Você sabe como limpar ACM?

ACM é um tipo de revestimento cada vez mais usado e a limpeza requer técnica e produtos específicos                                         

ACM é uma categoria de material usada nas fachadas de edifícios e de todos os tipos de estabelecimentos comerciais.

E à medida que o seu uso cresce, também a procura pela limpeza e tratamento adequados é ampliada.

Quem entende do assunto garante que a limpeza é tranquila e que o revestimento conta ainda com processos de revitalização.

Mas o que é o ACM?

Cristina Magalhães, da Bellinzoni Brasil

A sigla que dá nome ao revestimento significa Aluminum Composite Material (em português, material composto de alumínio).

Cristina Magalhães, diretora comercial da Bellinzoni Brasil, explica que o painel é formado por duas placas de alumínio com um núcleo de polietileno, “conferindo leveza ao material”.

Entre as características estão: uso externo e interno, isolamento acústico e flexibilidade, o que o leva a integrar, atualmente, muitos projetos arquitetônicos, diz Cristina.

Desgaste e sujidades

Todavia, por ter seu uso nas fachadas, a exposição ao tempo, sol e poluição afeta a aparência e aumenta o acúmulo de sujidades.

Além disso, a baixa qualidade de alguns revestimentos encontrados no mercado acelera a aparência desgastada.

Fabiano Polak, diretor Científico e de Tecnologias da Nano4you, explica que o sol é um dos vilões por degradar a cor.

Contudo, o mercado oferece produtos, com aplicação da nanotecnologia no seu desenvolvimento, capazes de revitalizar e devolver a cor original.

Sem dúvida, também é importante não deixar acumular a sujeira para não dificultar a limpeza e tratamento.

Limpar ACM em poucos passos

Fabiano Polak, da Nano4you

Segundo os especialistas no assunto, teoricamente, a limpar ACM seria fácil, a partir do uso de detergente neutro e água, com o cuidado de não usar material abrasivo na aplicação.

Entretanto, para remover fuligem e poluição, muitos ignoram as recomendações e aplicam produtos mais fortes, o que acaba degradando a superfície.

“É importante escolher o desengraxante adequado, sendo que o mercado oferece opção com base vegetal, 100% biodegradável, capaz de remover a poluição e fuligem, deixando a fachada limpa para receber o revestimento de proteção”, diz Polak.

Ademais, existem produtos que conferem proteção à superfície quando aplicados após a limpeza, repelindo os efeitos dos agentes externos.

Renovar e revitalizar

Fachadas são recuperadas, aparência e cor ganham condição de novas

No entanto, quando a cor já foi afetada ou o revestimento apresentar aquela aparência envelhecida, com deteriorações, existem meios para devolver a beleza inicial.

Cristina explica que a revitalização é uma opção para as peças que não apresentam riscos, perfurações ou estragos mais graves.

Porém, quando o ACM está desgastado ou com arranhões o processo de restauração é uma saída.

“Estudos permitiram desenvolver produtos com ceras e abrasivos especiais para o polimento”, destaca Cristina.

Polak também informa que as tecnologias de revitalização são avançadas e permitem que o produto entre em contato com a superfície degradada recuperando a cor.

Nesse processo, o titânio vem sendo utilizado como um nano revestimento para revitalizar e manter a cor.

“O tratamento é visível e além de revitalizar possui componentes que transformam a performance do ACM”, relata Polak.

Desafio de capacitar profissionais

Contudo, se a tecnologia auxilia o mercado com produtos que dão a aparência nova ao ACM, Cristina ressalta que um dos desafios é capacitar pessoas para entender sobre os materiais disponíveis e identificar as patologias para a correta aplicação de cada produto.

Giovanna Sofia da Silva, da Loja do Profissional

A capacitação inclui entender o uso da politriz, quando necessário, as normas para limpeza de fachada e, com destaque, as regras de segurança do trabalho, fundamental para a atividade que envolve a execução de serviços em locais altos.

Giovanna Sofia da Silva, assistente de Marketing e Eventos e responsável pelos treinamentos da Loja do Profissional, conta que é crescente a busca por conhecimentos sobre como limpar ACM.

Segundo Sofia, é um trabalho relativamente fácil de aprender para quem já atua no ramo.

“A limpeza e o tratamento são trabalhos rápidos, com produtos de pronto uso. Porém, o que demanda atenção é o procedimento”, destaca Sofia.

Atenção com a segurança

Em suma, Sofia explica que os treinamentos focam em transmitir a técnica e o adequado uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) tanto pela manipulação e cheiros dos produtos quanto pelos acessórios necessários para aplicação em fachadas altas.

Ela ressalta a importância de conhecer as superfícies próximas ao ACM antes da aplicação dos produtos, a fim de evitar possíveis deteriorações.

De modo geral, existe um grande interesse de profissionais para ingressar nesse mercado, principalmente daqueles que já atuam na limpeza de vidros.

E o leitor, viu no ACM uma nova oportunidade de negócio para seu empreendimento?

Qualquer dúvida, fale com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Os grupos das Câmaras Setoriais são um bom lugar para trocar experiências.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação