Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

ESGEventosHigiexpoMercado

Sustentabilidade: área da Higiexpo 2024 será compensada por floresta em pé

Tecnologia será aliada para ampliar as práticas e ações sustentáveis e aumentar o engajamento dos expositores                

A Higiexpo 2024 fará com que seus expositores e visitantes vivam a experiência de participar de um evento pautado em práticas e ações sustentáveis.

A maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina aderiu à iniciativa inovadora do BioCrédito por m2, ou seja, cada metro quadrado de estande será compensado com um metro quadrado de floresta em pé.

“Falamos de m2 por m2, fazendo o plantio ou o trabalho de reflorestamento e preservação da floresta”, explica Rafael Vaisman, fundador da We Stand, plataforma que oferece soluções ESG para eventos e feiras.

Entretanto, essa é apenas uma das novidades que a Higiexpo apresenta em 2024.

As iniciativas sustentáveis ocorrem desde a concepção do evento, orientadas pelos pilares ambiental, social e de governança do ESG.

“As metas e os objetivos para esta Higiexpo em relação à sustentabilidade visam patamares maiores”, informou Denise Cruz, diretora-executiva da Abralimp, ao ressaltar que todas as práticas estarão alinhadas com as ações da entidade e de seus associados.

Também a contratação de fornecedores pretende aqueles que atuam dentro dos propósitos ESG.

“E esperamos atingir esses objetivos com o apoio de todos os expositores da feira, associados ou não, engajados na causa ESG”, enfatiza Denise.

Todavia, Vaisman defende que a equação do ESG pede também o universo da tecnologia para ampliar, viabilizar e transformar as práticas no setor de eventos.

Tecnologia + governança

Com a plataforma da We Stand, a Higiexpo usará a tecnologia com foco na governança para construir um evento sustentável.

Em suma, a proposta é engajar os envolvidos já no projeto dos estandes, passando pela montagem e destinação dos materiais pós-evento.

A Higiexpo é a primeira feira a ter a plataforma plugada com todos os expositores.

Ademais, será a primeira vez que o programa de governança será aplicado de forma integral, que resultará no Selo ESG Completo da We Stand.

“Todos os expositores podem acompanhar a proposta, o fluxo das ações e de forma transparente”, destaca Vaisman.

Contudo, a adesão à plataforma We Stand será opção de cada expositor.

Quem ingressar contará com projetistas para orientar sobre o layout, materiais e a destinação dos recursos utilizados.

Construindo metas sociais

Na esfera social está a destinação dos móveis e estruturas construídas nos estandes a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.

As montadoras cadastradas na plataforma terão a liberdade de decidir pela doação. A meta, segundo Vaisman, é chegar a R$ 100 mil de doações.

“A estrutura usada nos estandes fará grande diferença para muitas famílias”, pontua.

O evento também prevê a “ilha social”, onde ONGs terão espaço para falar sobre suas causas sustentáveis, recebendo empresas e visitantes com interesse em informações e no engajamento com o tema.

“Sensibilizar é importante. Tornar a sustentabilidade um tema atraente é desafiador e nada melhor que eventos para promover essa educação”, afirma Vaisman.

Pela floresta em pé

A edição 2024 da feira terá uma “ilha ambiental” em que as empresas com adesão à proposta do selo terão a sua marca ativada no local.

“Eventos corporativos e feiras de negócios têm um potencial enorme como veículos de mudança e para promover impactos positivos na sociedade”, defende Vaisman.

Guilherme Salla, membro do Conselho Administrativo e diretor-adjunto de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), destaca que a Higiexpo chega com uma estratégia diferente da edição de 2022, quando obteve o Selo Evento Neutro.

Foi, sem dúvida, um compromisso com a sustentabilidade, a partir da neutralização de carbono por meio do programa de gerenciamento e compensação de gases de efeito estufa (GEE).

Agora, além de regenerar o meio ambiente investindo na biodiversidade com o BioCrédito por m2, itens sujeitos ao descarte serão reaproveitados e destinados a instituições, com um gerenciamento maior da questão da sustentabilidade.

Higiexpo 2024 tem metas ambiciosas nas práticas ESG

Abralimp abraça o ESG

“A Abralimp tem a sustentabilidade como objetivo. Portanto, busca transformar as iniciativas no mercado da limpeza, o qual tem muito impacto na questão”, enfatiza Salla.

Por fim, ele destaca que a feira é uma vitrine do que é possível fazer em relação à sustentabilidade de forma saudável para as empresas.

“É a maneira de fomentar para o associado que é positivo trabalhar com consciência social e ambiental”, ressalta.

Resultados confirmados pelos números

A edição 2022 da Higiexpo, que é promovida pela Abralimp, contou com 142 expositores, recebeu 15.147 mil visitantes em seus três dias e ocupou uma área de 8.752 m², em dois pavilhões do São Paulo EXPO.

De acordo com o relatório da Multilixo, o evento gerou 54,7% de recicláveis, um aumento considerável no comparativo com 2019, em que os recicláveis foram de 28,8%.

Em relação ao CO² neutralizado, foram 11.000 kg, representando 11 créditos de carbono.

Conectar o mercado da limpeza com a sustentabilidade

Segundo Ingrid Onias, da equipe de Marketing da Abralimp, quem visitar a Higiexpo 2024 certamente verá muitas novidades e terá algumas experiências inéditas.

Nesse sentido, ela destaca os espaços para se conectar a projetos relacionados à sustentabilidade.

Os visitantes da feira terão a oportunidade de checar in loco o que fabricantes, prestadores de serviços e fornecedores do mercado desenvolvem e oferecem para a execução da limpeza sustentável.

E para aproveitar ao máximo a 28ª Higiexpo, a Abralimp mantém alguns canais de comunicação com informações importantes para orientar como explorar as atividades e exposições da feira.

Entre as opções, Ingrid indica o Informe Higiexpo (newsletter do evento), para receber notícias. O cadastro é rápido, fácil e gratuito.

Com todas as informações, o passo seguinte é se preparar para participar da feira mais aguardada do mercado da limpeza profissional.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação / Freepik