Quais são os desafios e oportunidades da limpeza profissional em 2025
Avanços tecnológicos, sustentabilidade e novas demandas impulsionam o setor de higiene e limpeza profissional no Brasil
O setor de limpeza profissional vive um momento de transformação. Impulsionado por avanços tecnológicos, novas demandas regulatórias e um mercado cada vez mais exigente, o segmento enfrenta desafios e oportunidades em 2025.
A cadeia produtiva precisa se adaptar a um cenário dinâmico, onde qualidade, eficiência e sustentabilidade são fatores essenciais para o crescimento.
Segundo Luciana Silveira, diretora da Câmara de Prestadores de Serviço de Limpeza Profissional da ABRALIMP, no setor, há uma expectativa de aumento na demanda pelos serviços de limpeza profissional em diferentes segmentos.
“A aceleração do turismo e da construção civil, aliados a um setor público cada vez mais consciente da qualidade na terceirização, vão impulsionar muitas contratações”, destaca.
Personalização e novas tecnologias
A flexibilidade e a personalização dos serviços são tendências que os prestadores de serviço têm adotado com maior intensidade.
“A prestação de serviço é sempre muito dinâmica e todos devem agir com rapidez às mudanças de demanda e adaptar as tarefas às novas solicitações do mercado”, afirma Luciana.
Na busca por mais eficiência, as empresas também têm investido em tecnologias que otimizam processos e aumentam a produtividade.
“Existem muitas tecnologias presentes na prestação de serviços, como sistemas de controle de jornada, absenteísmo e motivos de faltas, além de equipamentos mais modernos que reduzem o esforço da mão de obra e aumentam a produtividade”, continua.
Para Nathalia Ueno, presidente da ABRALIMP, a inovação é uma exigência do mercado.
“Hoje, os clientes esperam não apenas um serviço de qualidade, mas também que ele seja prestado com alto grau de eficiência e responsabilidade ambiental. As empresas que investem em tecnologias inovadoras e capacitação saem na frente”, afirma.
Automatização e qualificação
A escassez de mão de obra qualificada tem impulsionado a modernização do setor de limpeza profissional. A adoção de máquinas e equipamentos mais eficientes vem se destacando como uma resposta estratégica para aumentar a produtividade e reduzir o esforço físico das equipes. “As máquinas de limpeza estão vindo para contribuir na velocidade e na maximização da eficiência das tarefas de limpeza”, afirma Alexandre Ricardo Ritter, gerente comercial da Super Pro. Segundo ele, a empresa tem desenvolvido acessórios que acompanham essa modernização e auxiliam diretamente no desempenho operacional.
Além de automatizar processos, a tendência também passa pela valorização da capacitação. “Nosso maior investimento em 2024 foi no setor de treinamentos, com o objetivo de capacitar equipes e trazer o diferencial de produtos”, destaca Matheus Lovi da Costa, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Super Pro. A combinação entre tecnologia e qualificação, apontam os especialistas, é essencial para garantir serviços de alta performance diante de um cenário cada vez mais exigente e desafiador.
Sustentabilidade e demanda por produtos ecológicos
Com a crescente busca por soluções sustentáveis, os prestadores de serviços estão cada vez mais atentos às exigências de clientes e legislação.
No setor de produtos químicos, a indústria brasileira já trabalha de forma sustentável. O segmento é um dos mais exigidos em termos de cumprimento de diversas legislações, como as da Anvisa e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Os processos de produção de empresas idôneas são fortemente fiscalizados.
Fernanda Cerri, diretora da Câmara Setorial de Químicos da ABRALIMP, diz que os produtos biodegradáveis e eco friendly beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
“Cada vez mais as empresas estão buscando parceiros que visam esses benefícios, mesmo porque os consumidores finais já estão mais conscientes devido às mudanças climáticas entre outros problemas que estamos vivendo, dando preferência a frequentar locais onde são demonstradas essas preocupações e atitudes”, pontua Fernanda.
“Os prestadores estão buscando sempre equilíbrio entre custo e qualidade, procurando inovações e tecnologias acessíveis para oferecer um serviço dentro das expectativas de orçamento dos clientes”, destaca Luciana.
Porém, um dos desafios é convencer os clientes a aderirem a produtos e equipamentos mais ecológicos.
“Conforme as empresas vão buscando certificações mais exigentes, cresce também a procura por produtos mais verdes, mas nem sempre o cliente quer pagar esse custo”, complementa Luciana.
Nathalia acredita que a conscientização é um caminho sem volta. Exemplo disto foi a Higiexpo 2024, com 15.981 kg de resíduos reciclados, um aumento de 25% na taxa de recicláveis, remunerando 11 catadores e catadoras.
“A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência do mercado. Empresas que não se adaptarem a essa realidade tendem a perder espaço para concorrentes mais inovadores e sustentáveis”, ressalta.
Perspectivas para o setor em 2025
O ano de 2025 trará desafios e oportunidades para o setor. Com uma maior valorização da qualidade, o mercado de limpeza profissional tende a se fortalecer, impulsionado por inovações tecnológicas, qualificação da mão de obra e compromisso com a sustentabilidade.
“As empresas estão buscando programas de capacitação técnica para seus profissionais, visando consumo consciente de produtos e aprimoramento da técnica de higienização”, avalia Fernanda.
Para Nathalia, a ABRALIMP desempenha um papel essencial nesse avanço.
“A ABRALIMP tem sido um agente fundamental na profissionalização do setor, promovendo capacitação, disseminando boas práticas e incentivando a adoção de novas tecnologias. A entidade atua como um elo entre os diversos players do mercado, garantindo que a evolução do setor ocorra de forma estruturada e sustentável”, conclui.
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