Distribuidores contribuem para as inovações da indústria no mercado da limpeza
No papel de intermediário entre consumidores e fabricantes, distribuidor aproxima as necessidades dos clientes aos projetos da indústria
A importância da indústria para a economia do país foi lembrada no dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia da Indústria.
No mercado da limpeza, a indústria mostra sua força se renovando e criando produtos, máquinas, equipamentos e acessórios para suprir as necessidades do setor e de seus profissionais.
E, mais que nunca, os fabricantes estão inseridos em um processo contínuo de inovação.
Em resumo, acompanham os avanços tecnológicos e as tendências de um mercado que atua para garantir a saúde e bem-estar das pessoas.
“A indústria e os fabricantes, em geral, olham para o cliente e criam soluções incríveis. Muitas vezes, enxergam necessidades que o dia a dia do cliente não o permite ver”, destaca Thiago Kuin, diretor da Câmara de Distribuidores de Máquinas, Equipamentos, Descartáveis e Produtos da Abralimp e diretor da Loja do Profissional.
Nesse sentido, é preciso lembrar a importância dos distribuidores, que é o “contato com a ponta, ajuda o cliente na tomada de decisão e na escolha da melhor solução”, acrescenta Kuin.
Distribuidores em ação
Sem dúvida, os distribuidores são imprescindíveis para que todas as inovações sejam utilizadas e beneficiem o mercado como um todo.
Contudo, também atuam como um canal direto de feedback entre os consumidores e os fabricantes.
Assim, captam as necessidades, preferências e sugestões do mercado e podem repassar para os fabricantes.
Portanto, desempenham um papel de intermediários entre os fabricantes e o mercado consumidor no setor de limpeza profissional.
“O distribuidor entende a linguagem do usuário final e todas as suas especificidades e isso faz toda a diferença nas inovações que são pensadas para o setor”, resume Kuin.
Entender e repassar as demandas
Desse modo, existe um fluxo de comunicação vital para que a indústria desenvolva novos produtos e aprimore os existentes, baseados nas demandas reais do mercado.
“Os distribuidores não apenas garantem que os produtos cheguem aos pontos de venda e aos consumidores finais, mas também atuam como importantes vetores de informação e inovação”, pontua Michael Silva, diretor de Marketing do Grupo GS.
O conhecimento do mercado e das necessidades dos clientes permite oferecer uma consultoria personalizada e recomendar os produtos mais adequados para cada situação.
Silva pontua que os distribuidores educam os consumidores sobre as características e os benefícios dos novos produtos, promovendo a melhor compreensão e aceitação das inovações.
Múltiplas funções
Segundo Marcelo Camilo, gerente de T.I. da Bunzl Higiene, os distribuidores passam pelas áreas de marketing, promoções, treinamentos, logística, suporte técnico, consultoria, testes e avaliações dos produtos lançados, resultando em feedbacks para que os fabricantes possam estar em constante melhoria e inovação.
“Os distribuidores facilitam a logística e distribuição, desempenhando um papel fundamental no treinamento, suporte técnico e garantindo através de marketing e feedback que os produtos cheguem efetivamente aos seus consumidores”, relata Camilo.
Silva também destaca que os distribuidores podem estabelecer parcerias estratégicas com fabricantes para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.
“Os distribuidores atuam como um elo vital entre fabricantes e consumidores na indústria da limpeza profissional”, conclui Silva.
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), por meio da sua Câmara de Distribuidores, promove importantes reuniões e debates que contribuem para o desenvolvimento da atividade.
Venha conhecer e participar. Fale com a Abralimp!
Fonte: Abralimp