Por que é importante escolher bem produtos e equipamentos para lavanderia comercial

De olho na sustentabilidade, segmento de lavanderias conta com produtos e equipamentos que conferem maior economia e eficiência                                                                                        

O mercado global de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021, segundo um relatório da Research and Markets. E a previsão é chegar a U$145,8 bilhões em 2031.

Quem atua no segmento sabe o quanto é fundamental contar com fornecedores de máquinas, equipamentos e produtos químicos profissionais para prestar um serviço de qualidade aos clientes.

Othon Barcellos, presidente da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel), avalia que o Brasil é bem servido por empresas fabricantes de produtos químicos profissionais específicos para lavanderias.

Todavia, orienta que um estabelecimento não deveria economizar no momento da escolha do produto químico.

“Produtos ineficientes implicam maior tempo de lavagem, mais enxágues e uso de elevadas temperaturas para ter resultados. É falsa a economia que usa produtos mais baratos. Não é nesse aspecto que o processo fica econômico”, enfatiza Barcellos.

Lavanderias avançam na automação

Também o maquinário tem um papel essencial para o desempenho das lavanderias comerciais.

Lavadoras extratoras, secadores, enfim, os equipamentos usados na atualidade são avançados e o Brasil possui máquinas com desempenho superior a outros países.

Othon Barcellos, da Anel

Barcellos relata que as máquinas são mais automatizadas e há muitos estabelecimentos já equipados com pagamento por cartão.

Por sua vez, os túneis de lavagem ganham mercado no país.

Em resumo, são equipamentos que atingem 20 metros de comprimento e onde a roupa entra de um lado e sai do outro pronta para uso, incluindo lavagem, aquecimento, enxágues, higienização e secagem.

Tais sistemas são bastante utilizados para atender hospitais, clínicas e redes de hotéis que precisam de máquinas de porte para dar conta do serviço.

Segundo Barcellos, o mercado tem mais de duas mil lavanderias self-service e potencial para esse número saltar para cinco mil, principalmente pela mudança de hábitos.

Qualificação para exigências específicas

Quem atua em um nicho específico tem de atender alguns aspectos burocráticos para operar.

Danilo Volante, da Lava e Pronto

Danilo Volante, sócio proprietário da Lava e Pronto, que serve a área hospitalar na higienização de mop e panos utilizados na limpeza, informa que uma lavanderia terceirizada que atende hospitais precisa se preparar para seguir exigências específicas.

Desse modo, além do uso de produtos homologados, a lavanderia hospitalar tem de observar as exigências de certificações com a vigilância sanitária, companhias ambientais estaduais e Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que certifica a qualidade dos serviços de saúde.

“Recorrer à lavanderia especializada tira do hospital a responsabilidade pela gestão desse serviço e afasta do ambiente todos os panos infectados, de domingo a domingo, por meio de uma logística voltada especificamente para a demanda”, destaca Volante.

Sustentabilidade é parte do modelo de negócio

Todavia, também é importante observar as evoluções nas questões sustentáveis.

Nesse sentido, Barcellos destaca o sistema Wet Cleaning.

Renato Vische, da Multquímica

Trata-se de uma técnica de lavagem úmida que utiliza pouca água e o mínimo possível de detergente, indicada para qualquer tipo de tecido.

Renato Vische, coordenador técnico na Multquímica, explica que, atualmente, a quantidade de produtos utilizados no processo é menor.

Normalmente, a bateria é alimentada com apenas três produtos para cada lavagem, os quais são capazes de agir para todos os graus de sujidades, seja leve, pesada ou gorduras corporais.

Para tanto, são usados um detergente alcalino, peróxido de hidrogênio e amaciante.

“Isso também ajuda em relação ao armazenamento. Três bombas que fazem todo o processo, com produtos mais concentrados e com baixa dosagem”, resume Vische.

Brasil possui máquinas avançadas e sistemas modernos para lavanderias comerciais

Produtos biodegradáveis e menos água

Ainda no quesito sustentabilidade, a opção por produtos biodegradáveis ajuda a não poluir nascentes e rios.

Fernando Toledo, da 5àsec (foto: Daniel Barreto)

De acordo com Fernando Toledo, vice-presidente de Operações da 5àsec, o mercado de lavanderias comerciais no país apresenta um panorama diversificado, em sintonia com as tendências tecnológicas e de sustentabilidade.

Toledo compara que na opção pelo serviço da lavanderia, a cada limpeza realizada com, em média, 30 peças de roupas, é possível economizar mais de 80 litros de água potável, se comparado com o uso de máquinas de lavar domésticas.

“A economia se deve à reutilização de água nos ciclos de limpeza dos equipamentos ao utilizar filtros de alta capacidade. Investimos em maquinários tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues”, relata.

Demandas específicas

Contudo, as lavanderias têm o papel de avaliar o grau de sujidade e definir o tipo de lavagem adequada, inclusive para saber a necessidade de higienizar.

Por exemplo, atender o segmento industrial exige uma bateria com produtos para remover graxa, no caso um tipo de desengraxante.

Além disso, o processo está sujeito a mudanças de uma para outra região do país.

Locais com dureza de água requerem o uso de sequestrante para retirar os sais minerais e permitir a ação do produto químico, como ocorre em regiões litorâneas e locais próximos a serras.

Para quem atua nesse segmento ou pretende ingressar, uma boa oportunidade para conhecer produtos e tecnologias é a feira Higiexpo 2024.

O evento será entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Paulo, e as inscrições já estão abertas.

Acesse o link e faça já a sua inscrição!

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação