Benefícios de terceirizar a limpeza vão além dos custos

Qualidade, tecnologias e produtos mais avançados e colaboradores capacitados estão na lista de vantagens da terceirização                                                                                

Ter uma equipe própria de limpeza significa administrar investimentos e tempo que poderiam ser canalizados para o negócio principal da empresa.

Portanto, entre as primeiras vantagens de contratar uma prestadora especializada para executar a limpeza em uma empresa estão a racionalização de processos e a qualidade final do serviço.

Luiz Mattos, CEO da Limp Serv, diz que é importante mudar a visão histórica de que a terceirização seria apenas um meio para reduzir custos com mão de obra.

Ele destaca a importância de entender como uma parceria onde se tem propostas de soluções adequadas para cada empresa tomadora.

Terceirizar permite um ganho maior em escala e economia em diferentes aspectos, como na infraestrutura para administrar recursos humanos, materiais e equipamentos.

Além disso, os contratos oferecem a cobertura direta para as ausências, como faltas, férias e licenças.

Isso sem falar na facilidade de pedir a substituição de um funcionário que não se adapta ao quadro.

Prestadores detêm expertise

Luiz Mattos, da Limp Serv

Contudo, um dos principais benefícios está no controle de qualidade, que é assegurado pelo prestador contratado.

“Os prestadores estão em sintonia com as novidades e tendências do mercado, principalmente as empresas associadas à Abralimp, que rapidamente recebem informações e conhecem as novas práticas e produtos que chegam ao mercado, aplicando-as ao processo com maior rapidez”, ressalta Mattos.

Renato Ticoulat Neto, da Limpeza com Zelo, diz que a profissionalização é importante diferencial para atuar em um setor com muitos concorrentes.

Certamente, o mercado demanda cada vez mais qualidade.

Portanto, quem contrata um serviço precisa escolher empresas idôneas e com expertise para executar a limpeza seguindo os critérios e necessidades do estabelecimento.

Mostrar algo mais para o cliente

Renato Ticoulat Neto, da Limpeza com Zelo

No entanto, Ticoulat cita a preocupação em relação ao posicionamento do cliente, que muitas vezes avalia a limpeza somente pelo custo homem/hora e não pelo benefício e ganho de produtividade e qualidade.

Padronizar panos, cores, produtos, saber diferenciar os químicos para cada finalidade, criar processos e realizar treinamentos para a mão de obra são meios para ser produtivo, eficiente e ter gestão de qualidade.

“Rapidez e eficiência é o que leva o serviço a custar menos”, afirma Ticoulat.

Ele acrescenta que outro benefício da terceirização é afastar, inclusive, as ações trabalhistas, principalmente em questões de insalubridade.

A gestão dos processos e tecnologias no cliente cuida dos detalhes, desde o controle do uso de um pano de microfibra aos produtos químicos que, se usados incorretamente, levam a gastos e efeitos indesejados.

Por exemplo, só para limpar banheiros existem várias tecnologias disponíveis no mercado.

Portanto, saber qual a melhor opção para cada situação confere ganhos importantes.

Profissionais capacitados e eficiência de processos são pontos positivos para terceirizar serviços da limpeza

Preparo para as situações mais críticas

Marcelo Trovati, da Elofort

Marcelo Trovati, vice-presidente comercial e de marketing da Elofort, pontua que a área de facilities voltada para o ambiente hospitalar lida com a criticidade e as exigências das agências reguladoras para o controle das infecções.

Desse modo, o prestador cumpre protocolos fechados, que devem ser seguidos à risca nos processos de limpeza.

São normas, protocolos e certificados com origem em organismos nacionais e internacionais.

Todos esses documentos atestam a qualidade do local de saúde e impõem processos a serem seguidos.

Em resumo, Trovati defende que ao cumprir padrões rigorosos de limpeza, uma empresa certamente estará credenciada a limpar qualquer tipo de ambiente com confiabilidade e segurança.

Qualidade aferida e percebida

Trovati chama a atenção para o fato de que no mercado de facilities muito se fala da qualidade percebida.

Trata-se daquela que é a sentida pelo cliente e público que circula pelos ambientes.

Além disso, tem a qualidade aferida, que é a verificada após analisar o lugar e verificar a presença ou não de resíduos ou microrganismos.

A combinação entre a percebida e a aferida é a resposta de qualidade esperada pelo cliente.

Assim, contratar empresas especializadas em limpeza significa contratar um pacote onde se tem economia de processos, ganhos de produtividade, mão de obra capacitada, eficácia e qualidade.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reúne em seu quadro de associados prestadores de serviços altamente capacitados.

Portanto, se você busca referências e informações para ajudar na escolha de um prestador de serviços, fale com a Abralimp.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação