CURIOSIDADES DA LIMPEZA: Qual a relação entre limpeza e saúde?

Dia Mundial da Saúde traz reflexão sobre fatores que condicionam a saúde e, sem dúvida, a limpeza é um deles            

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, desde 1950.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a data em 1948 com o objetivo de propor uma reflexão sobre questões de suma importância para conscientizar sobre o tema e os direitos da sociedade.

E você sabia que a OMS conceitua saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade?

Uma lei para a saúde

No Brasil, a Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

Segundo a Lei, os “níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”.

Sem dúvida, para existir saúde, a limpeza está entre os fatores determinantes.

As boas condições de limpeza ajudam na prevenção da propagação de doenças e infecções ao eliminar os microrganismos causadores.

Comprometimento da indústria da limpeza

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) destaca o comprometimento das empresas associadas que atuam no mercado da limpeza e garantem a saúde e o bem-estar de todos.

E lembra que, para os processos de limpeza, existe uma variedade de produtos e equipamentos capazes de melhorar as condições dos ambientes.

Entretanto, é essencial o uso correto para resultados mais eficazes.

Uma dica é conhecer a programação de cursos da UniAbralimp, entre os quais a VIDEOAULA – Técnicas de Limpeza.

O curso possui os principais conceitos e procedimentos para a realização da limpeza de diversas áreas com mais produtividade e qualidade.

Afinal, o profissional da limpeza tem um papel fundamental na saúde e bem-estar da população.

Contudo, é importante se capacitar para as atividades.

Fonte: Abralimp

Foto: Freepik