Sucesso é marca do 15º Congresso de Facility Management da Abrafac

Sucesso é marca do 15º Congresso de Facility Management da Abrafac

Os dias 6 e 7 de outubro de 2020 entraram para a história da Abrafac. Superando todas as adversidades da pandemia, foi realizado o 15º Congresso Brasileiro de Facility Management (FM), Property & Workplace.

Em formato novo, totalmente online, e com painéis de altíssimo nível, o evento atingiu a marca impressionante de mais de 2 mil espectadores, conectados a partir dos mais diversos lugares do Brasil e até de outros países, como Portugal e Peru.

Considerado o maior evento de FM do país, o congresso foi guiado pelo tema “Construindo o Futuro – Celebrando o Ambiente” e reuniu os maiores especialistas do Brasil para debater sobre novas formas de trabalho em meio à pandemia, tecnologia, sustentabilidade, gestão, setor público, entre outros. Confira os temas abordados no evento:

1º dia: workplace, tecnologia e o valor da limpeza

O Congresso 2020 da Abrafac fez sua abertura com a palestra magna da fundadora e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, seguida de painéis sobre temas como certificação ISO 41000; Novas tendências em workplace; O futuro do espaço construído com o uso da tecnologia; O impacto das novas tecnologias na gestão de Facilities; e Criando um Great Place to Work em tempos de pandemia; comandados por especialistas de corporações como Sodexo, GPTW e IBM.

No quesito Limpeza Profissional, o destaque ficou por conta do painel “O valor da limpeza no mundo pós pandemia” que contou com a presença de Ricardo Vacaro, diretor Geral da RL Higiene; Edjane Silva, gerente de Vendas da Unidade SP; Caroline Cintra, Key Account Sales Executive; e Bruno Daneluz; coordenador de Consultoria Técnica, todos também da RL Higiene.

Vacaro defendeu que limpeza é sinônimo de saúde, protege o patrimônio das empresas reduzindo o absenteísmo e impacta o lucro das organizações, em especial no momento de Covid. “A limpeza, de patinho feio, virou um cisne em meio à pandemia. Contudo, fica a questão: será que esse legado vai permanecer? O desafio dos profissionais de facilities é manter a limpeza em alta, com todo esse cuidado que está recebendo agora”, disse.
As demais apresentações da RL incluíram o Programa de Higiene e Limpeza com orientações de cuidados pessoais, EPIs necessários para a realização de operações e até a forma correta de ler rótulos de produtos de limpeza.

Vacaro afirmou ainda que o Congresso 2020 da Abrafac tem um grande potencial para disseminar os conceitos de limpeza em Facilities. “Um evento nesse formato é fundamental, pois é uma resposta ao momento que vivemos hoje, uma quebra de paradigma, e que consegue um alcance muito maior de pessoas”.

2º dia: Oportunidades em FM, home office e tendências de limpeza

O segundo dia foi aberto com o painel “Como maximizar o retorno dos investimentos em Property através de uma boa gestão de ativos”, cujos palestrantes foram o diretor de Propriedades na JLL, Fábio Augusto Martins, e o gerente de Portfólio de Operações SP na Cushman & Wakefield, Cezar Calabró.

Na sequência, vieram para a discussão temas como a Experiência do cliente; Desafios e oportunidades do FM no setor público; o Efeito home office e a experiência híbrida de escritórios; Gestão crítica de ativos; Tecnologia e prédios inteligentes; Indicadores e produtividade; e o Protagonismo do profissional de facilities como agente da mudança, que abordou questões de sustentabilidade. Os painéis foram comandados por nomes como Andre Lino, Head da área de Building Products na Siemens; Ricardo Ávila, Giovana Mazza e Alexandre Mota, gerentes no Grupo TB; Carlos Alberto dos Anjos Ferreira, COO do Grupo Brasanitas; e Eduardo Prates, empreendedor na Eco Circuito e Roberto Oranje, sócio-administrador da Igatu Consult.

A limpeza ganhou novamente os holofotes por meio da palestra “Tendências para o segmento de higiene profissional”, que contou com a expertise de Thiago Lopes, gerente Técnico, e Aline Lima, supervisora Técnica, ambos da Spartan.

“A tendência no pós pandemia vai sobretudo ao encontro das soluções práticas e acessíveis, como é o caso das estações de self cleaning para a desinfecção”, disse Thiago. “Produtos profissionais de pronto uso ou em versões wipes já são uma realidade em segmentos como o hospitalar, e têm a vantagem de não requer estrutura prévia ou um responsável pela diluição. É mais prático para a higiene pontual em áreas específicas, possui validade mais longa, mais segurança em relação a riscos de contaminação cruzada, mais praticidade e mais rapidez na operação, já que a superfície é desinfectada em poucos segundos, além de compartilhar a responsabilidade da higienização com o próprio usuário, evitando sobrecarregar a equipe de limpeza”.

Outra tendência abordada foi o uso da tecnologia de softwares para gerenciamento de limpeza. “Poder medir indicativos é fundamental para a qualidade dos processos”, explicaram os palestrantes. “Pegamos os dados da rotina de limpeza, o tempo, qual profissional fez o processo e o software organiza e traduz esses dados, para sabermos onde ajustar os processos e sermos mais assertivos”.

A tecnologia ainda apresenta vantagens extras como controle de estoques, gerenciamento de insumos em cada cliente, programação de trabalhos esporádicos ou quantidade de produto por metragem quadrada, entre outros. “Por QR Code é possível ver o histórico de higienização daquele ambiente e detectar eventuais falhas, fazendo a corretiva imediata, o que pode auxiliar até nos SLAs dos contratos, na gestão preventiva de máquinas, no cronograma de treinamentos e padronização de processos. Tudo isso resulta na qualidade que vai gerar uma percepção positiva e a satisfação do cliente”, ressaltaram os especialistas.

Por fim, Thiago Lopes explicou a diferença importantíssima entre sanitização e desinfecção. “A sanitização reduz apenas 99,9% dos micro-organismos e a desinfecção reduz 99,999%, ou seja, 100 vezes mais que a sanitização. E o sanitizado voltará a se contaminar com muito mais rapidez”. Para saber mais sobre o assunto, a Abralimp publicou recentemente a reportagem “Sanitização: você pode estar usando esse termo errado”, que pode ser acessada aqui.

Na pandemia, todos os setores a abraçar a inovação. No universo dos serviços não seria diferente. E o imenso sucesso e engajamento conquistados pelo 15º Congresso de Facility Management da Abrafac, com mais de 2 mil espectadores, é só um gostinho do que vem por aí!

Parceria inédita entre ABRALIMP e ABRAFAC

Em 2021, numa parceria inédita, Abralimp e Abrafac estarão juntas no maior e mais grandioso evento de Limpeza Profissional da América Latina: a 27ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental. Será a melhor oportunidade para conhecer tudo de mais inovador e tecnológico que existe no setor, com os maiores players do mercado e recorde de público a cada edição. A feira acontece de 17 a 19 de agosto, no São Paulo Expo (São Paulo – SP).

Marque na agenda! Saiba mais em www.higiexpo.com.br