5 passos para realizar a limpeza no ambiente de trabalho

Organização e equipe treinada são apenas algumas das necessidades apontadas por especialistas da área                            

A limpeza do ambiente de trabalho não é apenas a tarefa de recolher papéis, passar um pano naquele café derramado ou coisas do tipo.

É preciso se atentar aos mínimos detalhes, com uma limpeza profunda do espaço, todo dia.

Afinal, limpeza corporativa pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus, indica o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Siemaco-SP).

E vai além: “com o retorno das atividades pós-pandemia, as pessoas voltaram a ficar mais tempo no seu local de trabalho”, diz Leandro Valim Pedroso da Rocha, da CSG Serviços.

“Estar em um ambiente limpo é fundamental à saúde física e mental, favorecendo a qualidade de vida do quadro de colaboradores. Sem contar que ter um ambiente de trabalho limpo promove a boa imagem da empresa e o bom andamento das rotinas de trabalho. Os ambientes organizados têm melhor acessibilidade para documentos, equipamentos, assim como o fluxo de pessoas”, diz Rocha.

Confira, abaixo, 5 passos para manter a limpeza do ambiente de trabalho.

1. Seja organizado

Para começo de conversa, a equipe de limpeza precisa ter controle daquele determinado ambiente. Ou melhor, organização.

Dentre outras coisas, é importante fazer um levantamento de todas as áreas em metragem, tipos de superfícies existentes, equipamentos e produtos necessários. Isso ajuda a se preparar.

Ademais, é preciso ter “adoção de rotinas, procedimentos padronizados e definidos em conjunto com os personagens e dinâmicas de cada local.

Cronogramas de limpezas específicas, como vidros, ar-condicionado e pisos, alinhados previamente”, diz Fernanda Corrêa, coordenadora do setor de inovação da Cootravipa.

Além disso, vale se organizar para realizar as tarefas de limpeza em concomitância aos horários de intervalo, paradas e reuniões.

“São excelentes oportunidades para otimizar as dinâmicas de limpeza nos ambientes de trabalho”, explica Fernanda.

2. Siga um processo de manutenção da limpeza

Um ambiente de trabalho está sempre em movimentação.

As pessoas circulam, produzem mais lixo, fazem sujeira. Por isso, a equipe precisa estar sempre atenta.

“A limpeza deverá ser diária no que tange a recolhimento de lixo, limpeza de mesas e estações”, diz Rocha ao destacar que, quando se tratar de banheiros e/ou vestiários, a limpeza deverá ter maior frequência “em razão da maior possibilidade de contaminação”.

A equipe de limpeza precisa entender o melhor momento para atuar.

“Se a tarefa de conservação durante o dia estiver sendo seguida, com retoques, abastecimentos, rondas efetivas, o ‘manter’ estará sempre sendo executado”, diz Fernanda.

Contudo, ela lembra que é preciso entender a dinâmica do ambiente de trabalho e “encaixar” o que melhor se adequa: limpeza antes da jornada de trabalho da empresa ou ao término, garantindo que tudo fique impecável para o outro dia.

Com isso, é esperado que os pontos cruciais de limpeza, no dia a dia, estejam sempre seguindo os padrões.

“Alguns pontos acabam sendo de importância unânime em qualquer ramo de atividade, como a higienização diária dos banheiros, troca dos lixos sempre que for necessário, desinfecção de corredores e salas, limpeza de cantos, paredes e rodapés. As estações de trabalho, como mesas e computadores, também precisam ser higienizadas com frequência”, explica Ana Cristina Chiarion Petrini, gerente operacional da empresa A Executiva.

3. Tenha clareza de processos

A equipe de limpeza é uma parceira.

Por isso, deve existir uma troca: funcionários e executivos da empresa contratante precisam ser orientados sobre pontos que devem ser observados no dia a dia para ajudar a manter a limpeza.

“Entendo como crucial nessa parceria as orientações básicas da prestadora de serviço junto ao seu cliente, como, por exemplo, evitar se alimentar em estações de trabalho e manter alimentos, remédios e outros produtos que não fazem parte do ambiente de trabalho”, contextualiza Rocha.

“A limpeza não depende apenas das auxiliares de limpeza, já que é de responsabilidade de todos a preservação do patrimônio em que trabalham”, diz Ana ao completar: “se não houver conscientização de todos, o ambiente dificilmente permanecerá limpo”.

A limpeza eficiente exige técnica, bons equipamentos e capacitação para a tarefa

4. Tenha bons equipamentos

Tudo isso não adianta, porém, se a equipe de limpeza usar produtos ultrapassados ou de baixa qualidade.

Tais produtos podem até causar a sensação momentânea de limpeza, mas não é a mesma coisa.

A olho nu, parece tudo limpo, mas nem toda sujeira é removida.

“É importante a redução ou substituição de produtos convencionais por produtos sustentáveis e com uma tecnologia mais avançada”, diz Fernanda.

Segundo ela, produtos com eficiência na higienização e que alcancem bons resultados em diversas superfícies ou no maior número delas são importantes para a conservação dos ambientes.

Também orienta para evitar operações que dependam de enxágues, do uso de dois ou mais produtos para finalizar o serviço, que gerem ruídos ou que precisem de grandes movimentações.

5. Conte com boas equipes

Por fim, reforçar aquilo que é o mais importante: contar com profissionais qualificados no dia a dia da limpeza.

“Às vezes, com a falsa ilusão de economizar no curto prazo, as pessoas podem optar por fazer, elas mesmas, essas atividades ou contratar empresas que cobram preços mais baixos, mas não oferecem um serviço eficiente e seguro, trazendo resultados insatisfatórios, custos maiores no longo prazo e até mesmo a ocorrência de acidentes e aumento do passivo trabalhista”, explica Rocha.

Fernanda defende que a contratação de serviços de limpeza profissional garante ao cliente qualidade na execução e na entrega do serviço.

“É preciso ter profissionais treinados, supervisão, produtos e equipamentos alinhados a cada tipo de atividade”, conclui Fernanda.

Gostou das dicas para manter o ambiente de trabalho limpo e em ordem?

Para conhecer empresas prestadoras de serviços no segmento, que possam atender com eficiência e qualidade, acesse a relação de associados à Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).

Consulte aqui as empresas associadas.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Unsplash