UniAbralimp: conheça quem são os destaques na educação em 2023

Em evento de confraternização, UniAbralimp premia alunos e empresas que apostam na capacitação profissional                 

A UniAbralimp, centro nacional de formação em limpeza profissional, encerrou as atividades do ano com um evento de confraternização, realizado em 12/12.

A ocasião prestou homenagens e agradecimentos aos colaboradores, professores, alunos, empresas que se empenham em desenvolver seus colaboradores e, claro, ao apoio dos patrocinadores.

Pelo segundo ano, a instituição entregou uma premiação em reconhecimento a profissionais e empresas que investem na educação.

O Prêmio Aluno em Destaque, conferido ao profissional com mais participações nos cursos durante o ano.

A vencedora foi Elaine dos Santos Cardoso, supervisora operacional da Veresp Serviços, que atua há 15 anos na área de facilities.

A saber, Elaine participou de 9 cursos, totalizando mais de 30 horas de conteúdo, tanto para capacitação operacional como em gestão e liderança.

Ela declarou que eles foram essenciais para o aprendizado e reciclagem, uma vez que sempre há produtos e novas técnicas na atividade.

“Vejo a premiação de uma forma maravilhosa, pois incentiva a fazer sempre mais. Eu pretendo bater meu número de cursos no próximo ano”, diz.

Prêmio Aluno Destaque: objetivo é aumentar a participação nos cursos no próximo ano, diz vencedora

Capacitar equipes

A UniAbralimp também destaca as organizações que mais viabilizam a participação de seus colaboradores nos cursos e treinamentos.

Trata-se do Prêmio Empresa Capacitadora.

Imanjara Marques de Paula, presidente da Cootravipa

Neste sentido, a empresa homenageada no ano foi a Cootravipa, com 58 participações, e representada no evento por sua presidente, Imanjara Marques de Paula.

“Agradeço pelo prêmio UniAbralimp. Ele é resultado de todo um trabalho que nossa cooperativa desenvolve dentro do seu planejamento estratégico, que tem como um dos seus principais objetivos entregar soluções de excelência na prestação de serviços, investindo para isso em seu maior ativo, que são as pessoas e, no nosso caso, nosso quadro associativo”, expressou.

Para Imanjara, o prêmio significa o reconhecimento de que o modelo de negócio cooperativo, que visa a inclusão e o desenvolvimento de pessoas, pode sim através de uma gestão humanizada e voltada para o conhecimento e a capacitação fazer a diferença no mercado.

Tem ainda o Top 3

Contudo, a novidade da edição 2023 foi o Top 3, ou seja, além dos vencedores, mais três alunos e empresas foram agraciados.

Assim sendo, o Prêmio “Aluno em Destaque – 2023” tem o Top 3 formado por Edilson Vasco da Silva (8 cursos), João Roberto Junior (7 cursos) e Adriel Ferreira Dias (7 cursos).

E o Top 3 para a “Empresa Capacitadora – 2023” foi formado pelas empresas: B.C. Faciliites (com 44 participações), Servfaz (41 participações) e Sodexo (37 participações).

O evento de confraternização ofereceu aos convidados uma palestra com Renata Arrepia, que atua como coach profissional há quinze anos.

Em síntese, falou sobre engajamento e defendeu a importância de valorizar o ser humano.

“A UniAbralimp realiza um trabalho lindo e com muita qualidade para capacitar o mercado”, destacou Renata.

Renata Arrepia e Nathalia Ueno (Abralimp)

Teoria e muita prática

Fernanda Cerri, da Indeba

Fernanda Cerri, gerente operacional da Indeba e professora voluntária da UniAbralimp, enfatiza a qualidade dos cursos, que unem conceitos e práticas, capacitando e mostrando os porquês de cada processo.

“São cursos curtos, mas com um conteúdo denso e prático, que faz o aluno entender as razões para executar a limpeza de determinada forma e os problemas decorrentes da aplicação incorreta de técnicas, principalmente no campo da higienização”, destaca Fernanda.

Sem dúvida, para ela, é prazeroso ver o interesse dos alunos em progredir, e isso fica bem nítido na atenção dada ao conteúdo.

Luiz Carlos Gonçalves, Mestre em Administração de Empresas

Luiz Carlos Gonçalves, Mestre em Administração de Empresas, coordenador e professor na Universidade Cidade de São Paulo e instrutor da UniAbralimp, considera que o segmento carece tanto de pessoas com conhecimento técnico aprofundado quanto de materiais para orientar sobre o trabalho.

E nesse sentido, diz que a UniAbralimp preenche amplamente essa lacuna.

“A UniAbralimp estimula o desenvolvimento de materiais para que os profissionais encontrem base para executar o trabalho. É um porto seguro para o conhecimento técnico e com qualidade”, destaca o professor.

Em suma, Gonçalves diz que os cursos são a oportunidade para ter uma trajetória de crescimento profissional.

“Os clientes valorizam o que é raro e diferenciado e as empresas precisam de profissionais diferenciados e isso se dá pelo talento e pelo conhecimento”, pontua.

Informação e conhecimento: caminho para o desenvolvimento profissional

Transformar o mercado e as pessoas

Ricardo Nogueira, presidente do Conselho Curador da UniAbralimp, ressalta que a fundação, em todos os seus projetos e iniciativas, tem o entendimento de que somente é possível transformar o mercado transformando as pessoas.

Ricardo Nogueira, Conselho Curador da UniAbralimp

“E isso só é possível por meio da qualificação, do conhecimento e do aprimoramento da mão de obra”, declarou.

Ao parabenizar os vencedores do Prêmio da UniAbralimp, Elaine (aluna) e Cootravipa (empresa), Nogueira diz que tal reconhecimento busca valorizar pessoas e empresas que investem no aprendizado.

Ademais, lembra que a partir de 2024 a UniAbralimp contará com um espaço físico mais amplo e preparado para os treinamentos práticos realizados na cidade de São Paulo.

O Cecaf – Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação, fruto da parceria entre a Abralimp, Seac-SP e Siemaco-SP, possibilitará a prática dos processos da limpeza profissional para um desenvolvimento completo do aluno.

Por fim, Nogueira também defende a importância do pilar social da UniAbralimp, que neste ano participou de ações como o McDia Feliz, unindo empresas associadas em prol da ação que visa recursos para entidades assistenciais.

Patrocinadores: apoio fundamental

Ana Claudia Marigliani Chelucci, UniAbralimp

Ana Claudia Marigliani Chelucci, coordenadora de cursos da UniAbralimp, ressalta que todas as ações da UniAbralimp são possíveis pelo apoio dos patrocinadores, empresas que compartilham da missão de formar e capacitar os trabalhadores para o mercado da limpeza.

Nesse sentido, as empresas Alfa Tennant, Becker, Bralimpia, InService, Jani King, Makita, Maxitex, NTI e Renko são destacadas como os instrumentos que tornam possível a missão da UniAbralimp que é “desenvolver e promover o alto padrão na capacitação de profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor de limpeza, por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais”.

Para a Abralimp, ver o crescimento e a evolução das iniciativas em prol da capacitação e formação dos trabalhadores do setor é algo a celebrar.

A entidade convida a quem ainda não conhece a UniAbralimp a buscar informações sobre suas ações e programação de cursos.

Clique aqui e veja como a UniAbralimp pode ampliar seus horizontes profissionais.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação