Limpeza em feiras de negócios: você está apto?

Fundação UniAbralimp oferece oportunidade para quem deseja se capacitar como um profissional da limpeza para atuar em feiras de negócios

A organização do seu evento está atenta aos procedimentos adequados de limpeza e higienização? A equipe que atua nessa área sabe e pratica os processos corretos?

Para quem tem dúvidas ou desconhece quais padrões precisam ser seguidos quando o assunto é limpeza profissional, a Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp) desenvolveu um conteúdo especialmente voltado para capacitar quem trabalha na limpeza de feiras e eventos de negócios.

Por meio da Fundação UniAbralimp, acaba de ser lançado o curso Limpeza em Feiras de Negócios. Um programa com informações conceituais e práticas, que vai orientar sobre a importância e como realizar uma limpeza profissional em eventos.

“O curso é baseado na vivência da própria feira realizada pela Abralimp, a Higiexpo. Foi totalmente desenvolvido pela equipe da entidade, com apoio dos associados e vai ensinar como a limpeza deve ser feita em cada uma das áreas de feiras e eventos de negócios”, destaca Érika Duarte, coordenadora de Conteúdo Técnico da Abralimp.

Em 4 horas, o curso leva aos alunos os principais conceitos da limpeza profissional, aborda a forma de preparar e treinar equipes, trata sobre produtos químicos, máquinas e equipamentos que podem e devem ser usados nos processos, além de ensinar sobre os procedimentos e como efetuar a gestão de resíduos.

Um nicho para capacitar

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), eventos e o hub setorial somam 4,5% do PIB brasileiro, gerando 112 mil vagas de empregos formais e envolvendo mais de 440 mil pessoas entre empregados, empregadores e MEIs.

Entretanto, no mercado de feiras e eventos não é comum a prática da limpeza profissional, aponta Érika. Portanto, é um cenário que deve ser mudado tanto para levar maior segurança aos visitantes desses espaços como também para todos os profissionais que atuam na limpeza.

O curso tem como facilitador o profissional Silvio Guerreiro, administrador com atuação em treinamento e capacitação de profissionais de limpeza e de líderes, que conduzirá os ensinamentos, desde como deve ser a postura profissional passando por técnicas, planejamentos e meios para execução do trabalho, constituindo um guia completo para a melhor realização da higienização de espaços em feiras e eventos.

Guerreiro pontua que a ideia é fornecer dicas para que as pessoas responsáveis pela limpeza possam executar a tarefa com técnica e de modo profissional.

“É muito comum perceber em eventos e feiras que as pessoas atuam na limpeza sem ter o treinamento adequado para as atividades, como a diluição de produtos, o manuseio de equipamentos e até mesmo o timing certo para fazer a limpeza de banheiros”, ressalta Guerreiro ao exemplificar que já presenciou pisos tão escorregadios em banheiros, pela diluição errada do produto utilizado, que colocava em risco todos que circulavam por lá.

Com um roteiro diversificado e rico em informações, o curso é voltado para supervisores, encarregados, líderes, auxiliares de serviços gerais e de limpeza, bem como profissionais autônomos.

Cada espaço com a devida limpeza

As feiras de negócios são eventos corporativos que reúnem várias empresas para expor produtos, serviços ou projetos para públicos específicos, sendo local de grande circulação de pessoas.

Assim, é fundamental que esses espaços tenham equipes preparadas para fazer a higienização no período de realização.

Para os organizadores do curso, o treinamento da equipe é imprescindível para a correta execução dos procedimentos de limpeza, sendo de extrema importância que os profissionais entendam o papel que desempenham.

Eles também precisam saber a necessidade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), uma vez que estão em constante contato com produtos químicos, partículas de pó, resíduos e outros agentes prejudiciais à saúde.

Valor promocional

Érika ressalta que a Abralimp entende a necessidade de capacitar as pessoas que lidam com a limpeza nos eventos e, por isso, unindo o pilar educacional da Fundação UniAbralimp com o pilar social, o curso é oferecido a um valor acessível a fim de atender todo o público interessado.

“Sabemos que é importante alcançar o maior número de pessoas, empresas e pequenos prestadores de serviços, daí o preço promocional para esse curso”, explica Érika ao enfatizar a proposta de ajudar na qualificação dos profissionais.

Ficou interessado em participar deste curso, que é um completo instrumento de qualificação para atuar na limpeza profissional? Conheça a programação, consulte os valores e converse com as equipes da Abralimp e da Fundação UniAbralimp para esclarecer qualquer dúvida.

Acesse aqui o programa.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação