Facilities: “Temos o desafio de entregar um serviço de excelência”, diz Satoshi Yadoya

Novo diretor da Plataforma Facilities da Sodexo On-site, fala sobre os caminhos para contribuir com a eficiência e o crescimento dos clientes

Como garantir a gestão estratégica, a qualidade e a padronização de serviços de facilities nas organizações?

Quem nos conta é Satoshi Franco Yadoya, que acaba de assumir o cargo de diretor da Plataforma Facilities da Sodexo On-site.

Nesta entrevista para a Revista Higiplus, Satoshi fala sobre as conquistas no campo de Facility Management nos últimos 30 anos.

Também analisa como a atividade vem se aprimorando para melhor atender os escopos de prestação de serviços de valor, atingir níveis de qualidade, com foco na capacitação das pessoas.

A gestão de FM tem se mostrado essencial para garantir a padronização e aplicação dos procedimentos.

Afinal, isso permite atuar de forma estratégica para o crescimento dos negócios.

A seguir, a íntegra da entrevista.

Que avaliação faz sobre o desenvolvimento da área de Facility Management nos últimos anos?

Considerando a história do Facility Management e tudo que se desenvolveu pelo mundo, vejo com grande orgulho o que foi conquistado nos últimos 30 anos e a verdadeira relevância que alcançamos em muitas empresas, colaborando para a estratégia de gestão desde os ativos imobiliários, gerenciamento de toda infraestrutura e os diversos serviços fundamentais para suportar os negócios e crescimento dessas empresas.

Visto que as organizações têm diferentes níveis de maturidade, isso nos dá muita oportunidade de seguir desenvolvendo, não somente a aplicação de mão de obra, mas também os escopos de prestação de serviços de valor, níveis de qualidade e a capacitação das pessoas.

Como vê a qualificação de pessoas?

Temos desafios de desenvolvimento e qualificação de pessoas, já que muitos dos serviços de facilities estão ligados à execução manual e ao primeiro nível de desenvolvimento no mercado de trabalho.

Por isso, temos muita dedicação para desenvolver nossos colaboradores, avaliando melhores formas de aplicação para ferramentas, tecnologias e sistemas para balancear estes pontos, inclusive com a adoção das referências internacionais.

Quais os principais pontos de inovação nessa área, a que gestores devem ter atenção?

De forma geral, ter procedimentos claros e bem implantados, equipes bem dimensionadas para a real necessidade das empresas é o básico.

A inovação no mercado de facilities está na capacidade de gestão destes serviços, sendo um desafio importante em muitos escopos e para a tomada de decisão por parte do cliente.

Todavia, equipes de operação demandam gestão e gerenciamento para alcançar os melhores resultados e isso significa tempo de profissionais administrando o trabalho de suas equipes, mas também focando na qualidade do serviço entregue e, consequentemente, otimização de custo, maior agilidade, capacidade de melhoria contínua e melhor gerenciamento dos recursos ao longo do tempo.

Como atingir isso?

A prospecção constante de boas práticas é bastante importante, temos apostado na padronização e desenvolvimento dos procedimentos como a melhor forma de entregar mais qualidade.

Ademais, compartilhamos globalmente os conhecimentos em nossas plataformas FM pelo mundo, realizando uma boa análise de requisitos de infraestrutura e condições de conservação das unidades e favorecendo a percepção de qualidade e entrega dos serviços no dia a dia.

Que tipos de benefícios a área de facilities confere às empresas?

Todo foco de especialidade da área traz benefícios como mitigar riscos e aumentar a disponibilidade e qualidade dos ambientes.

Além disso, temos a correta gestão com a infraestrutura, manutenção, conservação das instalações e normas que contribuem para o bom funcionamento dos espaços, no cuidado com a vida das pessoas e na otimização de recursos no longo prazo.

Ao assumir a direção da Plataforma Facilities, quais os maiores desafios?

Hoje, estamos presentes em clientes de diversos setores de atuação, como escritórios, indústrias, mineração, energia, plataformas de petróleo, hospitais, escolas e universidades, com o foco em fortalecer a padronização e a capacidade de gestão e operação com melhoria contínua para suportar nossos clientes em seus objetivos e desenvolvimento de serviços.

Como toda operação de gerenciamento de facilities, temos o desafio de entregar um serviço de excelência que contribua para a eficiência e crescimento de nossos clientes, otimizando custo e tempo, além de capacitar e desenvolver nossos colaboradores, que são um grande ativo da empresa.

Hoje, como os facilities são percebidos pelos colaboradores e consumidores da organização? E quais os objetivos para ampliar a visão sobre sua importância?

Consideramos importante conhecer bem a jornada do consumidor, o que contribui para uma maior produtividade, mapeando as novas oportunidades para gerar um impacto positivo na experiência do colaborador da empresa cliente.

Temos também como compromisso apoiar os nossos clientes a se reinventarem, inovando e impulsionando a continuidade dos negócios com segurança, o que faz parte da nossa estratégia e, assim, seguir o nosso propósito junto com os clientes.

Isso é valor percebido por nossos clientes e consumidores.

Com foco em nossos colaboradores, investimos em projetos para ampliar a formação, a capacitação das equipes, agregando qualidade aos serviços de facilities que oferecemos aos clientes.

Desse modo, o time de facilities amplia cada vez mais sua capacidade de gestão, padronização e aplicação dos procedimentos para contribuir de forma estratégica para a qualidade das operações e crescimento do negócio do cliente e do nosso negócio.

Igualmente, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) ressalta a importância da área de FM para o mercado.

Assim sendo, por meio da Fundação UniAbralimp, profissionais podem ter acesso a cursos que contribuem para a melhor qualificação e capacitação para exercício das diferentes funções e para a gestão de facilities.

Pesquise a grade de cursos que, sem dúvida, vai contribuir para liderar transformações em suas equipes.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação