Vantagens de usar produtos químicos profissionais na limpeza

Fuja do “é tudo igual” ou “faz o mesmo efeito”; escolha qualidade e segurança para a limpeza                                                  

Em 18 de junho é comemorado o Dia do Químico.

Entre muitas atribuições, esse profissional é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos que são desenvolvidos para a limpeza.

E aproveitando a data, vamos falar um pouco sobre as vantagens de usar produtos químicos profissionais na limpeza.

Além de escolher o produto certo para cada tipo de procedimento, optar por produtos profissionais faz toda a diferença na qualidade do serviço e para o bolso.

Jaqueline Dias Rocha, da Estéra

“Quando se trata de higiene e limpeza profissionais a eficácia de produtos institucionais é, sem dúvida, maior que a de uso doméstico”, defende Jaqueline Dias Rocha, diretora técnica e de desenvolvimento de produtos da Estéra.

A operacionalidade soma ganhos, ou seja, tais produtos conferem uma capacidade maior de desprender a sujidade das superfícies com menos ação mecânica.

“Produtos químicos profissionais são sinônimo de rendimento e desempenho, com alto teor de ativos e forte ação sobre as sujeiras mais difíceis”, afirma Karene Marques, coordenadora de marketing da AudaxCo.

Combinando performance e economia

Em suma, os produtos comuns de uso doméstico não têm potencial de reduzir a ação mecânica e isso compromete inclusive o patrimônio, pois a tentativa de limpar a superfície pode manchar e causar outros danos.

Quando se trata da limpeza para ambientes com grande circulação de pessoas, como condomínios, indústrias, escolas, shoppings, aeroportos e hipermercados, os produtos profissionais são as melhores escolhas pois oferecem alta performance e rendimento, gerando mais economia pelo custo do litro diluído.

“Um único galão de cinco litros de produto concentrado pode render 200, 500, 1.000 litros ou mais, dependendo da diluição requerida”, compara Karene.

Marco Antonio Ferrari, da Riccel Química

Para Marco Antonio Ferrari, gerente do departamento técnico da Riccel Química, ao optar por produtos profissionais, registrados ou com notificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o consumidor terá qualidade e o compromisso de que o produto atende à função descrita.

De olho no registro

Itens aprovados pela Anvisa passam por análises.

Assim, se um desinfetante informa combater microrganismos, o consumidor pode ter a certeza de que cumprirá a finalidade.

Outra vantagem de produtos com registro é contar, inclusive, com informações sobre como proceder em caso de acidentes, destaca Fernanda Cerri, gerente operacional da Indeba.

A indicação da forma correta de uso é outro benefício, pois o produto passou também pela avaliação sobre como deve ser aplicado.

Ademais, é importante saber se o produto é de uso geral ou destinado à área da saúde.

“Essa indicação é fundamental e não deve haver uso incorreto, ou seja, fora da recomendação, pois pode prejudicar quem usa. Existem correntes que defendem que o uso inadequado de produto de uso hospitalar pode levar à ampliação da resistência a microrganismos, sem falar em questões de custo”, ressalta Fernanda.

E faz bem para o bolso

Fernanda Cerri, da Indeba

Aliás, o custo é um dos enganos cometidos por muitos gestores ao acreditar que produtos profissionais elevam os gastos.

A equação é bem lógica: produto com ação ineficaz demanda maior quantidade, a diluição é menos eficiente e, muitas vezes, requer uso puro.

Na conta final, aumenta o custo e ainda tem um resultado longe do esperado.

“É o famoso barato que sai caro, que implica dosagens maiores e sem a garantia de funcionar”, pontua Fernanda.

Além disso, Ferrari explica que os reflexos no custo-benefício pelo uso de produtos concentrados e superconcentrados vão além da questão da diluição e economia de litros de produtos, passando pela logística de transporte, redução do número de galões, embalagens e espaço de estoque.

Meio ambiente também agradece

Karene Marques, da AudaxCo

A opção por produtos químicos profissionais traz ainda o benefício da sustentabilidade.

Seja pelo fato de muitas indústrias aderirem à fabricação ecológica, seja pelo consumo consciente da água ou pela redução de descartes de embalagens, para citar alguns fatores.

“Produtos concentrados utilizam embalagens menores, necessitam de menos plástico e consequentemente geram menor agressão ao meio ambiente. A opção por produtos de limpeza concentrados apresenta inúmeras vantagens para todos: consumidores, fabricantes, distribuidores e, sobretudo, para o planeta”, destaca Karene.

Todavia, o consumidor também está atento à eficiência e aos produtos certificados, buscando linhas ecológicas.

Mais segurança para o trabalhador da limpeza

Produtos profissionais: “é preciso voltar o olhar para o usuário final”

Finalmente, adotar produtos profissionais sem dúvida é positivo para o colaborador da limpeza.

“A limpeza profissional vai além de oferecer produtos de boa qualidade, mas oferecer produtos facilitadores, que possam ser usados por qualquer profissional capacitado. Ao elaborar o produto é preciso voltar o olhar para o usuário final, o quanto permitirá retirar a ação mecânica do processo, facilitando a limpeza, higienização e desinfecção de superfícies”, ressalta Jaqueline.

Em suma, não é só olhar o preço, mas o que traz de benefício para o processo e usuários.

E aí, na sua próxima compra vai ficar atento a essas questões?

Venha saber mais sobre limpeza profissional com a UniAbralimp.

Acesse o site.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação