), esses itens são uma forma de segurança coletiva.

Portanto, eles garantem a integridade de pessoas, instalações e equipamentos.

Ariane Carolina Rompato Passos, da Rompassos Serviços

“Deve ser sinalizado bloqueio ou proibido trânsito de pessoas”, explica Ariane Carolina Rompato Passos, sócia-diretora da Rompassos.

“Serve para atentar o colaborador a possíveis riscos ou prevenção de riscos. Evitar acidentes”, acrescenta.

As placas de sinalização são fundamentais para o dia a dia das equipes de limpeza e manutenção.

Elas são uma das formas mais simples e eficazes de manter um ambiente mais organizado e seguro.

Assim, manter uma boa comunicação visual é uma preocupação central para prevenir possíveis intercorrências nas áreas de limpeza.

Placas têm a função de direcionar e avisar que aquele ambiente passa por uma manutenção.

“Em uma limpeza ou manutenção, devem ser sinalizados os riscos aos quais os usuários do local estão sujeitos e que necessitam de atenção e cautela, sejam eles relacionados a uma queda, a um ambiente provisoriamente interditado ou uma área em manutenção”, afirma Mateus Scalfo, diretor da JSN.

Cada placa em seu lugar

De uso obrigatório em todo o território nacional, em atendimento ao disposto pelo artigo 6º, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor, as placas de sinalização de higiene e limpeza devem ser utilizadas em lugares de circulação pública.

A legislação exige, por exemplo, o uso em hospitais, shoppings, escolas, hotéis e indústrias.

Não ter sinalização nesses ambientes de grande circulação, pode acarretar acidentes – um escorregão no piso molhado, por exemplo, ou um vaso sanitário solto.

Não só é obrigação, mas também uma forma de proteger seu negócio de acidentes com frequentadores.

“A sinalização adequada em áreas de manutenção e limpeza é fundamental para proteger a saúde, segurança e a integridade física das pessoas expostas aos riscos sinalizados. A sinalização adequada dos riscos, além de prevenir acidentes pessoais e proteger os equipamentos sob manutenção, resguarda o próprio estabelecimento comercial da responsabilidade civil pelo descumprimento do dever de segurança”, completa Scalfo.

Sinalização deve seguir cores e respeitar critérios específicos

Conhecer a sinalização correta

Os EPCs contam com cores específicas, seguindo as orientações da NR 26 (Norma Regulamentadora).

Dessa forma, toda sinalização usa cores vibrantes, como verde, vermelha, amarela, laranja e azul. Cada uma delas para um fim específico.

A amarela, muito conhecida, representa cuidado, sendo utilizada na sinalização de áreas de risco, por exemplo.

Enquanto isso, a azul destaca avisos e ações obrigatórias.

“A mensagem de advertência deve ser clara, objetiva e destacar com eficiência o risco ao qual as pessoas sujeitar-se-ão”, afirma Scalfo.

No entanto, do lado do consumidor, Scalfo ressalta que é importante entender a sinalização e se é feita de forma adequada.

Segundo André Poloni Menezes, diretor da Líder Limpe, dentro do contexto da limpeza profissional, entre as sinalizações mais importantes está a placa para sinalização de piso molhado durante as atividades de limpeza de pisos.

“A forma mais correta de ser utilizada é em locais de passagens de pessoas, como corredores, escadas e próximo da entrada e saída das portas de banheiros e salas em geral”, explica.

Para cada rotina, uma sinalização específica

André Poloni Menezes, da Líder Limpe

Ademais, Menezes ressalta que no caso de limpeza de corredores recomenda-se dividir o corredor ao meio e a sinalização anteceder onde as atividades são realizadas.

“Uma metade será limpa enquanto a outra metade fica livre para o trânsito de pessoas. E a placa tem que estar sempre próxima às portas e conforme a limpeza avança, a sinalização do local deve seguir da mesma forma”, completa.

Contudo, cada atividade realizada na limpeza pode exigir a utilização de outras medidas como a utilização de cones de sinalização e fita zebrada para interdição parcial da área ou para total isolamento em atividades de limpeza com a utilização de escadas, andaime e plataformas elevatórias.

Afastar riscos

Em suma, a sinalização aponta para as pessoas a necessidade de ter atenção e seu dever de transitar de forma mais consciente.

“E para os clientes mostra que a empresa contratada trabalha de forma profissional respeitando a segurança e saúde dos seus colaboradores e de terceiros”, ressalta Menezes.

Vale lembrar que os riscos associados a falta de sinalização de segurança ou uma sinalização deficiente envolvem acidentes contra a vida humana.

“Como consequência de acidentes do trabalho a empresa prestadora de serviço fica responsável em realizar os devidos procedimentos de atendimento ao acidentado e, no caso de envolver terceiros no local, a empresa juntamente com o contratante poderá ser processada, causando assim prejuízos financeiros a ambas as partes como pagamento de indenizações e outros custos”, adverte Menezes.

Para saber mais sobre as melhores práticas da limpeza profissional, confira a programação de cursos da UniAbralimp.

Veja também a videoaula Segurança no Trabalho.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Abralimp / Divulgação