16 de maio: dia de homenagear os profissionais da limpeza

Data comemorativa é oportunidade para conscientizar da importância dos trabalhadores que se empenham para limpar e organizar os mais diversos ambientes

Em 16 de maio é comemorado o dia dos trabalhadores em asseio, conservação e limpeza.

Mais que uma data comemorativa, é um momento para refletir sobre a importância desses profissionais para a sociedade e o quanto precisam sair da invisibilidade, tendo seu trabalho valorizado por todos.

Quando alguém entra na sala de cinema, senta-se a uma mesa de restaurante, chega ao estádio de futebol, usa transporte público, visita um museu, utiliza um banheiro público e os locais estão limpos e organizados, nem se dá conta de que entre um ocupante e outro do local teve uma pessoa que passou por ali e deixou tudo em ordem.

Ricardo Nogueira, presidente da Abralimp

“Esses profissionais transformam os ambientes e muitas vezes de forma invisível. São fundamentais e têm o papel de entregar um lugar seguro e saudável para toda a população”, ressalta o presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), Ricardo Nogueira.

Assim, nada mais justo que uma data para lembrar, agradecer e parabenizar esses profissionais.

Como surgiu o 16 de maio?

Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Seac-SP), conta que a data comemorativa nasceu para homenagear o trabalho dos garis, responsáveis pela limpeza das ruas.

Aliás, o nome gari teve origem em Pedro Aleixo Gary, empreendedor francês que viveu no Brasil e durante a década de 1870.

Ele foi responsável pela limpeza das ruas das cidades do Rio de Janeiro e Guanabara.

Os trabalhadores contratados para o serviço de varredores de ruas ficaram conhecidos como garis, e a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962.

Posteriormente, o dia foi escolhido para homenagear os trabalhadores e ganhou conhecimento e força.

Hoje, a data comemorativa está no calendário oficial da cidade de São Paulo e de outros municípios, e abraça os trabalhadores da limpeza.

Segmento em evolução

E não foi apenas a abrangência da data que mudou ao longo dos anos.

Sem dúvida, os processos de limpeza evoluíram.

Nesse sentido, tecnologias e uma infinidade de produtos entraram no cenário, passando a exigir qualificação e conhecimentos específicos.

Ademais, o perfil do trabalhador também passa por mudanças.

Rui Monteiro, presidente do Seac-SP

Os profissionais aprendem a lidar com máquinas, avaliar rótulos e entender processos de diluição, por exemplo.

“Com isso, fica difícil ter profissionais analfabetos e ciente disso passamos a capacitar os trabalhadores e promover cursos de alfabetização”, relata Monteiro.

Desde 2006, a parceria Seac-SP e Siemaco-SP oferece cursos para alfabetizar.

Foram mais de quatro mil funcionários alfabetizados. “Tudo isso vem ao encontro de preparar o mercado para os novos desafios”, enfatiza Monteiro.

E são muitos os desafios…

Seja na área pública ou privada, sem dúvida os profissionais da limpeza têm extrema importância para a sociedade.

“Falamos de serviços que se não ocorrerem deixam a população a condições precárias”, ressalta Monteiro.

Edson André dos Santos Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco-SP), afirma que apesar da importância, o reconhecimento da categoria sempre ficou aquém do merecido.

Edson André dos Santos Filho, presidente do Siemaco-SP

“O que mudou nos últimos anos, ajudando o reconhecimento, foi a fatídica pandemia. Enquanto praticamente toda a sociedade estava em isolamento, estes profissionais mantinham-se na ativa, enfrentando transporte público e com risco real de contaminação para cumprir com suas obrigações”, ressalta o presidente do Siemaco-SP.

Ele pontua que o trabalho dos profissionais nos centros de saúde, levando a uma maior sensibilização da população para a categoria.

Por essa e outras razões, o presidente da Abralimp defende a importância de um olhar diferenciado para os profissionais da limpeza.

E vai além ao lembrar que ainda é um setor marginalizado, no qual muitas empresas têm uma visão equivocada até mesmo sobre o grau de essencialidade do serviço.

Felizmente, essa não é a visão de todos e ações despontam para enaltecer quem atua no segmento.

Caminhos para a valorização

Um dos exemplos citados por Nogueira foi o fato da premiação da CNN Brasil para os notáveis do ano, em 2022, eleger como a Heroína do Ano, a auxiliar de limpeza do HCor, Maria Madalena Santana.

Hoje, a mudança de postura em relação à valorização dos profissionais da limpeza é algo presente em muitas empresas.

Elas têm consciência da importância da função e da necessidade de preparar os colaboradores para as novas rotinas e processos.

Treinamentos, premiações e a valorização figuram nas estratégias para reduzir a rotatividade e manter as equipes então capacitadas.

Santos Filho informa que o sindicato promove cursos profissionalizantes, em parceria com as empresas, para qualificar os profissionais do setor e contribuir com a questão da manutenção do emprego.

“Isso leva segurança para o trabalhador, eleva o nível do mercado, fortalece a categoria, melhora os salários e cria uma relação de parceria com as empresas do setor. Tudo para dar mais qualidade de vida para profissionais que têm uma função essencial na sociedade”, pontua o presidente do Siemaco-SP.

Olhar para as necessidades

Na trilha de conquistas, Santos Filho destaca que o piso salarial do asseio na capital paulista é o maior do Brasil.

Além disso, os profissionais contam com benefícios agregados ao salário.

Para Nogueira, a valorização dos profissionais deve começar entre eles mesmos.

Muitos chegam à atividade com complexo de inferioridade. Portanto, é fundamental trabalhar o empoderamento para que tenham orgulho de atuar na área.

“Por trás da limpeza temos pessoas”, destaca Nogueira ao lembrar que não se trata só de técnica e operação, mas sobre quem executa as tarefas.

Mudar o patamar dos profissionais que atuam na limpeza requer qualificação, uma aliada de peso que leva naturalmente à valorização de pessoas e serviços.

É nessa missão de capacitar e treinar que a UniAbralimp se tornou um centro nacional de excelência em conhecimento e formação em limpeza profissional, direcionando suas ações também para a empregabilidade e causas sociais, oferecendo inclusive bolsas de estudos.

A Abralimp parabeniza todos os trabalhadores da limpeza, indispensáveis para a sociedade na manutenção do bem-estar e saúde de todos.

Fonte: Abralimp

Fotos: Abralimp / Divulgação