Profissionais de Facility Management transformam organizações
Importância da atividade de FM tem data comemorativa para os seus profissionais no mês de maio
O trabalho dos profissionais de Facility Management é fundamental para o gerenciamento de instalações.
Seja nos aspectos ligados à saúde, segurança, produtividade e bem-estar das pessoas que utilizam o ambiente construído, o FM ganha cada vez mais importância, principalmente para a adoção de práticas ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança),
Tanto que a Global FM, organização formada em 2006 pelas principais associações de FM, criou o Dia Mundial do FM, que neste ano foi celebrado em 8 de maio.
No mercado da limpeza, ao falar em facilities têm-se os serviços prestados por empresas terceirizadas nas atividades de limpeza, manutenção e conservação.
Caráter multifuncional do FM
Celso Toshio Saito, CKO & Mentor de Resultados da Facilities-Insight e instrutor na UniAbralimp, ressalta o caráter multifuncional do FM na empresa.
Sem dúvida, a atividade se liga ao core business e deve provocar ações em cada área específica da organização.
“O FM deve implantar processos que sejam bem desenhados e, principalmente, conter meios para garantir que sejam cumpridos”, ressalta Saito.
O especialista chama a atenção para o fato de que nos bastidores nem sempre as empresas praticam ações em conformidade com as diretrizes ESG assumidas pela própria organização.
Para ele, é uma questão de engajamento e mobilização para que todos atuem na mesma direção.
“O FM tem que fazer acontecer as transformações nas empresas e na sociedade. Para isso, muitas vezes são necessárias campanhas, além de buscar o engajamento”, pontua Saito.
Evoluir com a normatização
A atuação dos profissionais de FM vem sendo aperfeiçoada por normatizações que orientam e conduzem as boas práticas.
Ricardo Crepaldi, mestre, pesquisador, consultor e presidente regional e coordenador estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, destaca que as normas ISO vieram para regulamentar e padronizar em nível mundial o setor de FM.
O Brasil participa das normas, as quais são internamente incorporadas pela ABNT.
Por exemplo, a ISO 41012, que é tema de curso da UniAbralimp, trata o processo de compras de serviços de facilities.
Crepaldi destaca que está em tradução a ISO 41002, uma espécie de guia para o desenvolvimento de um departamento de FM.
Trata-se de um direcionamento sobre como o FM funciona dentro das organizações.
“Por serem normas globais, todos seguem a mesma regulação e isso permite comparar países e culturas e nos permite saber em que nível estamos no mundo”, destaca Crepaldi.
Aumento da profissionalização
Segundo Crepaldi, a normatização faz o setor crescer como um todo. Sai do amadorismo para a qualidade de nível mundial.
Todavia, para os profissionais de FM, Crepaldi recomenda “nunca parar de estudar e buscar cada vez mais conhecimento”.
E esse conhecimento, segundo o especialista, tem boas referências na FM – Carta de São Paulo.
Trata-se de documento assinado na ocasião do Fórum Internacional em Facility Management 2022, que ocorreu durante a Higiexpo 2022.
Na Carta estão 32 pontos que norteiam a atividade em direção a um futuro sustentável da profissão.
No mês em que se comemora o Dia Mundial do FM vale uma reflexão sobre os profissionais que mantêm o local de trabalho e as edificações seguros e produtivos.
O papel fundamental do FM
Nathalia Ueno, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), ressalta que o dia mundial de Facility Management é uma data importante para reconhecer o papel fundamental da área na gestão de empresas e ambientes corporativos.
Ela acrescenta que a Abralimp incentiva seus associados a adotarem as melhores práticas para que os profissionais de FM possam apresentar resultados sustentáveis em suas operações.
“O nosso setor está diretamente ligado ao ESG, essencial para garantir a sustentabilidade dos negócios dos clientes a longo prazo para promover saúde e qualidade de vida às pessoas”, diz.
Nathalia pontua que a Abralimp reconhece a importância do ESG na gestão.
E destaque que as questões ambientais, sociais e de governança são cada vez mais relevantes para as empresas e para a sociedade como um todo.
A Abralimp parabeniza todos os profissionais de FM e lembra que, por meio da UniAbralimp, pode contribuir para o desenvolvimento da profissão pelos cursos e palestras sobre a normativa da área.
Consulte a programação no site da UniAbralimp.
Entre os destaques do tema FM está o curso ISO 41012: Processo de Compras de Serviços de Facilities – ONLINE, com inscrições abertas.
Fonte: Abralimp