“Tudo deve ser feito com sorriso no rosto, conquistando o cliente”

Liderança baseada na confiança e no apoio aos colaboradores é o segredo de Cleomarta, encarregada de serviços gerais, com mais de 25 anos de experiência

De bem com a vida! É assim que a redação da revista Higiplus encontra Cleomarta de Oliveira Barbosa de Azevedo, encarregada de serviços gerais do Grupo GPS.

A maranhense, de 54 anos, vive na cidade do Rio de Janeiro-RJ desde seus 9 anos de idade e, em meio a muito esforço e trabalho, obteve importantes conquistas na vida pessoal e profissional.

Ela concluiu os estudos até o segundo grau; trabalhou no comércio e em casas de famílias antes de ingressar na função de auxiliar de serviços gerais, no Grupo GPS, onde está há mais de 25 anos.

O início na função foi apoiando a vários setores para atender diferentes contratos.

Trabalhou no Metrô, onde conquistou o posto de líder; e no contrato com o Barra Shopping foi promovida a encarregada.

“Foram vários treinamentos concedidos pela minha empresa e nas quais eu prestei serviço. Muita experiência adquirida com os ensinamentos dos supervisores”, conta Cleo, como é mais conhecida por todos.

Nessa trilha do conhecimento, faz questão de mencionar os coordenadores Helton, Renato e Rodrigo, que sempre orientaram para que pudesse crescer profissionalmente.

O dia a dia na área VIP

Desde 2011, atua no contrato de prestação de serviço para a Rede Globo, onde cuida da área VIP.

Com 11 colaboradoras em sua equipe, Cleo tem a responsabilidade de tomar conta de sete prédios, nos quais o grupo faz toda a limpeza e manutenção.

“Do teto ao chão, tudo precisa ficar perfeitamente arrumado e limpo”, destaca.

Ademais, sua rotina inclui conferir o efetivo, as tarefas de cada dia, a disponibilidade de materiais e sua adequação, bem como realizar visitas periódicas para saber o grau de satisfação dos clientes atendidos.

A chave do sucesso, segundo Cleo, é ficar atenta ao funcionamento do setor, manter respeito com a equipe e buscar instruir da melhor forma possível.

Treinamento e sorriso no rosto

“Destaco sempre a troca de confiança. Oriento sobre o que a empresa nos passa para fazer entender as rotinas, corrigir o que estiver errado e trazer a equipe para as necessidades do trabalho. E tudo deve ser feito com o sorriso no rosto, conquistando nosso cliente”, enfatiza.

Sem dúvida, a confiança vem da união de praticamente 11 anos da equipe.

Além disso, destaca toda a segurança que vem dos treinamentos oferecidos pela empresa para instruir sobre as necessidades a fim de atender bem cada tipo de contrato.

“Desde uso de escadas e materiais, até nossa apresentação, como unhas, cabelos e modo de usar o celular, recebemos orientação”, conta

Família e fé: sua alegria

Cleo é casada há 35, tem três filhos, e diz que sempre buscou conciliar a vida pessoal com o trabalho, o que deu muito certo até o momento, em sua avaliação.

Evangélica, gosta de dedicar seu tempo a Deus.

“Domingo é do Senhor. Participo na Igreja, trabalho e é minha alegria ver minha família participando também.”

Para Cleo, o lado espiritual ajuda no fortalecimento dos laços e no apoio que, muitas vezes, sente necessário passar para quem está ao seu lado.

“Sempre apoio os auxiliares, tanto no lado profissional como no pessoal. É preciso ter uma palavra, um conforto; até mesmo um abraço pode ajudar.”

Líder e amiga

Cleo tem a sensibilidade para entender que há momentos em que é preciso agir como profissional, exercer a postura de líder e cobrar pelas tarefas; porém, sabe que existem outros onde vale mais o apoio emocional para buscar o equilíbrio e trazer o colaborador de volta para vestir a camisa da empresa.

“É perceber e diferenciar quando é preciso o apoio administrativo e quando há necessidade de um apoio mais emocional”, explica.

Talvez pelo fato de estar com a equipe há anos isso favorece os relacionamentos e ajuda na condução do grupo para os melhores resultados.

Em resumo, para ela, é importante valorizar o trabalho, a empresa e entender que “é desse conjunto que tiramos nosso futuro”.

Desse modo, conduz sua equipe enaltecendo as oportunidades e as conquistas do dia a dia, mostrando que mesmo se algumas vezes a vida se complica, é possível continuar a jornada.

Valorizar as oportunidades

Ela procura transmitir que toda empresa é um lugar de oportunidades e é preciso reconhecer quando há o pagamento em dia, o respeito aos direitos e quando portas são abertas para as pessoas crescerem.

Da mesma forma que é próxima de sua equipe, Cleo defende a importância de trabalhar bem perto do cliente, buscando saber se está atendido como espera.

“Devemos entender que a satisfação nossa é a do cliente também”, resume.

Em sua caminhada, já lidou com diferentes tipos de clientes e, portanto, tem o entendimento de que é preciso estar sempre atenta às diferentes demandas.

Sua dica para quem deseja trilhar um caminho feliz na escolha profissional é: valorizar o trabalho e procurar ficar bem dentro da atividade que desempenha.

Assim como Cleo, muitas outras mulheres despontam no segmento da limpeza profissional.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) comemora conquistas como as da Cleo e espera contar muitas outras na revista Higiplus.

Vale lembrar que a entidade está à disposição dos profissionais que atuam no setor para colaborar com o seu sucesso.

Conheça a Abralimp.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação