Pontos de atenção na limpeza do banheiro

Listamos aqui as áreas do banheiro que exigem maior cuidado e frequência da limpeza                                                           

Todos concordam que é bem desagradável entrar em um banheiro que esteja com aspecto sujo, desorganizado e com cheiro ruim.

Não há exagero em dizer que eles fornecem uma visão para seus usuários sobre o zelo que aquela empresa ou instituição tem com seu público.

Banheiros estão entre os ambientes mais compartilhados das organizações, utilizados tanto pelo público interno (colaboradores), quanto externo (clientes e visitantes, por exemplo).

Portanto, precisam de atenção especial das equipes de limpeza e contar com uma rotina bem planejada para que fiquem em perfeitas condições de uso.

“Manter um banheiro sempre limpo, livre de sujidades visíveis e invisíveis, é de extrema importância na limpeza profissional por várias razões”, explica Nathalia Ueno, diretora geral do Grupo Paineiras.

Afastar odores e contaminação

Banheiros sujos podem ser um foco de contaminação por bactérias, vírus e germes.

A falta de limpeza adequada pode levar a doenças e infecções, ressalta Nathalia.

A sujeira acumulada também leva a odores desagradáveis.

“O banheiro tem se tornado um ponto relevante na estética do ambiente e um ponto de bem-estar para o usuário”, diz Alexandre Sanson, diretor comercial da Chemisch.

E acresce: “o cliente entende que um banheiro limpo, cheiroso e bonito é uma referência de como é a empresa”.

De acordo com Nathalia, a limpeza de um banheiro envolve várias áreas de atenção.

Todavia, uma das mais críticas e que merece cuidado especial é a limpeza e desinfecção das superfícies de contato frequente. “Essas superfícies são as mais propensas a acumular germes e bactérias”.

A seguir, confira algumas áreas que exigem atenção na limpeza de um banheiro.

Vaso sanitário

Ao contrário do que muitos pensam, o assento do vaso sanitário não é a parte mais crítica do banheiro e é uma fonte menos provável de contaminação cruzada em relação a outros pontos de maior contato como portas, maçanetas e superfícies.

Porém, é preciso muito critério na sua limpeza.

Panos, escovas e demais acessórios usados para limpá-los não devem ser utilizados em outras partes do banheiro.

O acúmulo de bactérias e minerais dos espaços de entrada de água dos vasos sanitários formam camadas que, além de oferecer risco de contaminação, podem levar a odores ruins.

“Um ponto que muitas vezes é negligenciado é a limpeza de mictório e vasos sanitários, onde o conceito comum é que o desinfetante ou cloro são suficientes para eliminação de microelementos”, diz Sanson.

Ele explica que em banheiros de alto fluxo, observa-se a presença de cheiros indesejados, mesmo após a desinfecção, trazendo a impressão de que o local ainda está contaminado.

“Isso acontece pela presença de ureia impregnada nas vias de escoamento das louças sanitárias”, diz.

De acordo com o executivo, esse elemento acaba aderindo e se fixando na superfície. Em contato com alguns agentes, como o cloro, geram a cloramina, exalando o mau cheiro característico de urina, remetendo a impressão de que o banheiro ainda não foi limpo.

“Apesar disso, é bem simples fazer essa limpeza e acabar com esse problema. É só usar produtos que contenham ácido clorídrico em sua composição”, diz ele.

Pias

Todas as peças e superfícies devem ser cuidadosamente limpas e higienizadas

É importante que a limpeza da pia seja frequente e com produtos adequados para sua higienização.

Torneiras e bancadas ao redor também precisam de limpeza para remover resíduos de fluidos corporais que ficam ali depositados.

Rejunte

Sim, muita atenção com o rejunte, pois ele favorece o desenvolvimento de mofo e outras bactérias.

Isso por causa de sua exposição à umidade, seja de água parada, vapor no ar ou urina.

Assim, é importante evitar procedimentos que deixem umidade nas linhas de rejunte, principalmente pelo fato de muitos banheiros não terem boa circulação de ar, dificultando a secagem das superfícies molhadas.

E vale destacar que “a limpeza do banheiro vai além da superfície, abordando tanto as sujeiras visíveis quanto as invisíveis, como germes e bactérias”, segundo Patrícia Dahmer Cardoso, analista de marketing da SuperPro Bettanin.

Acessórios

Porta-toalhas e suportes para papel higiênico são frequentemente tocados e muitas vezes antes da lavagem das mãos.

Assim, devem ter uma rotina periódica de limpeza e revisão para afastar germes e bactérias.

E vale dizer que lixeiras transbordando sinalizam descuido. Portanto, atenção nesse aspecto.

“Destaco como ponto de atenção a coleta frequente do lixo do banheiro bem como sua higienização e desinfecção, pois essa ação desempenha um papel essencial na redução da proliferação de bactérias e na eliminação dos maus odores, promovendo um ambiente mais higiênico e agradável para todos”, diz Patrícia.

Para finalizar, sempre é bom lembrar o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual).

São fundamentais para a segurança da equipe de limpeza, ainda mais em uma área mais propensa a contaminações, como os banheiros.

Agora que você conhece os pontos de maior atenção, saiba que existem treinamentos que auxiliam no conhecimento dos melhores produtos e processos para a limpeza e higienização dos banheiros.

Veja a programação da UniAbralimp e capacite-se para executar a limpeza com maior eficiência.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik