CURIOSIDADES DA LIMPEZA: Conheça inventores que transformaram a limpeza

A necessidade de desenvolver facilidades serviu de estímulo para inventores que mudaram a forma de executar a limpeza           

Muitos produtos, máquinas, equipamentos e acessórios foram inventados para facilitar, transformar e agilizar a limpeza.

Alguns resultam de estudos, outros surgiram pelo brilhantismo de seus inventores e existem até as descobertas creditadas ao acaso.

Veja aqui alguns inventores e curiosidades sobre artigos que foram criados e revolucionaram a forma de executar a limpeza.

Nicholas Leblanc

O sabão para uso na limpeza ganhou mundo com a descoberta de Nicholas Leblanc, o francês que conseguiu isolar a soda cáustica, levando ao hidróxido de sódio, potente desengordurante para produzir sabão. Com isso, o sabão tornou-se um artigo mais barato e passando para a produção em escala. Isso ocorreu em 1791. No ano seguinte, em Marselha, na França, a qualidade e pureza do sabão foi estabilizada por meio do processo químico apresentado por Leblanc. Tal fato levou o governo francês a emitir o decreto “Savon de Marseille”, pelo qual todo sabão obedeceria ao processo de fabricação para ter a certificação.

Sir James Murray Spangler

Em 1907, James Murray Spangler, um zelador, inventou o dispositivo precursor do aspirador de pó moderno. Em suma, ele uniu uma caixa de sabão, um ventilador elétrico e um lençol para criar um aparelho capaz de sugar a poeira e a sujeira do chão. Considerado o inventor do primeiro aspirador elétrico portátil comercializado para o uso doméstico.

Alfred Kärcher

O engenheiro alemão, fundador da empresa Kärcher, desenvolveu a primeira lavadora de alta pressão em 1950, revolucionando a limpeza de superfícies externas, como fachadas de edifícios e pátios. Foi a primeira lavadora de alta pressão de água quente da Europa e a ideia foi pioneira no campo da tecnologia de aquecimento.

Frank W. Ofeldt

A primeira máquina de lavar a vapor tem origem na invenção de Ofeldt, em 1927. O modelo dirigido principalmente para limpeza industrial, promoveu um avanço na eficiência da limpeza. No entanto, o americano descobriu acidentalmente, em 1926, a utilidade do vapor para limpeza. Durante uma outra experiência que envolvia o design de máquina para fazer whiskey em casa, moveu a graxa do chão com um jato de água quente. A partir daí, analisou que para retirar a sujidade seria necessário desenvolver um sistema de pressão para a efetiva remoção dos resíduos. A pioneira das lavadoras a vapor data de 1934: a “Hypressure Vapor Spray Generator”.

Tennant e a varredeira elétrica

A primeira varredeira elétrica equipada a vácuo para uso industrial foi inventada em 1947, por engenheiros da Tennant, empresa fundada em 1870 por George H. Tennant e que se tornou destaque como fabricante de equipamentos de limpeza de pisos.

John W. Hammes

O inventor do triturador de lixo desenvolveu o aparelho, em 1927, com o objetivo de encontrar uma maneira eficiente de lidar com restos de comida na cozinha. Embora seu projeto tenha sido voltado para a esposa, a fim de contribuir para a higiene e reduzir o acúmulo de lixo orgânico, o arquiteto passou os oito anos seguintes refinando sua invenção antes de patenteá-la e, em 1938, fundou sua empresa em Wisconsin, nos EUA.

Harley Procter e James Gamble

Em meados de 1878, nos Estados Unidos, eles conseguiram produzir o sabonete a partir da utilização de ácidos graxos mais puros. Primos e donos de uma fábrica de velas, que posteriormente veio a ser uma das principais de sabão, viabilizaram a inovação e a invenção de novas fórmulas: por exemplo, Dennis Weatherby, empregado da Procter & Gamble, desenvolveu e recebeu a patente para o detergente automático para lava-louças.

Harry A. Cole

Em 1929, o químico inventou o produto de limpeza com aroma de pinho chamado Pine-Sol. Após o início da Grande Depressão, em 1929, o inventor vivia a quilômetros de uma floresta de pinheiros perto de Jackson, no Mississippi, EUA, e tinha o conhecimento de que o óleo de pinho era um desinfetante e desodorizante natural. Assim, trabalhou para desenvolver o produto que se tornaria um dos itens de limpeza doméstica mais vendidos no mundo.

Fritz Gunther

Foi o responsável por criar o detergente sintético, ou “agente de atividade superficial”, também chamado surfactante ou tensoativo. Foi em 1916 que o pesquisador alemão desenvolveu a fórmula. O detergente chamado “Ivory Snow” foi o primeiro produto do tipo e comercialmente com sucesso. O “Ivory Snow” surgiu como um detergente em pó para a roupa e sua descoberta contribuiu para o desenvolvimento da moderna indústria de detergentes.

Certamente, assim como esses inventores, muitas outras personalidades contribuíram – e outras ainda farão história – para a evolução da limpeza.

Se você, leitor da Higiplus, conhece outros inventores, conte para a gente!

A lista de curiosidades pode crescer com a sua participação.

Fale com a Revista Higiplus: comunicacao@abralimp.org.br.

Fonte: Abralimp

Foto: Freepik