“O Brasil tá vendo!” Reality Show da Limpeza Profissional colocou em pauta a importância da qualificação

Com muitas disputas, treinamentos e debates, semana de atividades na casa do reality show foi agitada e produtiva

O primeiro Reality Show da Limpeza Profissional, realizado entre 23 e 29 de janeiro, conquistou o público e atingiu o objetivo de ampliar a visibilidade do mercado.

Sergio Gracietti Hoefling e Daniela Weyh, organizadores do evento, destacam que o programa permitiu mostrar para o contratante e o público em geral os critérios para fazer a limpeza e a importância da profissionalização.

Sergio Gracietti Hoefling e Daniela Weyh, organizadores do Reality Show

“Recebemos muitos comentários sobre o quanto as pessoas se surpreenderam com tudo o que existe para o mercado de limpeza profissional”, destaca Hoefling.

Mais de cinco mil pessoas acompanharam o Reality Show, votaram e participaram pelo chat.

O evento reuniu oito Big Cleaners – empresários do setor, que passaram a semana em uma casa.

Disputaram provas de limpeza pós-obra, mecanizada, de vidros, higienização de estofados, restauração de superfícies e a grande final com a disputa no Quiz de Limpeza Profissional.

A vencedora, Dara Litz Soares, diz ter sido desafiador participar, entrar na casa para permanecer a semana com pessoas até então estranhas, e ressalta que a experiência foi muito boa.

Lutar pela profissionalização

Dara conta que foi motivada a participar pelo propósito do evento, que é alavancar o nível da limpeza profissional.

Dara Litz Soares, vencedora do Reality Show

“Sofremos muito com pessoas que se aventuram na atividade e isso me levou a fazer a inscrição para mostrar a importância da profissionalização”, pontua Dara.

Sobre a vitória, ela resume em uma palavra: gratidão.

“Sem sombra de dúvida, gratidão é a palavra. Ela atrai coisas boas, move barreiras. Saio muito honrada de levar o prêmio e trazer na bagagem o que aprendi.”

Abralimp como apoiadora institucional

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) foi a apoiadora institucional de divulgação dessa primeira edição do reality.

A Live Especial do Reality, realizada no sábado 28/01, teve a participação de Ricardo Nogueira, presidente da Abralimp.

Ao falar sobre a entidade, Nogueira disse que ela é o guarda-chuva que agrega toda a cadeia produtiva do setor.

Ricardo Nogueira, presidente da Abralimp

“A Abralimp busca levantar a régua e promover a profissionalização e a qualificação do setor. Conseguimos pela união. Isso é o que o associativismo promove. Fora somos concorrentes, mas nos unimos com objetivos comuns, potencializando a troca de experiências e a força para conseguir pleitos nas esferas públicas”, ressaltou Nogueira.

A entidade também marcou presença no encerramento do evento, representada por Ana Claudia Marigliani Chelucci, coordenadora de cursos da Fundação UniAbralimp.

Premiando o esforço

Cada um dos quatro finalistas foi premiado pela UniAbralimp com uma bolsa de estudos, válida por um ano.

“É nossa contribuição para que possam continuar buscando a qualificação, crescer e se desenvolver no mercado de limpeza profissional, transmitindo conhecimento aos clientes e parceiros”, enfatiza Ana.

Ana Claudia, da UniAbralimp, entrega certificado da bolsa de estudos para Dara

Durante a Live Especial, o presidente da Abralimp já havia anunciado a disponibilização para os espectadores do acesso gratuito ao curso EAD de Técnicas de Limpeza.

Nogueira pontuou que o investimento na limpeza permite a economia por meio de máquinas e produtos que são mais eficientes e adequados, levando, portanto, a um custo final menor.

Para Hoefling, é importante mencionar um ponto em comum entre os participantes que disputaram a final: a busca pelo conhecimento.

Fique de olho na edição 2024 do reality

O sucesso do reality deu a largada para os preparativos da edição 2024.

Com prêmio em dobro (R$ 20 mil), a inscrição será aberta a todos os prestadores de serviços do mercado de limpeza profissional.

Também o número de pessoas na casa será ampliado. A proposta inicial é de 12 participantes.

A seletiva tem início em março e, desta vez, será por meio de testes que os organizadores farão a escolha dos Big Cleaners.

Hoefling convida empresas e marcas a conhecerem o projeto e a se engajarem nas ações.

“É necessário fazer com que o prestador de serviço visualize o quanto o mercado de limpeza tem amplitude e a importância de buscar conhecimento”, considera Hoefling.

Favorecer a troca de experiências

Nesse mesmo esforço, a Abralimp promove diversas iniciativas para ampliar o fornecimento de conteúdos, manuais e cursos para quem atua ou pretende ingressar na área.

Em 2023, a entidade tem entre suas metas realizar encontros em outras regiões do País, a fim de aproximar cada vez mais os profissionais e ampliar a troca de experiências.

Nogueira destacou na Live transmitida durante o reality a importância da participação nas câmaras setoriais da entidade e anunciou a possibilidade de lançar novas câmaras para segmentos específicos do mercado.

“Procure a Abralimp para entender um pouco mais sobre a força da união. Sobre como fomentar o mercado, promover a valorização e aculturar o contratante”, convidou Nogueira.

Acompanhe pela revista Higiplus as novidades sobre o reality e muitas outras informações deste movimentado mercado.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação