Entenda os desafios da limpeza de superfícies porosas

O uso de produtos corretos e equipes treinadas são pontos fundamentais para limpeza de superfícies porosas

Um dos maiores desafios de quem lida com limpeza é a correta remoção de sujidades de superfícies porosas. Afinal, nesse tipo de área, a sujeira pode penetrar profundamente e exigir conhecimentos avançados por parte da equipe para recuperar a aparência original.

Para os especialistas no assunto, o uso de produtos corretos, máquinas adequadas e equipes treinadas são a chave para recuperar as superfícies porosas.

Todo o processo começa com a análise do espaço. É preciso entender o nível da porosidade, o quanto a sujidade é profunda e, principalmente, como a limpeza será efetuada. Esses são os principais desafios, e determinantes para o sucesso da tarefa.

Sacha Haim, vice-presidente administrativo e financeiro da Abralimp / Divulgação

“Dependendo da porosidade da superfície, quanto mais profunda, mais difícil alcançar a sujidade. A maior dificuldade é ter a compreensão do piso, de quão poroso ele é”, explica Sacha Haim, vice-presidente administrativo financeiro da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e executivo da Tennant Company.

Definir o que usar

O passo seguinte é definir produtos e maquinários. “A definição do produto a ser utilizado é muito importante, pois [o uso incorreto] pode deixar manchas ou tonalidades diferentes depois de seco”, diz Luciana Silveira Lucio, gerente-geral da Asservo Multisserviços.

De acordo com Luciana, a técnica a ser aplicada também requer atenção, pois não pode ser abrasiva a ponto de danificar a superfície.

Sobre a questão, Sacha Haim lembra ainda a importância de conhecer o maquinário empregado.

“Dependendo do tipo de porosidade, usamos, ao invés de discos, escovas. As cerdas permitem fazer uma limpeza mais profunda”, explica o executivo, que alerta para o uso de equipamentos com discos ou escovas adequados para a porosidade específica, considerando ainda a pressão exercida pelo maquinário.

Limpeza para o preparo da pintura

Eliana Holanda, diretora técnica de RAD na Anapre / Divulgação

De acordo com Eliana Holanda, engenheira e diretora técnica de RAD na Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (Anapre), na preparação de superfícies, entre os cuidados e técnicas a serem observados estão a identificação dos contaminantes e a necessidade de efetuar uma inspeção rigorosa da eliminação da sujidade antes da pintura.

No caso da limpeza constituir uma etapa prévia à pintura, Eliana ressalta que o processo é de extrema importância, pois interfere diretamente na aderência do revestimento a ser aplicado e em seu desempenho.

Paulo Dalarmelino, diretor-adjunto de RAD na Anapre / Divulgação

Paulo Dalarmelino, engenheiro e diretor-adjunto de RAD na Anapre, destaca que todas as inovações para facilitar o processo de limpeza precisam levar em conta a preocupação de proteger o meio ambiente. Assim, desengraxantes biodegradáveis são largamente utilizados e a velocidade de processo é aumentada pela adoção de equipamentos tipo 2 em 1, como lavadoras e secadoras de pisos.

Um case sobre superfícies porosas

Para exemplificar como a limpeza de superfícies porosas requer atenção aos detalhes e como pode ser bem-sucedida, vale mencionar o trabalho de revitalização da Catedral da Sé, em São Paulo.

Em uma ação solidária organizada pela Fundação UniAbralimp, com apoio e participação de empresas associadas à Abralimp, o local histórico passou por um longo e importante processo de limpeza de suas superfícies porosas.

Com a participação da Asservo, Bralimpia, Certec, Grupo Limber, Grupo Opção, Karcher, Loca Tudo, LocLav, Spartan e Tufann, empresas que doaram para a ação máquinas, equipamentos, produtos e o serviço de limpeza, mais de 5 mil metros quadrados foram lavados e tratados pela equipe de profissionais especializados.

Luciana Silveira Lucio, gerente-geral da Asservo Multisserviços / Divulgação

“Durante todo o trabalho foram utilizados 500 litros de removedor, 150 litros de base seladora, 180 litros de cera, 130 litros de detergente neutro, 80 litros de desengraxante e 100 litros de hipoclorito, além de equipamentos apropriados”, contextualiza Luciana.

Todos os produtos utilizados foram de alta qualidade, específicos para cada tipo de limpeza.

A equipe que atuou no processo relata que as colunas estavam bastante engorduradas na parte de baixo e desgastadas pelo contato físico. O desafio foi remover as sujidades impregnadas sem deixar nenhuma marca com diferença na tonalidade e preservando a originalidade.

Técnica e qualificação para o trabalho

A limpeza das superfícies da Catedral é um dos muitos casos que demandam expertise para a realização do trabalho, com análise minuciosa do tipo de piso e equipe qualificada e instruída para não comprometer as superfícies.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), entidade que atua em prol da limpeza profissional e na promoção da saúde das pessoas, acompanhou de perto o processo da revitalização da Catedral da Sé e destaca a importância da iniciativa de seus associados para orientar e conduzir uma tarefa tão complexa e necessária para a cidade.

A entidade, por meio da Fundação UniAbralimp, treina e prepara profissionais para atuar nas mais diversas atividades da limpeza profissional, inclusive o tratamento adequado de pisos e demais superfícies.

Conheça a nossa programação.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik e Divulgação