O futuro é a diversidade

Entenda como as empresas precisam incluir a diversidade no seu modelo de negócio

A questão da diversidade tem sido cada vez mais debatida e é fundamental que o tema permeie as decisões das lideranças.

Valorizar a diversidade, além do lado social, constrói a imagem da empresa para o mercado e promove um ambiente de respeito e com resultados positivos.

Para Leonardo Fabri, sociólogo, mestre em administração pública e coordenador SR de branding e reputação no iFood, houve uma importante mudança no modo como a sociedade lida com as empresas.

As pessoas não esperam apenas produtos e serviços, mas líderes que as ajudem a chegar a lugares melhores.

Empresários, executivos e CEOs fazem parte da mudança e devem estar atentos ao seu papel diante de um tema que ganha relevância e vai além da consciência social, sendo hoje um negócio que pode dar lucros ou afetar negativamente uma marca.

“Não é discutir sobre sermos pessoas melhores, mas é a discussão de como a sociedade espera que as empresas atuem e a disponibilidade de recompensar as empresas e lideranças que entendem esses recados em detrimento das demais”, pontua Fabri.

Entender o tema

Com a força das redes sociais e a visibilidade das empresas e seu papel social, a grande questão para o sociólogo é se as pessoas em cargos de liderança estão qualificadas para entender o porquê do tema estar em evidência nos debates públicos.

Fabri conta que a partir de suas pesquisas e observações percebeu que muitos não entendem nos detalhes os aspectos da diversidade e isso leva a cometer erros que implicam custos gigantes de reputação e risco de valor de mercado para as empresas.

Quando se fala de diversidade na empresa é preciso considerar de forma integral como ela acolhe as diferenças de idade, nacionalidade, posição social, raça, orientação sexual e culturas.

Fabri lembra, ainda, que a diversidade não é só de pessoas, mas de ideias e a sociedade que não debate isso não se desenvolve.

“Acredito que as empresas têm seu papel na hora de discutir diversidade, porque no final das contas são elas que empregam e são o motor de desenvolvimento da sociedade, junto do Estado.”

A imagem e a gestão de riscos

O especialista destaca que falar sobre diversidade é falar de gestão de risco, pois algumas ações geram uma visão negativa no debate público.

Também implica construir uma ação concreta, pois a empresa pode entregar somente uma iniciativa de marketing e isso constitui um risco para a sua imagem.

Durante a palestra “O futuro é a diversidade: como a inclusão pode transportar o seu negócio para o século XXI?”, realizada no Congresso Higicon deste ano, Fabri citou alguns cases de empresas questionadas nas redes sociais e apontadas como insensíveis por suas escolhas na forma de lidar com a questão da diversidade.

“Embora a intenção possa ser boa, a forma pode ser controversa. Por exemplo, há expectativa de empresas se posicionarem socialmente diante de tragédias, mas não entregarem ações de marketing diante do fato. Isso tem efeito oposto, o valor de mercado cai e as pessoas não querem estar associadas a essas empresas”, relata.

Leonardo Fabri, durante o Congresso Higicon 2022

Não basta falar sobre diversidade

A forma negativa como a sociedade recebe determinadas ações acarreta, além de manifestações, implicações na Justiça, com perda de quantias consideráveis a título de indenização.

Sem falar que a gestão de crises mobiliza recursos para reverter situações em que a empresa sofreu repercussão negativa de sua imagem.

Para Fabri deve ficar claro que o futuro será mais diverso e que isso já está bem perto. Portanto, investir em programas que promovam a diversidade nas empresas confere retorno mais positivo em comparação aos concorrentes.

Nesse contexto, ele chama a atenção para a importância de liderar sob alguns aspectos: vanguarda, ou seja, estar à frente quando quase ninguém ainda teve uma ideia; olhar para onde está e antecipar movimentos; contribuir para o debate e não ter medo de ser questionado, além de apostar em ideias.

Para usar o tema da diversidade como propulsionador do negócio, a liderança inclusiva precisa entender os valores da igualdade, reduzindo desigualdades e melhorando oportunidades. “O líder com valores para igualdade entende a responsabilidade do seu lugar”, afirma.

Criando um ambiente favorável

Fabri explica que é preciso ter governança para lidar com as situações adversas, saber acolher as boas ideias, criando um ambiente favorável para que as pessoas se sintam confortáveis em apresentar propostas.

“Entender a diversidade é entender a sociedade em que está, a qual consome os produtos da empresa”, diz Fabri.

Nesse caminho, ele relaciona alguns passos indispensáveis para os líderes, começando por educar para a diversidade, saber se posicionar quando presenciar ação de discriminação, reconhecer os privilégios e entender o que fazer com isso.

Destacou, ainda, a necessidade de feedback, de trazer a diversidade para o debate e criar um ambiente seguro para que quem esteja no espaço de grupos sub-representados se sinta confiante para falar. Importante também apadrinhar tais colegas, acelerar carreiras de quem tem potencial e apoiar as mulheres.

Do lado dos Recursos Humanos, aconselha insistir em processos seletivos diversos, incluindo pessoas de outros países, crenças etc.

Um processo bem pensado

De acordo com Fabri, as diferentes áreas de atuação pedem qualificação e, portanto, para ter um sistema de diversidade leva tempo, pois precisa ser estruturado.

“Não é só ter metas de diversidade. É saber como gerar postos de trabalho com profissionais qualificados. Como afastar riscos e orientar a gestão para a diversidade. Saber como evitar perdas e manter a reputação da empresa”, ressalta.

Nesse sentido, as ações devem pensar minimamente sobre como criar estratégias de melhoria de desempenho, reputação, valor de mercado e condição de vida. “Não faz sentido não olhar para esses pontos”, concluiu.

A importância de temas como esse e de formar líderes que contribuam para a evolução das empresas estão no foco da Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp).

Por meio da Fundação UniAbralimp, alguns cursos são oferecidos para preparar lideranças com alta performance. Conheça a programação!

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Divulgação