Quesito limpeza: Nota 10!

O que hotéis, restaurantes e bares precisam fazer para garantir um Carnaval nota 10 para o público no quesito limpeza

Se você é um folião ou gosta de aproveitar o feriado de Carnaval para curtir aquela viagem tão esperada, é certo que não quer se deparar com estabelecimentos onde a limpeza é precária.

Com certeza, a pandemia evidenciou a importância da limpeza e higienização de ambientes.

A pesquisa O Comportamento do Consumidor Pós-Covid II, da agência de comunicação MARCO, mostra que no quesito segurança em relação à covid, a maioria dos brasileiros (71%) se preocupa em seguir as normas de prevenção ao viajar.

O percentual é ainda maior entre nascidos no período 1965 e 1981, atingindo 77%.

No dia a dia, os cuidados com higiene, limpeza e conservação de bares, restaurantes e hotéis estão em cada pequeno detalhe das operações.

Todavia, em períodos de maior aglomeração é preciso redobrar a atenção.

Reunimos aqui as considerações de dois profissionais que atuam nesses segmentos sobre como é possível prestar um serviço de qualidade, mesmo com a capacidade total de público.

Já escolheu seu hotel para o Carnaval?

Eliana Ribeiro, gerente-geral do hotel Transamérica Berrini, aponta o Carnaval como um período atípico.

Com maior número de pessoas nas áreas do hotel, sobretudo piscina, academia e restaurante, os cuidados são intensificados para maior conforto de todos.

Eliana Ribeiro, gerente-geral do Transamérica Berrini

“Aumentamos o período de vistorias e limpeza das áreas, principalmente banheiros, e contratamos equipe extra para a limpeza como um todo. Cuidamos da supervisão e do acompanhamento mais efetivo de todos os espaços”, explica Eliana.

Diariamente, o hotel realiza a limpeza normal três vezes ao dia.

Porém, em períodos de alta demanda, como o Carnaval, a vistoria é maior, pelo aumento no fluxo de pessoas, com maior atenção para a higienização.

A verdadeira comissão de frente: a limpeza

Os colaboradores são orientados a manter a atenção nos detalhes.

Enfim, devem ter foco e cumprir os procedimentos do cronograma de limpeza e higienização, sempre com a correta utilização dos produtos.

“Existem pontos que não são negociáveis com os clientes, como atendimento e limpeza. O quesito limpeza é da maior importância, pois envolve saúde, higiene e a imagem do hotel”, pontua a gerente.

Eliana ressalta que a fidelização de clientes passa por vários aspectos, mas sem dúvida a limpeza é um ponto forte, que faz com que, mesmo um hotel simples, sem luxos, seja a primeira escolha de quem procura um local para se hospedar.

“Ambiente cheiroso, acolhedor e limpo certamente garante o retorno de hóspedes satisfeitos”, afirma.

É preciso garantir ambientes limpos e higienizados

Carnaval pede reforços

Para dar conta de manter bares e restaurantes em adequadas condições de limpeza e higiene, três aspectos devem ser considerados: reforço da equipe, sistematização e previsão.

Marco Amatti, empresário e consultor técnico da Abrasel

Quem dá a dica é Marco Amatti, empresário e consultor técnico da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo Amatti, o primeiro ponto é reforçar a equipe com pessoas e processos para os locais de maior demanda e aglomeração.

“É preciso pensar no reforço da equipe de limpeza, que deve ser realizada com mais frequência em todas as áreas de maior contato, como balcões, chão, banheiros e instalações de preparo de alimentos”, detalha.

Não basta ter samba no pé, é preciso intensificar as rotinas de limpeza

Para que haja a recuperação rápida do espaço, a limpeza e higienização devem ser feitas por profissionais treinados.

Ademais, deve-se utilizar processos que já são parte do dia a dia, intensificando a frequência e a quantidade de pessoas para as operações.

Uso do mop, produtos profissionais de fácil manuseio e não tóxicos são indispensáveis para garantir agilidade e evitar transtornos.

Outro aspecto importante na visão de Amatti é sistematizar o serviço nesses dias.

“É preciso melhorar o fluxo das pessoas, que é possível com medidas simples, como deslocar o caixa para o lado de fora, liberando espaço e evitando aglomerações internas, e até pela maior oferta de lixeiras, para evitar o descarte no chão ou locais indevidos”, exemplifica.

Alá-lá-ô, mas de olho nos detalhes

O terceiro pilar dos esforços é prever, ou seja, ter suprimento que dê conta da demanda, estudando o gasto aumentado, pois não adianta ter mão de obra a mais se não há material para ser utilizado por todos.

Amatti lembra da importância de identificar e dispor de uniformes para todos que atuam na limpeza.

As máquinas de lavar também são importantes para auxiliar na higienização de louças e utensílios utilizados pelos clientes de bares e restaurantes.

Mesas, balcões, chão e odores são pontos que merecem extrema atenção, sem falar nos banheiros.

“Como aprendemos desde a infância, se o banheiro estiver sujo, melhor evitar o lugar.”

A recomendação é que áreas e locais de maior circulação tenham colaboradores exclusivos para manter a sua limpeza.

Tudo limpo para receber os foliões ou quem quer curtir o feriado

Sem deixar de lado as boas práticas

Como base para os processos, existe legislação – seja Federal, Estadual ou Municipal – para regular as boas práticas para estabelecimentos que servem alimentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução nº 216/2004, aprovou o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que orienta sobre regras e padrões para serem observados no ramo de alimentos.

Para algumas cidades, valem as regras locais sobre limpeza e higienização para a atividade de bares e restaurantes.

No caso do município de São Paulo, a Portaria 2.619 define o processo de higienização, recebimento, pré-preparo, preparo, armazenamento, distribuição e transporte dos alimentos, sendo inclusive referência para outras localidades.

Na hora da apuração, clientes atentos à limpeza e higiene

Vale lembrar que após a pandemia, muitas pessoas ganharam senso crítico para questões de limpeza e saúde pública, o que impacta na percepção sobre as condições de higiene dos estabelecimentos.

“As pessoas pensam em limpeza e bem-estar como coisas associadas”, diz Amatti.

De certa forma, a limpeza está ligada ao marketing e é um dos principais elementos para fidelizar clientes, em suma, local sujo perde pontos em sua imagem.

Amatti ressalta que, eticamente, a limpeza é obrigatória e precisa cumprir processos, não somente porque existe lei, mas para criar um ambiente cada vez melhor para o consumidor.

E aí, pronto para aproveitar o Carnaval?

Fugindo da folia ou colocando sua melhor fantasia, fique de olho na limpeza!

Na revista Higiplus, você pode saber mais sobre os procedimentos de limpeza e higienização em bares, restaurantes e hotéis.

Veja também a matéria selecionada para o leitor: Manual de limpeza.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação e Freepik