Conheça os benefícios da limpeza industrial

No Dia da Indústria, preparamos um conteúdo para o leitor entender as características da limpeza industrial                  

O Dia da Indústria é celebrado em 25 de maio.

A data foi escolhida em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948.

Sem dúvida, a indústria é um setor de grande representação para um país.

No Brasil, é responsável por 23,9% do Produto Interno Bruto (PIB) e por gerar 21,2% dos empregos formais.

Dados do IBGE apontam que, em 2020, o País registrava mais de 303 mil unidades de empresas industriais.

Todavia, esse braço da economia, formado pelos mais variados tipos de mercados (alimentos, têxteis, siderurgia, automotivo, papel, químicos etc.), também chama a atenção para uma atividade essencial: a limpeza de suas instalações e galpões.

A indústria manufatureira sujeita-se a regulamentos para manter funcionários e consumidores seguros.

Nesse sentido, a limpeza segue boas práticas e preza pela segurança tanto dos trabalhadores como da integridade do que será produzido e consumido pelo cliente final.

Tal segurança deve ser mantida em alto nível, o que significa cumprir regulamentos de forma consistente.

Conceito da limpeza industrial

A limpeza industrial é o serviço que permite higienizar com profundidade todos os equipamentos, maquinários e locais da indústria, com rigor e uso de recursos adequados e mão de obra especializada.

Além de resíduos e sujidades visíveis, ela precisa eliminar micro-organismos e bactérias que ameaçam a saúde de trabalhadores e consumidores.

Rodrigo Marques Medeiros, da Harten Química

Rodrigo Marques Medeiros, diretor comercial da Harten Química, destaca a importância de compreender as etapas e tipos de limpeza para a indústria e galpões, tendo em vista que o nível de sujidade é diferente em cada área da instalação industrial.

“Precisa ter profissionalismo e ser mais eficiente. Não podemos usar processos arcaicos na limpeza de um galpão ou indústria, pois o nível de sujidade é diferente, as características são diferentes”, destaca.

Contudo, pequenas oficinas, centros de distribuição, escritórios corporativos e até cozinhas, onde a limpeza cotidiana não é suficiente, também podem adotar a limpeza industrial.

Acertar nas escolhas

Rodrigo pontua a importância de escolher produtos adequados e processos bem definidos, seja para a eficácia como para a economia da água – que no caso da indústria tem grande volume de uso.

Além disso, a equipe deve entender as diferenças entre os segmentos de atuação, pois a variação de produtos químicos e processos é considerável.

“O checklist deve ser feito pensando em cada tipo de indústria. É preciso analisar a planta da área e dentro de cada local indicar as melhores operações para executar a limpeza”, ressalta Rodrigo.

Também é fundamental promover análises dos processos e do consumo para verificar se tudo está dentro dos padrões esperados.

“Muitos olham como gasto no lugar de entender como investimento para a qualidade do produto final e bem-estar dos seus colaboradores”, atenta Rodrigo.

Benefícios da limpeza industrial

Djalma Quintino Malta Neto, diretor operacional da Dikma Facilities, defende entre os benefícios da limpeza industrial a melhora do ambiente de produção para os trabalhadores e o aumento do prazo de vida útil dos equipamentos.

Djalma Quintino Malta Neto, da Dikma Facilities

Certamente, a limpeza inadequada pode danificar o maquinário, colocar em risco a produção e levar a diversos prejuízos.

Ademais, produtos e processos profissionais contribuem para o meio ambiente, reduzindo resíduos, promovendo descartes corretos e economizando recursos como água e energia.

Espuma controlada e menos enxágue são meios de garantir a operação sustentável.

A opção por uma limpeza industrial profissional garante que o estabelecimento tenha uma rotina organizada e produtiva, ganhe em qualidade e assegure o cumprimento das exigências legais cabíveis ao segmento.

Isso é primordial. Por exemplo, a indústria alimentícia respeita normativas específicas.

Do mesmo modo, outros setores (farmacêutico, têxtil etc.) possuem regulamentações próprias.

Por fim, a produção não pode parar para a limpeza ocorrer.

“A limpeza precisa ser estratégica, porque limpamos durante o processo produtivo da indústria e se não ocorrer de forma segura e com qualidade pode impactar a produção”, enfatiza Malta Neto.

Preocupação com a segurança

Limpeza em altura e espaços confinados requer capacitação dos profissionais

Na limpeza industrial, o trabalhador é exposto a operações em altura, espaços confinados, contato com maquinários e, portanto, o uso de EPIs e o conhecimento das normas de segurança tornam-se fundamentais.

De acordo com Malta Neto, os profissionais precisam estar habilitados com a NR33 (Norma Regulamentadora para espaços confinados), pois atuam, por exemplo, dentro de tanques, envolvendo alto nível de segurança.

Em suma, tudo isso requer treinamento específico.

A limpeza pesada pede maior mecanização, portanto, exige capacitação de quem opera os equipamentos.

A análise preliminar de riscos (APR) com a equipe, que simula as condições de perigo e define controles, ganha relevância nesse tipo de limpeza.

“Cada indústria tem suas características e é preciso planejar de acordo com a especificação de cada atividade”, resume Malta Neto.

Quer saber mais sobre como planejar, executar e obter bons resultados na limpeza industrial?

Confira a programação de cursos da UniAbralimp e veja os programas que contribuem para a atividade.

Fonte: Abralimp

Fotos: Depositphotos