Cebrasse homenageia parlamentares comprometidos com a defesa do setor de serviços

Oitava edição do prêmio destaque parlamentares reconhece quem sempre deu apoio para o setor e para a pauta do emprego

Parlamentares que trabalham pela geração de empregos foram homenageados pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), na última segunda-feira, 4/12, com a entrega do VIII Prêmio do Setor de Serviços – Destaque Parlamentar.

Foram premiados os deputados federais Zé Trovão, Domingos Sávio, Fernando José de Souza Marangoni, Coronel Telhada, Luiz Gastão, Renata Abreu e o senador Laércio Oliveira.

João Diniz, presidente da entidade, ressaltou a importância da luta de quem representa a população em relação à reforma tributária, com vistas a evitar o aumento da carga tributária para o setor de serviços.

“Todos acompanharam o enorme trabalho da diretoria da Cebrasse na discussão de temas de relevância para o setor de serviços durante todo o ano de 2023. E a caixa de ressonância destes diálogos e questionamentos foi o Congresso Nacional. A atividade principal, a atuação parlamentar em várias pautas do setor de serviços, foi a mais determinante para desencadear uma série de interlocuções, seja na Câmara Federal ou no Senado, no sentido de colocar suas reivindicações e sugestões de aprimoramento das questões que foram discutidas nas duas Casas Legislativas”, afirmou Diniz.

Segurança para os negócios

Renato Fortuna, vice-presidente da Cebrasse, destacou a urgência de criar ambientes estimulantes ao empreendedorismo.

Ademais, falou da importância de promover um ambiente jurídico seguro e propício aos negócios.

Segundo Fortuna, cada um dos agraciados com o prêmio representa o compromisso com a inovação, a excelência e a responsabilidade social, valores essenciais para o crescimento sustentável do setor de serviços.

“Que o prêmio inspire a continuar trabalhando pela construção de um setor robusto e comprometido com o desenvolvimento do Brasil”, disse na abertura da cerimônia de entrega da premiação.

Entre os membros do legislativo que mais se destacaram e foram homenageados está o senador sergipano, Laércio Oliveira, que destacou: “esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação em defesa da pauta do emprego, que todos sabem que é a minha principal defesa. Eu quero dividir essa homenagem com todos os sergipanos”.

Prêmio Cebrasse enaltece esforços de políticos em prol do setor de serviços

Reforma tributária, luta constante

O deputado Marcos Antonio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, manifestou sua preocupação com a reforma tributária que, embora tenha a proposta de simplificar, pode ter uma conta mais pesada para o setor de serviços e os empregos.

“A reforma tributária necessária para um país é aquela que desonera a folha, tira encargos e dá crescimento para o pequeno, médio e grande. Se não houver empreendedor não existe mão de obra”, pontuou.

A mesma preocupação é compartilhada pelo deputado Fernando José de Souza Marangoni, que participa da comissão de indústria, comércio e serviço da Câmara e foi um dos homenageados.

Ele falou da expectativa da apreciação dos vetos de desoneração da folha, pela Câmara dos Deputados, e acredita que serão derrubados pelos parlamentares.

Um olhar para o setor de serviços

Marangoni disse que é necessário assumir o compromisso com o setor de serviços e que é preciso ter atenção para o detalhamento ao novo modelo constitucional “que se dará pelas leis complementares e ordinárias”.

“É importante que setores produtivos acompanhem e mantenham diálogo constante com o parlamento”, enfatizou.

O também deputado federal, Coronel Telhada, destacou a importância de trabalhar com transparência e com total disposição pelo povo brasileiro.

“Esse prêmio aumenta nossa responsabilidade com o trabalho para a população brasileira”, expressou.

Minimizar os impactos indesejáveis

O deputado federal Domingos Sávio (PL), que é presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, foi mais um a expor sua preocupação com a reforma tributária.

Em sua análise, as mudanças podem levar a uma grande crise de trabalho no Brasil.

“Não é possível uma reforma tributária que queira tratar de maneira igual situações desiguais. O setor de serviços que já é tão sobrecarregado com a folha onerada”, disse ao destacar o prêmio como o trabalho em prol da geração de empregos.

O deputado Luiz Gastão, ligado ao setor de serviços, defende uma reforma tributária que não seja injusta para um setor, razão pela qual a legislação complementar deve ser estruturada para fazer justiça.

Para a deputada federal Renata Abreu não se pode ignorar o fato de o setor de serviços ser um dos que mais empregam e defendeu a importância da mobilização de todos os parlamentares para “salvar empregos”.

Entidades lutam por direitos e oportunidades

Representantes da diretoria da Abralimp (na foto Denise Cruz e Nathalia Ueno) prestigiam evento de premiação da Cebrasse

O presidente da Cebrasse comparou que o Brasil é um país caro e que a demanda para as representações governamentais é no sentido de que seja amenizado o impacto da reforma pela desoneração de folha.

Com 19 anos de atividade no setor de serviços, a Cebrasse reúne aproximadamente 80 entidades empresariais da prestação de serviços, entre federações, sindicatos, associações, institutos e conselhos de classes, de 25 segmentos de prestação de serviços, envolvendo cerca de 900 mil empresas que geram 9 milhões de empregos formais.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) também segue acompanhando a questão e à disposição de seus associados para que juntos possam defender as causas do setor.

O atual presidente da Abralimp, Ricardo Nogueira, um defensor da aproximação da entidade com as demandas políticas que impactam no setor, enfatizou a necessidade do olhar dos parlamentares.

“Somos uma fatia de grande importância da economia do país e é preciso ter essa atenção com as urgências e demandas do setor de serviços. A Abralimp está próxima das questões políticas e atenta aos movimentos que podem interferir no mercado da limpeza profissional”, declarou Nogueira.

Evento reúne empresários, entidades e políticos ligados ao setor de serviços: Fabiano Barreira da Ponte (Seac-CE), deputado Luiz Gastão, João Diniz (Cebrasse) e Ricardo Nogueira (Abralimp)

A entidade parabeniza a iniciativa da Cebrasse com o prêmio, que é um instrumento para enaltecer quem atua em favor do cidadão brasileiro.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação Cebrasse (João Shinkado e Mauricio Rumens) / Divulgação Abralimp