Detalhamento automotivo: o que é e seus benefícios

Como o próprio nome já diz, é o serviço que vai cuidar em detalhes da limpeza e conservação, deixando com aquela aparência de carro zero km

Detalhamento automotivo é o serviço de estética do veículo, também conhecido como car detailing.

Vai além da lavagem e limpeza comuns, pois visa transformar a aparência do carro, devolvendo-o ao dono em perfeita condição de limpeza e higienização, e com o visual de veículo novo.

Thiago Kuin, diretor adjunto de Marketing Digital da Abralimp, conta que o detalhamento automotivo ganhou força nos últimos dois anos, tanto pelo fato de o brasileiro ser um apaixonado por carros como pela alta de preços, inclusive dos veículos populares, o que faz com que as pessoas tenham maior cuidado com o seu bem para mantê-lo valorizado.

Thiago Kuin, diretor adjunto de Marketing Digital da Abralimp

Pode-se dizer que o profissional que realiza o detalhamento faz a diferença em relação aos serviços comuns de lavagem e até de reparos de pintura, pois reúne técnicas e ferramentas para fazer todo o embelezamento do carro.

“Entra a figura do detailer, que é o profissional da área de estética especializado em todas as superfícies do auto”, pontua Kuin.

O detalhamento pode incluir mais de 30 serviços, como restauração de faróis, lavagem da caixa de roda, verniz de motor, revitalização das peças plásticas, higienização e proteção de bancos de couro.

“É um universo de processos que abrange da lavagem rápida até a aplicação de técnicas mais complexas”, destaca Kuin.

Mais qualidade e benefícios

Tarcisio Vaglieri, fundador da Veneto Studio Automotivo, explica que a inovação trazida pelo detalhamento automotivo só é possível pela especialização em processos, produtos e superfícies para realizar um serviço com qualidade.

“Na estética automotiva priorizamos a qualidade e não o tempo que leva para a execução do serviço”, destaca Vaglieri.

Tarcisio Vaglieri, da Veneto Studio Automotivo

Ele explica que se trata de uma limpeza mais conservadora e com menos agressividade, o que permite aumentar o tempo de vida útil “sem degradar superfícies e mantendo o carro bonito por muito mais tempo”.

Embora muitos não saibam, o processo de lavagem é algo agressivo, que leva ao desgaste das superfícies.

A lavagem comum pode riscar, manchar, oxidar superfícies, agredir os bancos.

Desse modo, técnicas e produtos adequados garantem o equilíbrio entre a agressividade química e a mecânica de esfregação.

“Costumo dizer que existem três pilares do tratamento do carro na estética automotiva: limpeza, tratamento da superfície e a proteção para dar durabilidade”, pontua Vaglieri.

A proteção é um dos destaques na opinião de Vaglieri.

Ela confere maior longevidade para as superfícies, mantendo o bom estado de conservação mesmo após outras lavagens.

Um projeto para cada carro

Estética automotiva: limpeza, proteção e aumento da durabilidade do veículo

Outro diferencial apontado por ele é a realização do diagnóstico, que direciona para o tipo de limpeza em função do grau de sujidade.

Além disso, permite saber a expectativa de cada cliente, com os problemas que mais incomodam no veículo, para, desse modo, projetar a execução e entregar o serviço esperado.

“O detalhamento é um trabalho artesanal e, portanto, é importante entender o que o cliente valoriza no seu carro. Alguns preferem o interior totalmente limpo e higienizado; outros querem ver o brilho na pintura”, compara Vaglieri.

De modo geral, o detalhamento automotivo é procurado por clientes exigentes e que prezam pela durabilidade do veículo.

“É uma evolução da limpeza, com muitos benefícios e o consumidor percebe o quanto a estética automotiva cuida do carro como um todo”, pondera Vaglieri.

Mercado que se abre

Carlos Grillo Leone, diretor de Marketing e Relacionamento da Abralimp

Carlos Grillo Leone, diretor de Marketing e Relacionamento da Abralimp, conta que pequenas oficinas começam a acrescentar o detalhamento em seu modelo de negócio.

Também novos empreendedores estão de olho na atividade, uma vez que requer poucos equipamentos e produtos, e um pequeno espaço físico para iniciar.

“É um mercado teoricamente mais simples de entrar pela questão do espaço físico e dos recursos iniciais. Além disso, o próprio dono pode se especializar para executar o serviço e cuidar da demanda” pontua Leone.

Contudo, não existe uma única capacitação.

Cada detalhe do veículo pede um conhecimento específico.

Aprender os melhores processos e produtos para limpar estofado; polimento; limpeza de vidros; e impermeabilização são alguns exemplos.

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves, da MBA Química

E são muitos os produtos disponíveis no mercado para limpeza e embelezamento dos veículos automotivos.

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves, da MBA Química, diz que as novidades não param nesse segmento, seja em relação a produtos para tratamento externo como interno de carros.

Ceras revitalizantes, produtos para reparação e brilho, gel silicone para proteção, sem falar nos destinados à higienização interna são itens que recebem inovações e com grande procura tanto por empresas especializadas como pelo usuário final.

Segundo Ana, a lavagem e a limpeza sempre lideraram a procura por produtos, mas itens voltados para a estética automotiva também têm sido  procurados.

Opção mais ecológica

A lavagem ecológica é outra boa opção para a estética automotiva.

Além de economizar água, ela é realizada peça a peça, quimicamente menos agressiva e uma alternativa prática em termos de espaço para realização.

“É segura e tem a mesma eficiência de outros processos de lavagem, basta ajustar a técnica”, afirma Vaglieri.

Para quem ficou interessado em atuar no segmento, a UniAbralimp oferece boas opções de cursos que auxiliam na preparação profissional.

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Fonte: Abralimp

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