E o Oscar vai para… o profissional da limpeza

Ele é o protagonista do filme: a importância de contratar um profissional                                                                          

No último domingo, 12/03, tivemos a entrega do Oscar 2023.

Como todo ano, muito glamour para premiar os profissionais do cinema.

A premiação reflete como produções estruturadas, com estratégia e cercada de diversos talentos chegam ao topo do reconhecimento.

Mas seja qual for o segmento, contar com profissionais qualificados e talentosos é o caminho para o sucesso.

O famoso ditado popular “a primeira impressão é a que fica” pode explicar perfeitamente a importância de contratar prestadores de serviços profissionais.

Por diferentes motivos – preço, localidade, indicações – algumas vezes é feita a opção de contratar pessoas não habilitadas para realizar serviços de limpeza, conservação, manutenção e afins.

Entretanto, a partir dessa decisão, o contratante passa a contar com a sorte e não com a qualificação de quem vai prestar o serviço.

Melhores resultados

Fernando de Oliveira Sardinha Fernandes, da Limpcon

Para Fernando de Oliveira Sardinha Fernandes, diretor-executivo da Limpcon, a importância de contratar profissionais para a prestação de serviços especializados está diretamente ligada aos resultados que se pretende obter.

“Obviamente todas as empresas desejam entregar o melhor para seu cliente e como consequência mantê-los satisfeitos e fiéis. A qualidade dos serviços prestados é que mantém uma empresa saudável e permanente”, afirma.

Para atrair e fidelizar clientes, as empresas investem na capacitação para construir equipes capazes de entregar serviços eficientes e com excelência.

De acordo com Marcele Vardiero, CEO da Kles Facilities e Segurança, diferentemente da indústria, cujo produto passa pelo controle de qualidade antes da entrega ao consumidor final, no segmento de serviços há a entrega de pessoas.

“E pessoas não são isentas de cometer falhas. São eles, os colaboradores, que vão entregar um serviço de qualidade e contribuir para que os clientes possam focar e investir no seu core business ou não”, pontua Marcele.

Um Oscar para a experiência

Marcele Vardiero, da Kles Facilities e Segurança

Ela considera que, muitas vezes, quando não há investimento, qualificação e cuidado com o time, será o cliente quem sofrerá com a entrega de um serviço ruim, “além de desgastar todo o mercado de prestação de serviço”.

Marcele lembra que muito se fala da experiência do cliente, de uma entrega que possa surpreender. Porém, não é possível falar da experiência do cliente sem perpassar pela do colaborador. “É ele, afinal, que é capaz de alavancar o seu negócio ou destruí-lo.”

O processo de construir um profissional capacitado tem início no onboarding, que é o momento de fortalecer a cultura, acolher e despertar o sentimento de pertencimento à empresa.

A estratégia, segundo Marcele, é contratar comportamento e desenvolver técnica.

O investimento na qualificação segue por meio de treinamento, acompanhamento e certificação, pois é fundamental antecipar os problemas por meio de políticas rígidas de compliance, ouvidoria, fiscalização 24×7, cliente oculto e certificação de qualidade.

“Quem ganha com isso? O cliente, que passa a ser fiel pela entrega do serviço de excelência. O colaborador, que se sente engajado, feliz, valorizado e com um trabalho com propósito. E a empresa por cumprir seu papel social de gerar mais e mais emprego, gerando lucro consciente”, resume Marcele.

Vantagens longe de serem coadjuvantes

A contratação de profissionais qualificados traz ainda segurança no aspecto legal.

Marcela Sousa, do Grupo Servnac

Marcela Sousa, gerente comercial do Grupo Servnac, lembra que ao contratar uma empresa especializada em determinado serviço, a organização tem a garantia de que as atividades serão realizadas de acordo com leis e regulamentações aplicáveis.

“Uma das vantagens mais importantes da terceirização é a segurança jurídica que ela proporciona”, destaca Marcela.

Ela também defende a terceirização como um caminho para o aumento de produtividade.

Em suma, é o caso de uma empresa contratar profissionais para executar a limpeza e, com isso, dispor de mais tempo para se concentrar em outras rotinas.

Sem esquecer dos roteiros

Tudo isso sem falar que a padronização dos serviços operacionais é um benefício relevante da terceirização.

Com trabalhadores especializados, o cliente se beneficia da expertise e das técnicas de quem se dedica a uma atividade específica.

“Isso pode levar a uma padronização dos serviços operacionais e, por sua vez, a uma melhoria da qualidade dos serviços prestados”, conclui Marcela.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) sabe o quanto é fundamental o setor contar com profissionais qualificados para a prestação de serviços.

Nesse sentido, a entidade convida quem está no mercado a participar de suas atividades e câmaras setoriais.

Sem dúvida, é uma grande oportunidade para networking.

Venha para a Abralimp!

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação / Freepik