Conheça os benefícios de participar das câmaras setoriais da Abralimp

Veja quais são as cinco câmaras setoriais da Abralimp e entenda como elas contribuem para os interesses de seus associados 

Você conhece as câmaras setoriais da Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp)?

Elas são um importante fórum de discussão, e oferecem, sem dúvida, um caminho para conseguir respostas pontuais e rápidas para demandas em comum de uma categoria.

Nas câmaras, os associados debatem questões de mercado e políticas governamentais, que geram muitas vezes consenso sobre pleitos do setor e documentos norteadores que são importantes para todos.

Também são um ambiente para falar sobre tendências e compartilhar as novidades e inovações que surgem permanentemente no mercado da limpeza profissional.

A Abralimp mantém cinco câmaras setoriais para atender aos interesses de seus associados:

  • Distribuidores de Máquinas, Equipamentos, Descartáveis e Produtos;
  • Prestadores de Serviços;
  • Fabricantes e Importadores de Máquinas;
  • Fabricantes de Químicos; e
  • Fabricantes de Equipamentos, Dosadores e Acessórios.

Cada uma tem um diretor nomeado para representar os membros, conduzir as reuniões, coordenar as pautas e encaminhar as ações e demandas apresentadas.

União para fortalecer o setor

Thiago Kuin, que lidera a Câmara de Distribuidores de Máquinas, Equipamentos, Descartáveis e Produtos, diz que o desafio será unir os distribuidores em torno de pautas que são comuns a todos.

“Trabalharemos para aumentar os negócios, ofertar conteúdo e melhorar a qualidade das vendas por todos os canais, incluindo o online”, destacou.

Segundo Kuin, é preciso entender que o Brasil é gigante e que existem diferentes situações a serem solucionadas, a fim de contribuir para o acesso de distribuidores aos fabricantes das diferentes regiões do país.

Mais qualificação

Luciana Silveira Lucio, representando a Câmara de Prestadores de Serviços de Limpeza Profissional, diz que terá a tarefa de promover o debate sobre questões como o déficit da mão de obra.

“Por meio da câmara pretendemos buscar a qualificação da mão de obra, aumentando a abrangência da UniAbralimp para as empresas treinarem cada vez mais seus colaboradores”, informou.

Também ressaltou que será dada ênfase a temas como ponto eletrônico, Internet das Coisas (IoT) e as inovações originárias da inteligência artificial (IA).

Câmaras setoriais
O associativismo é uma prática que colabora na evolução e crescimento do mercado. Foto: Freepik

Processos de inovação

Fabio Prado, da Câmara de Fabricantes e Importadores de Máquinas, acredita que em 2024 o cenário será de incertezas, mas enxerga oportunidades e avanços para a indústria do setor, que tem experimentado uma constante evolução.

Enfatiza o vasto campo para os processos de inovação, especialmente na mecanização da limpeza, em que o país tem conquistado avanços notáveis.

“A caminhada para um padrão globalizado de serviços, com o Customer Centricity [foco no cliente], não apenas impulsionará o crescimento da indústria de máquinas de limpeza, mas também beneficiará mercados adjacentes”, afirma.

Forte interação

Matheus Cremasco Bertipaglia, da Câmara de Fabricantes de Equipamentos, Dosadores e Acessórios, vê oportunidade de integração entre as diretorias e segmentos dentro da Abralimp. “Estou otimista com essa união entre as câmaras e em trazer novos associados, daí a importância de oferecer novos conteúdos, evidenciando ainda mais o valor de participar da Abralimp”, pontua.

Fernanda Cristina Cerri, que assume a Câmara de Fabricantes de Químicos, também buscará uma maior interação com as demais câmaras setoriais a fim de beneficiar toda a cadeia.

“Sem dúvida, 2024 será desafiador. Como teremos a Higiexpo, as empresas estão engajadas em apresentar novas soluções ao mercado. Inovação e sustentabilidade são premissas para esse ano que se inicia”, analisa Fernanda.

Depoimentos

A revista Higiplus recebeu alguns depoimentos de membros das câmaras setoriais, compartilhando a experiência de participar da Abralimp e de suas câmaras setoriais.

As declarações embasam a força do associativismo e reforçam os benefícios obtidos com a participação ativa.

Confira!

Sempre repito que o associativismo, sendo usado com inteligência, é a melhor prática para evoluir, renovar e ganhar performance. Em particular sobre as câmaras setoriais da Abralimp, por serem específicas, oferecem a oportunidade de trocar experiências com empresas com características idênticas. É uma feliz ideia participar. (Djalma Malta, da Dikma, participa da câmara de prestadores de serviços)

Devemos, antes de tudo, estar cientes que os objetivos de associações são sempre de interesse coletivo. A participação ativa nas câmaras setoriais não pode ter caráter egoísta, deve trazer benefícios a todos participantes, como definidos primordialmente a todas as associações. (Miguel Sinkunas, da Quiminac, participa da câmara de químicos)

As câmaras setoriais são um elo importante já que a troca de experiência e a adoção de medidas práticas levam conhecimento, regulamentações e ações para a sociedade como um todo. Patrocinamos diversas iniciativas da Abralimp e reconhecemos a evolução do número de empresas e profissionais associados, bem como o raio de influência cada vez mais forte sobre diversos segmentos do mercado brasileiro. (Heitor Mazziero Fiuza, da Bralimpia e Renko, participa da câmara de equipamentos)

As câmaras setoriais são de suma importância. Nelas são debatidas as dores e compartilhadas as dificuldades sempre com o intuito de buscar soluções coletivas, haja visto que, por meio delas, nascem diversos conteúdos que enriquecem inclusive treinamentos técnicos. No momento da pandemia, desenvolvemos manuais reunindo as câmaras setoriais, que discutiram e compartilharam informações numa velocidade incrível para produzir o conteúdo. Com toda a certeza, a câmara setorial oferece diversos benefícios. (Ricardo Nogueira, da Tufann, participa da câmara de máquinas)

Participar da câmara setorial com outras empresas do segmento nos possibilita compartilhar os anseios da cadeia de distribuição, discutir e desenvolver as melhores práticas empresariais. Além disso, podemos levar para a nossa empresa informações relevantes de mercado que são trocadas nos encontros e que contribuem com nossa estratégia para o mercado. Participar das reuniões é sempre um sucesso. (Rafael Galea, da Leone Equipamentos, participa da câmara de distribuidores)

Fonte: Abralimp

Foto: Freepik / Freepik