7 pontos de atenção para reduzir desperdícios e economizar tempo na limpeza

Veja como as empresas alcançam melhores resultados com planejamento, controle e auditoria                                            

Cada vez mais, as empresas atuam com foco em reduzir desperdícios e economizar tempo em seus processos.

Nesse sentido, uma série de fatores precisam ser considerados pela gestão para garantir a qualidade e eficiência das operações.

Com o objetivo de fornecer algumas dicas para quem atua no mercado da limpeza profissional, a revista Higiplus buscou informações com as câmaras setoriais da Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp).

Assim, apresentamos sete pontos apurados com a participação dos membros da Câmara de Prestação de Serviços, Edilaine Siena (Grupo GPS) e Renato Ticoulat Neto (Limpeza com Zelo).

1. Movimentação

É fundamental planejar todos os fluxos físicos dos agentes. Portanto, trabalhar roteiros com toda a equipe e, mais importante, criar condições para que possam ser seguidos.

Contudo, não adianta ter plano e rota e o time não adotar.

2. Deslocamento entre áreas

Já pensou no tempo gasto com deslocamentos frequentes – e às vezes desnecessários – para transportar materiais ou para buscar produtos de limpeza.

Desse modo, o fluxo de trabalho requer estudo para cada tipo de ambiente, tomando por base suas características e necessidades, para adequar da maneira mais produtiva.

3. Equipamentos adequados

Cada espaço requer o uso de máquinas e equipamentos apropriados a ele.

Tal ajuste é fundamental para que haja produtividade.

Todavia, o equipamento ideal nem sempre é o mais sofisticado, mas aquele compatível com as características do lugar a ser limpo.

Além disso, a escolha errada de equipamentos exige maior uso de mão de obra.

4. Produtos profissionais

A opção por produtos de linha institucional é, sem dúvida, uma das principais posturas que a empresa precisa adotar para economizar dinheiro e tempo, e evitar desperdícios.

Fazer uso de diluidores, dosadores e demais equipamentos que viabilizam as rotinas de trabalho permite resultados bem mais eficientes.

5. Atenção aos padrões

É preciso manter atividades de rotina para verificar se a limpeza está satisfatória.

Isso é importante para evitar retrabalhos.

Uma boa maneira de ter sucesso nesse ponto é pelo estabelecimento de padrões e auditar, por amostra, frequentemente.

Produtos, padrões, rotinas e outros elementos garantem eficiência na limpeza
6. De olho no contratado

Muitas vezes o prestador de serviço limpa além do contratado.

Também é comum desviar pessoal para outras atividades como servir café, fazer mudanças de móveis e objetos, tirar cópias etc.

Tudo isso impacta na realização do serviço, deixando por vezes a produtividade da limpeza comprometida.

Em suma, é essencial disciplinar fornecedores e clientes internos para o correto direcionamento das atividades contratadas.

7. Equilibrar as manutenções

Dar ênfase a limpezas pesadas e infrequentes pode acabar concentrando o pessoal em um determinado local enquanto outras áreas ficam sujas.

Uma boa prática é priorizar manutenções frequentes e equilibradas, de acordo com as necessidades de cada espaço e, com isso, obter resultados mais eficientes.

Gostou das dicas?

Então vale lembrar ainda que treinamentos são bem-vindos para todos os procedimentos operacionais, assim como o estabelecimento de programas motivacionais para a equipe.

“Afinal, equipe motivada e engajada rende muito mais”, pontua Edilaine.

Outra decisão relevante para as empresas de limpeza é adoção de softwares gerenciais. Eles contribuem para a gestão desses sete pontos que foram descritos e, sem dúvida, permitem identificar e ajustar o tempo das atividades de cada funcionário.

“Isso é importante para alocar os colaboradores em tarefas menos produtivas nos períodos em que é sabido a produtividade pode ser mais baixa”, enfatiza Ticoulat.

Acompanhe os canais da Abralimp e acesse outras informações importantes para o desenvolvimento da sua empresa.

As Câmaras Setoriais da Abralimp auxiliam você nas dúvidas, demandas e informações indispensáveis para seu modelo de negócio. Participe!

E mais, para quem buscar aperfeiçoamento profissional, a UniAbralimp oferece muitas opções.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik