Paixão por organizar a casa leva a uma nova profissão

Adriana Ferro conta como migrou da profissão de design de interiores para a de personal organizer e, hoje, segue orientando outras mulheres na carreira

Mudar de profissão, fechar um escritório que ia bem, encarar a desconfiança de familiares e amigos e apostar na realização de um desejo.

Foi assim quando Adriana Ferro, aos 40 anos, decidiu investir na paixão pela casa limpa, perfumada e organizada.

“Fechei o escritório de arquitetura e design e comecei a trabalhar na organização residencial. Para muitos, a percepção foi de retrocesso, que eu estaria louca ao abandonar uma carreira sólida, mas era isso que me dava prazer.”

Casada com um médico, conta que o marido ficou aborrecido com a decisão.

“Acho que ele teve vergonha da mudança que escolhi fazer”, brinca ao enfatizar que hoje ele reconhece a importância do trabalho e da profissão que se tornou bem rentável.

A personal organizer, especialista em organização e treinamento de limpeza moderna, é de São Luís, Maranhão.

Formou-se em Design de Interiores e teve trabalhos premiados na atividade.

Era para ser

Filha de fazendeiro, foi criada na orientação para as tarefas da casa, e acredita que o fato de ter sido a única filha mulher entre sete irmãos foi algo definitivo para se envolver com as rotinas do lar.

No início da virada de carreira, Adriana trabalhava nas casas de pessoas das relações da família, o que era mais um motivo de constrangimento.

“Comecei com amigos, pessoas a partir de classe B e mais altas e com o meu conhecimento de design desenvolvi projetos para organizar uma casa.”

Entretanto, o organizar acabou tomando maior dimensão.

Quanto mais se envolvia com o trabalho, notava que as rotinas de muitas casas não iam bem e que as carências precisavam ser resolvidas.

Sempre além

Ela percebeu que tanto a dona da casa quanto a profissional contratada para as tarefas diárias estavam sempre sobrecarregadas.

“Aí eu pensei que também poderia interferir, orientando como fazer a limpeza e usar os produtos adequados. Busquei cursos para me aperfeiçoar e, como curiosa e estudiosa que sempre fui, pude desenvolver novas habilidades para orientar as pessoas.”

Adriana aprendeu sobre técnicas de limpeza, passou por diversas formações e cursos, muitos na UniAbralimp, para entender sobre produtos químicos, acessórios e equipamentos. Ademais, estudou os processos e melhores práticas para a execução da limpeza.

E foi assim que trilhou mais um caminho e nova relação de paixão, dessa vez, com as práticas de limpeza, uso de produtos institucionais etc.

“Tudo foi me encantando e comecei a ver que apesar de serem voltadas para uso profissional, as técnicas poderiam ajudar na limpeza doméstica.”

O lado comunicador

Sem perder tempo, Adriana começou a falar para a dona da casa, para as profissionais da limpeza, rebatendo o modo incorreto de uso de produtos e processos, as misturinhas, alertando para os vícios de abrir torneiras em baldes, os erros relacionados a medidas de diluição, reutilização de água, falta de uso de EPIs e uniformes.

“Notei que essas informações não chegavam para as donas de casa. Também percebi que a evolução na prática poderia ser um investimento e transformar em nova profissão para muitas outras mulheres.”

Assim com o domínio sobre as técnicas da limpeza profissional, somado ao seu potencial de promover a capacitação das pessoas e incentivar o crescimento profissional, Adriana empreendeu na atividade de ensinar.

Para ela, o conhecimento e a qualificação têm um poder transformador na vida das pessoas e é isso que transmite para todos.

Desse modo, em 2019, surgiram os cursos, workshops e treinamentos, tanto presenciais como online.

“Acredito que fui transformando o mercado nesse sentido, com treinamentos e orientações, além de estimular e mostrar a oportunidade de uma nova forma de trabalhar.”

Treinar e desmistificar a limpeza

Adriana Ferro: orientar e buscar as melhores estratégias para transmitir conhecimento

Seus treinamentos são voltados para as profissionais de serviços da casa, diaristas ou assistentes de serviços gerais, orientando sobre toda a rotina que deve ser feita e mostrando as melhores práticas e meios mais eficientes de obter bons resultados.

E, claro, para quem atua na área, dicas para conseguir um bom faturamento com a limpeza.

Adriana afirma ser importante desmistificar a limpeza. Mostrar as oportunidades e propostas para quem atua no segmento.

Por sua vez, a sensibilidade de Adriana leva a defender que muitas pessoas com idade avançada já não podem executar a limpeza, e pela experiência e vivência desse grupo é possível treinar e gerenciar outras pessoas na atividade.

“Fazer limpeza é uma tarefa muito dura e chega o momento em que é preciso fazer uma transição de profissão, pois o corpo não aguenta.”

Compartilhando oportunidades

A personal organizer diz que o mercado nesse segmento é bem aberto e que muitas de suas alunas têm hoje bons rendimentos em menos dias trabalhados.

Criadora do “Método Casa que Funciona”, para formação de consultoras de limpeza, já preparou mais de 600 alunas.

Mãe da Júlia, de 19 anos, Adriana defende que a casa é um refúgio e porto seguro para muitas famílias, mas para alguns pode se tornar vilã pelos erros de processos, organização ou limpeza.

Para ela, é preciso ressignificar o conhecimento para tornar libertador o cuidado do dia a dia da casa e, sem dúvida, também enxergar como modelo de negócio para quem está na profissão.

Adriana leva sua experiência Brasil afora.

Além de atuar em São Luís, apresenta palestras e cursos presenciais em diferentes cidades e possui clientes em outros Estados.

Sempre atenta às tendências e oportunidades, Adriana levou para a Higiexpo 2022, principal feira do mercado da limpeza profissional, a palestra “O mundo se transformou, seu processo de limpeza também?”

Palestrante da Área do Conhecimento Amarela (de expositores), a convite da Perfect Pro (empresa fabricante de equipamentos), ela ensinou para o público o benefício de utilizar equipamentos profissionais, de buscar sempre o conhecimento e a importância de saber manipular produtos profissionais de forma correta sem fazer as famosas “misturinhas”.

Ensinar e inovar

A partir do seu trabalho e vivência, criou o planner da casa, com um cronograma doméstico, rotinas e cuidados traçados para 52 semanas do ano, descrevendo a limpeza e a conservação atribuídas em períodos específicos.

Sua potencialidade permite resumir sua profissão da seguinte forma: “organizo sua vida, sua casa e ensino a sua diarista a fazer a limpeza”.

Adriana é mais um exemplo de que a busca constante de conhecimento, o amor e a dedicação à profissão escolhida fazem toda a diferença – para ela e para quem está ao seu lado.

E você leitor, também sentiu que é possível promover aquela mudança em sua carreira?

Conte com os cursos de capacitação profissional da UniAbralimp para seu crescimento profissional e sucesso nesse mercado. Estão disponíveis para pessoa física e jurídica, nas modalidades online, EAD e presencial e com certificado reconhecido em todo o território nacional. Acesse aqui.

Fonte: Abralimp

Fotos: 9d Studio